TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GARRAFA PET COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Por:   •  28/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Guarapari

2018


rosilene leal gomes[pic 6]

GARRAFA PET COMO MATERIAL DE CONSTRUÇAO

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Pitágoras de Guarapari - ES

Orientador: Rafael Marochi

Guarapari

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        5

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

REFERÊNCIAS        14


1 INTRODUÇÃO

Vivemos numa sociedade contemporânea consumista que consequentemente vem gerando um número cada vez maior de lixo e o destino desses resíduos sólidos é uma problemática mundial.

Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) no Brasil o lixo é descartado na maioria das vezes em aterro sanitário, que é a destinação final ambientalmente adequada, para os resíduos que não são reciclados, embora sejam usadas outras práticas como: Lixão, incineração compostagem.

Segundo o portal de pesquisas temáticas e educacionais, são produzidos no Brasil cerca de 250 mil toneladas de lixo diariamente e as composições são de 52% são orgânicos, 26% papel e papelão, 3% são plásticos, 2% metais, 2% vidros e 15% outros. Com destinos variados as latinhas de alumínio por exemplo, que são descartadas 97% são recicladas enquanto que as garrafas pet apenas 55%, o que se torna um perigo para a natureza já que o pet demora anos para se decompor, acarretando efeitos negativos aos animais e ao ser humano de forma direta ou indireta.

A separação do lixo domésticos tem um papel importantíssimo para o reaproveitamento e reciclagem, pois com essas boas práticas alivia os lixões e aterros sanitários e ainda facilita na reciclagem, auxilia o trabalho dos catadores, além de diminuir o uso de recurso naturais. O Brasil foi o país número um em integrar os catadores de material reciclado em suas cooperativas e adotar uma política que proporciona uma legislação competente que permite que as cooperativas possam ser contratadas como provedor de serviços segundo a ONU – Organização das Nações Unidas.

Hoje muitos governos e ong´s cobram das empresas responsabilidades de acordo com a lei do lixo, ou política do berço ao berço, a legislação passa a responsabilidade para as empresas pelo recolhimento dos descartes, por meio da logística reversa.

As garrafas plásticas de suco, refrigerante, água e outros que são descartadas podem ser reutilizadas com práticas inovadora e sustentável em aspectos diversificados como na construção civil, sendo usada como material de construção, tornando-se uma alternativa ecologicamente correta com seu reuso, no caso o pet substitui as lajotas ou blocos cerâmicos na construção de uma casa ou até mesmo ser um composto na fabricação dos blocos.

O lixo descartados e reciclados e reutilizados beneficiando o planeta e ao homem de forma direta ou indireta, disseminado ótima ideias importantes para a consciência ambiental.

1.1 O PROBLEMA

O uso de garrafa pet na construção de casa pode tornar a mesma mais acessível financeiramente?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

O trabalho tem por objetivo geral possibilitar mecanismos para a reciclagem e reutilização de garrafas pet na construção de casas, possibilitando o ganho sustentável para o meio ambiente, já que as mesmas não serão descartadas e viabilizando uma engenharia alternativa e criativa.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Demonstrar que os blocos convencionais podem ser substituídos por garrafa pet na construção das paredes de uma casa
  • Desenvolver técnicas para reutilizar a garrafa pet como um material de construção.
  • Apresentar a viabilidade da construção de casas sustentáveis.


3 JUSTIFICATIVA

A problemática do crescimento populacional aumenta o consumo, agregado a geração de lixo e seu descarte, e ainda a procura por moradia, havendo a importância, portanto da reciclagem de resíduos sólidos, podendo estes serem reaproveitados na construção civil.

A garrafa pet é um material bem resistente e pode ser reutilizado na construção de casas sustentáveis, consequentemente inúmeras garrafas que poderiam ser descartadas de forma inadequada, prejudicando e sujando o meio ambiente, teriam uma utilidade.

Na engenharia civil a reciclagem pode ser uma estratégia de ação sustentável, para que algumas famílias consigam adquirir a casa própria, substituindo a lajota ou bloco de concreto pela garrafa pet, que é um material abundante e durável, diminuindo a retirada de recursos naturais, na aquisição de uma moradia construída de forma criativa, econômica e minimiza os impactos ambientais.  

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano realizada na Suécia no ano de 1972 reconheceu pela primeira vez o termo “desenvolvimento sustentável”. A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável prevê a integração entre a economia, sociedade e meio ambiente, ou seja, é a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental e seu objetivo é manter a harmonia entre os componentes para garantir a integridade do planeta, da natureza e da sociedade no decorrer das gerações. Portanto, para se adequar ao termo e as suas exigências e assim obter um país mais limpo e sustentável, o governo criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos conforme o art. 1 º da Lei nº 7766, de 11 de maio de 1989, aprovada em agosto de 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (181.2 Kb)   docx (515.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com