TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTOR FINANCEIRO

Trabalho Universitário: GESTOR FINANCEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

A função financeira corresponde os esforços despendidos objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo te em que possa propiciar a manutenção de certo grau de liquidez. Na verdade a função financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas. Além disso, a função financeira abrange numerosos outros aspectos, além do indicado até agora. Se fossemos distinguir finanças das outras funções nas empresas, a característica escolhida para diferenciar seria o tempo, pois os dias, meses, anos ou décadas. Na realidade todas as outras funções dentro de uma empresa com fins lucrativos visam um maior rendimento, maior aproveitamento, lucro, investimento, etc., tudo necessita de certo cálculo financeiro. O caminho do lucro de uma empresa passa obrigatoriamente por uma gestão financeira eficiente. Este é o trabalho do Gestor financeiro. O Gestor Financeiro aplica métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros no planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais, bem como na controladoria, trabalhando em variados cenários e ambientes organizacionais de uma empresa.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. A IMPORTANCIA NA ORGANIZAÇÃO DA FUNÇÃO FINACEIRA 6

2.1. OS CONHECIMENTOS DA CONTABILIDADE DE CUSTO, MATEMATICA FINANCEIRA E ESTATISTICA APLICADA NA GESTÃO FINANCEIRA DA EMPRESA. 6

2.1.2. PROJEÇÕES FINANCEIRAS PARA ASSEGURAR DECISÕES ESTRATÉGICAS. 7

2.1.3. O PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO PARA A MAXIMIZAÇÃO DO RESULTADO. 7

2.1.4. ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS 8

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1. INTRODUÇÃO.

Muita Mudança tem ocorrido no mundo corporativo nos últimos anos devido, principalmente a globalização e acesso rápido à in formação através da internet, o que tem nos obrigado a repensar nossas atividades e nos reinventar – para usar uma palavra da moda-a cada momento. Isto tem afetado profundamente as atividades do gestor financeiro.

O perfil do profissional de finanças do passado era tipicamente formal, isolado das outras áreas, critico por excelência e, em alguns casos até afastado do negocio em si. A base por trás desta postura era “não importa o ramo de negócios, o mundo financeiro é sempre o mesmo”.

Atualmente, observa-se a necessidade de se elevar a função da área financeira ao nível mais estratégico possível, agregando mais valor ao negócio e trazendo o departamento financeiro mais próximo possível ao departamento comercial ou vendas. Hoje, o Diretor ou Gerente Financeiro, não é mais apenas um gestor de números: ele passa a ser também um agente comercial além de ter o papel do facilitador de vendas, criando mecanismos financeiros que passem as informações financeiras, fiscais e contábeis de maneira clara, pratica, imparcial e, principalmente objetiva aos parceiros de alta direção.

Desenvolver novas habilidades pró-ativas, passa a ser determinante neste novo perfil, além de outras capacidades como-e principalmente-ética, responsabilidade corporativa, transparência, comprometimento, orientação para resultados, disponibilidade por tradição o financeiro sempre foi uma área fechada e, de certa forma, pouco acessível á outros departamentos como assim mencionado. Sobretudo, ele precisa ter uma visão holística dos negócios e conhecer produtos ou serviços da empresa.

Este lado comportamental passa, portanto, pela troca da postura passiva da coleta de dados e informações financeiras, para a análise dos cenários, simulação de novas situações e criação de inteligência capaz de apresentar soluções e impulsionar melhorias.

Desnecessário dizer que os gestores financeiros estão sob foco de procura e conforme as pesquisas apontam que desde 2007, uma grande demanda no mercado pela busca deste profissional. Portanto, esta é uma ótima oportunidade para aqueles desapegados de modelos antigos e atentos a estas mudanças. Como costumamos dizer “a mente é como um pára-quedas. Somente funciona se estiver aberta”.

2. A IMPORTANCIA NA ORGANIZAÇÃO DA FUNÇÃO FINACEIRA

De grande importância, pois a função financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, envolvendo o planejamento, analise e controle das atividades financeiras da empresa, visando maximizar os resultados econômicos – financeiros decorrentes de suas atividades operacionais.

O objetivo da função financeira e do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio liquido da empresa, por meio da geração de lucro liquido decorrente das atividades operacionais da empresa.

Para realizar esta tarefa, o departamento financeiro precisa ter um sistema de informações gerenciais que lhe permita conhecer a situação financeira da empresa e tomar decisões mais adequadas, maximizando seus resultados.

2.1 OS CONHECIMENTOS DA CONTABILIDADE DE CUSTO, MATEMATICA FINANCEIRA E ESTATISTICA APLICADA NA GESTÃO FINANCEIRA DA EMPRESA.

A contabilidade mostra como explorar a estrutura e a utilização das demonstrações contábeis, a matemática financeira proporciona, ao administrador a compreensão dos cálculos das taxas nominais, efetivas, equivalentes e proporcionais, valor presente e valor futuro, series de fluxo de caixa, anuidades e sistemas de amortização.

O principal propósito da gestão de custo consiste em dar suporte ao planejamento e controle de atividades, ao processo decisório e a avaliação de resultados. As limitações organizacionais e estruturais dos sistemas de custos dificultam a geração de informações gerenciais e produtivas. O conhecimento do comportamento dos custos indiretos é fundamental para o processo de tomada de decisão e oferece possibilidades de desenvolver métodos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com