TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Lubrificação e Lubrificantes:

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

        

[pic 1]

Universidade Anhanguera

Unidade de Joinville – SC

Curso de Engenharia Mecânica 6a serie

                Luciano Ramos        RA: 289318313903

Fundamentos de Lubrificação e Lubrificantes:

Classificação de lubrificantes para motores a combustão interna

Professor: Celso de M. Berti

Joinville

2018

Classificação de lubrificantes para motores

O óleo aplicado nos motores dos veículos à combustão interna tem por funções básicas lubrificar as partes móveis, limpeza das impurezas resultantes da queima do combustível, manter  temperatura do motor e evitar a corrosão dos metais ferrosos pela ação da água ou umidade.

Os óleos lubrificantes podem ser de origem óleos minerais ( derivados de petróleo ) e ou  óleos sintéticos ( produzidos em laboratório ).

Para que os veículos possam funcionar corretamente alguns cuidados com os lubrificantes se faz necessário como o intervalo da troca e principalmente as especificações recomendadas pelo fabricante do veiculo.

As especificações são principalmente a viscosidade (SAE) e o desempenho (API) do lubrificante. 

Especificação de Viscosidade é uma medida que indica a resistência de um determinado líquido ao escoamento, regulado pela SAE (Society of Automotive Engineers, em português “Sociedade de Engenheiros Automotivos”), que  classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em dois grupos: os Monoviscosos ( exemplo “30”) e os Multiviscosos  ( exemplo“10w30”). Onde  a letra "W" vem do inglês " WINTER ", que significa inverno ( frio ).

O desempenho A.P.I. (Instituto Americano de Petróleo), mas existem especificações europeias. A especificação API é baseada nos graus de severidade das condições de trabalho aos quais os motores são submetidos.

Para atender às diferentes condições, os lubrificantes são formulados com diferentes tipos de aditivos. O código API divide em duas categorias de motor. Os motores a combustão interna que utilizam velas para gerar a combustão devem ser lubrificados pelos óleos API. S onde “S” vem do inglês SPARK (faísca). Já para motores a diesel (com combustão “espontânea”) é utilizada a sigla os API C onde “C” deriva do inglês COMPRESSION  (compressão).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com