TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE PROJETOS

Monografias: GESTAO DE PROJETOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 2

O Gerente de projetos. Perfil e habilidades do Gerente de Projetos. Designação do Sponsor, Coordenador, Líder do Projeto e demais componentes do grupo de projeto.

Passo 1

Gerente de Projetos

Todos possuem alguma habilidade, porém em algumas pessoas elas são mais desenvolvidas e eficazes do que em outras.

O gerente do projeto ideal deve possuir habilidades gerenciais, ou seja, ter um perfil gerencial (liderança, decisão, comunicação, capacidade de influenciar pessoas, negociação, resolução de conflitos etc.), conhecimento gerencial (técnicas de gerenciamento de projetos e liderança de pessoas), conhecimento técnico dos produtos a serem produzidos, e conhecimento da organização onde o projeto será executado (cultura organizacional, pessoas chave etc).

O profissional em gerenciamento de projetos é um especialista em fazer acontecer. Ele otimiza o que é de conhecimento comum e aplica, de forma coerente, o que há de melhor em técnicas e ferramentas para a condução de um empreendimento.

Para Gerentes de equipes e Líderes, as habilidades de liderar são as mais importantes, mas, também as mais difíceis de definir e avaliar.

Exemplos:

1. Habilidades interpessoais (jeito com as pessoas)

• Liderança, a capacidade de inspirar, motivar e influenciar os demais;

• Habilidades de comunicação, a capacidade de enviar e receber informações e estímulo de maneira aceitável;

2. Habilidades e atributos pessoais

• Coragem e Firmeza;

• Perseverança, Determinação

• Auto-respeito e afirmação

• Padrões de comportamento;

3. Habilidades Conceituais

• Habilidades espaciais (capacidade para visualizar relações físicas, orientação e assim por diante);

• Imaginação, Visão e previsão.

O gerente de projetos não necessita ser um especialista na área técnica do projeto. Porém em projetos de pequeno vulto, esta experiência pode ser um diferencial. Em um grande projeto, por meio de sua capacitação gerencial e da contribuição de uma boa e competente equipe, o gerente tem plenas condições de obter sucesso.

Assim sendo, os gerentes são de modo frequente, chamados a gerenciar e coordenar o trabalho de especialistas; Porém ao delegar competências na equipe, foi destacado o Sr. Laercio R., diante do que listamos anteriormente, pelas suas competências.

Porém o gerente depende da equipe, é importante que ele dê prioridade ao acompanhamento das etapas que forem mais importantes e críticas no projeto.

Segue Organograma da Equipe do Projeto.

O Gerente de Projetos deve alinhar o escopo com o patrocinador do projeto. O patrocinador (Sponsor) é quem apoia o projeto dentro da organização.

Pode ser um diretor que também autoriza os pagamentos, ou um gerente que

se reporta à diretoria, o importante é que ele ou ela apoie o projeto tanto

em termos financeiros quanto com respaldo político, garantindo os recursos (verba e tempo do pessoal) quando necessário.

Passo 2

Na equipe de trabalho os relacionamentos afetam desde a escolha dos participantes até a obtenção dos resultados esperados. Existe uma preocupação, por parte dos profissionais, em desenvolver junto à equipe conceitos, como: coesão, comunicação, motivação e classificação de papéis.

Entender os diferentes perfis na equipe e as competências individuais é fundamental para isso. Fora que quando um gestor dá uma responsabilidade para o subordinado ele tem a obrigação de explicitar o que a tarefa é e como vai funcionar a comunicação durante o projeto e dar todo suporte para tal.

Para se compor uma boa equipe de projeto, devemos abordar a tarefa de selecioná-las e treiná-las, dentro de 4 considerações as quais acho importantes:

1. Sensibilidade – uma equipe depende muito do controle e liderança, elas são mais sensíveis, refletem mais intensamente, os estilos e atitudes do gerente, coordenador ou outros participantes-chave do projeto;

2. Capacidade individual – sendo um projeto um esforço de equipe com recursos limitados, é essencial que cada um contribua na sua área de responsabilidade, e esteja preparado para integrar suas contribuições igualando ao restante da equipe.

3. Trabalho de Equipe e cooperação – A atuação da Equipe exige mais do que mera integração de esforços, precisa de iniciativa e liderança por parte de todos em diversas situações;

4. Compatibilidade, empatia e respeito mútuo – numa equipe teremos diferenças de atitude e experiência, por isso deve haver uma medida de compreensão e respeito mútuo, além de uma disposição em cooperar.

A escolha de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com