TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Saúde e Segurança do Trabalho

Por:   •  26/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

ATIVIDADE 1 – FORMULÁRIO CAT

Unidade Curricular: Fundamentos de Saúde e Segurança do Trabalho

Situação de aprendizagem: Que resultado desastroso!

Nome do aluno:

DESCRIÇÃO DE ACIDENTE DE TRABALHO

LOGO DA EMPRESA

Setor: Construção civil

Data: 28/11/2020

Acidentado: Manoel da Silva Kunz

Supervisor:  José Vidas Marques

Horário: 9h37min

Testemunhas:

Pedro Oliveira e Paulo Maria Siqueira

RELATO DOS FATOS

 O presente relatório trata-se de um acidente de trabalho grave ocorrido no dia 28 de novembro de 2020, o fato aconteceu por volta das 09hh37 minutos com um pedreiro da empresa ConstruObras que estava executando uma atividade no telhado de um edifício de seis andares.

A atividade consiste em assentar tijolos no telhado do edifício, ao terminar o serviço, o funcionário verificou que tinha sobrado 250 tijolos na laje. Decidiu colocá-los dentro de um barril e descê-los com a ajuda de uma roldana fixada em um dos lados do edifício. Em vez de leva os tijolos na mão para o terro, achou que demorava muito e decidiu improvisar.

 Manoel desceu até o térreo, pegou o barril com uma corda, voltou ao telhado, puxou o barril para cima e colocou todo os tijolos dentro dele. Desta forma, o barril ficou suspenso no ar com todos os tijolos dentro. Desceu a corda e segurou com força para que os 250 tijolos descessem devagar. Quando ele soltou a corda com o barril suspenso, foi içado em balanço pelo peso do mesmo. A imagem abaixa é ilustrativa, mostra os locais das lesões no corpo de Manoel.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Foto: Ilustrativa do local das lesões

Continuou subindo rapidamente e, na proximidade do terceiro andar, bateu no barril que vinha em sua direção, o que provocou a fratura de crânio e uma clavícula partida. Manoel continuou subindo a uma velocidade ligeiramente menor, até que seus dedos ficaram prensados na roldana. Os tijolos caíram do barril e este ficou vazio. Agora, como seu peso era maior que o do barril, sua queda foi instantânea. Ainda sob o efeito das dores provocadas pelo impacto do corpo sobre os tijolos, ele acabou recebendo mais uma pancada do barril sobre as pernas, fraturando a perna esquerda

Assinatura do relator:    Francisco Fabio R Silva  Data: 28/11/2020

Assinatura das testemunhas:

Pedro Oliveira e Paulo Maria Siqueira

Providências tomadas:

Ligar para o SAMU, prestação dos primeiros socorros e não movimentar o corpo por causas das fraturas, comunicar ao gestor da área e da empresa, comunicar as equipes da SESMET e da CIPA, fazer proteção e isolamento do local até que ambulância chegue, aviso aos familiares, mais de forma cautelosa para não gera pânico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (276.2 Kb)   docx (506 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com