TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PROJETO

Exames: GESTAO DE PROJETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

Em seguida, com base nesse texto e em nossos estudos, responda:

a) Por que podemos dizer que a organização estudada por Luiz Homero Silva Gutierrez no texto citado exerceu diferentes políticas e práticas de Gestão de Pessoas no decorrer do seu tempo de vida relatado? Cite que tipos de políticas e práticas de Gestão são essas e apresente, pelo menos, um exemplo de ação da empresa em relação a seus colaboradores que comprove tais políticas. (Até 15 linhas) (4,0 pontos)

A organização estudada por Luiz Homero Silva Gutierrez, citada no referente texto, exerceu diferentes políticas e práticas de Gestão de Pessoas pela necessidade de assegurar uma gestão empresarial bem sucedida; evitando a falência e superando as crises. A empresa precisava reverter situações de crise, buscando um modelo de gestão mais profissional. Dessa maneira, procurou encontrar nas forças dos recursos humanos que a empresa dispunha e no contrato de outros profissionais, reforço do projeto empresarial, então possível solução para crise, resultante de pressões externas e internas. Sobre as políticas e práticas de gestão, pode-se citar: Administração de Pessoal – 1980 à 1985-, Gestão de RH – 1985 à 1986 -, Administração Estratégica de RH – 1987 à 1990-. Ainda, como um exemplo de ação da empresa em relação a seus colaboradores, pode-se citar, na fase da Administração Estratégica de RH, onde houveram consideradas transformações, o empenho pela descentralização, autonomia do profissional, visão da empresa na força positiva com base na potencialidade da equipe, bem como suas competências para melhor estratégia organizacional.

2. No quadro 1, intitulado “Tipologia de modelos de gestão de RH”, presente no artigo citado na questão anterior, o autor caracteriza a política de RH em 3 modelos de gestão de pessoas. Tal quadro está reproduzido a seguir. Com base nele e em nossos estudos, responda às perguntas que seguem:

Fonte: GUTIERREZ, L. H. S. Recursos Humanos – uma leitura contextualista. Disponível em: http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901995000400009.pdf. Acesso em: 24 nov. 2013.

a) O que a gestão estratégica de pessoas tem de diferente e inovador em comparação com os modelos anteriores de gestão de pessoas? (3,0 pontos)

Levando-se em consideração a complexa relação entre pessoas, onde há possibilidade de lacunas e necessidade de estratégias de gerenciamento para se evitar decadência nas relações, a gestão estratégica ocupa grau de importância devido aos meios utilizados para melhor atender as exigências externas e internas, por meio das características apresentadas pelo referido modelo, como a descentralização, busca pela autonomia do profissional, valorização do potencial humano para deliberação de funções e execução de responsabilidades; assim, executando as ações coerentemente com a necessidade empresarial, correspondendo as expectativas externas.

b) Quais os principais desafios ao se trabalhar com gestão estratégica de pessoas? Existem desafios que se apresentam apenas a esse tipo de gestão, e não a modelos de gestão de pessoas anteriores e que foram apresentados em nossos estudos como pertencente ao histórico dessa atividade? (3,0 pontos)

Dentre variados desafios frente à gestão empresarial, podemos citar a inovação como superação de antigos modelos em meio à resistência dos colaboradores em aceitar e entender o emergente processo de mudanças. Diante disso, no histórico da atividade, se tratando da gestão estratégica de pessoas, foi apresentado, principalmente, o desafio de saber lidar com as transformações na estrutura empresarial, as mudanças no modo de administração, crescimento do quadro de pessoal e a efetivação da gestão profissionalizada.

...

Baixar como  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »