TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNISUL - GESTAO PROJETOS E EQUIPES

Trabalho Universitário: UNISUL - GESTAO PROJETOS E EQUIPES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  1.066 Visualizações

Página 1 de 3

Responda às seguintes questões: (3.0 pontos)

a) Descreva as principais diferenças entre uma visão “restrita” e uma visão “ampla” para tratamento de problemas de projeto.

Basicamente diferenciam-se pela abrangência da análise. Enquanto a visão ampla evidentemente aborda a questão mais profundamente, a visão restrita faz abordagens mais superficiais.

b) Que impactos tais diferenças de tratamentos trazem para o posterior planejamento do projeto?

Enquanto a visão ampla desenvolve a análise através de mais ângulos e um universo maior de considerações, garantindo mais eficácia na solução, a visão restrita observa os problemas desde o início de maneira limitada, podendo gerar soluções deslocadas e prejuízos.

c) Cite um exemplo, do seu conhecimento, de projeto onde foi utilizada uma visão restrita.

Em minha antiga experiência profissional em uma empresa do terceiro setor que lidava com Aprendizes e administrava suas carteiras de trabalho, existia uma demanda de homologações que deveriam ser realizadas na Delegacia do Trabalho e Emprego. Como não existia um profissional do Departamento Pessoal na filial da minha cidade, um profissional da área de Educação Profissional, no caso eu, era alocado como preposto para tal tarefa e, como eu não tinha conhecimentos necessários para tal processo, muitas vezes a homologação não era finalizada pelo fiscal devido a falta de esclarecimentos que eu não podia suprir, gerando uma enorme demanda de homologações para serem refeitas e multas provenientes do Ministério do Trabalho.

Se o problema fosse abordado de forma ampla, onde segundo análises que levassem em consideração a preparação necessária para tal tarefa e as consequências, no mínimo, um treinamento que me fosse proporcionado por um profissional da área que viesse da matriz para a filial minimizaria os problemas.

2. A boa definição dos Requisitos do Cliente tem um grande impacto na qualidade de um projeto. Explique esta afirmação. (2.0 pontos)

Como sabe-se, o cliente pode não ter consciência de todas suas necessidades, nesse caso, o desenvolvedor pode ajudar a definir o que é ideal para o projeto. Além disso, é importante que no primeiro momento e, em cada estágio do projeto, esses requisitos sejam revistos, até porque isso influi diretamente no tempo de desenvolvimento do projeto e os prazos devem ficar claros. Na etapa de contratação de um software, por exemplo, é comum que seja documentado os requisitos levantados e todo tipo de informação para que não haja desentendimentos entre o que é esperado e o que foi acordado.

3. Quais seriam os Riscos típicos, num projeto de software: (2.0 pontos)

a) De origem interna?

Equipamentos defeituosos, gastos excessivos, estouro de prazo devido a falhas de desenvolvimento e/ou gerenciamento, etc.

b) De origem externa?

Situações intempestivas devido a fenômenos naturais e/ou crises políticas, doenças, pressões do cliente e/ou da organização, alterações na legislação, problemas com o fornecedor de insumos/recursos e/ou com o financiamento do projeto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com