TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES EXTERNOS DA ECONOMIA INFLUENCIAM TOMADAS DE DECISÃO DE GESTORES FINANCEIROS E CONTROLADORES

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 2

Ao publicar no dia 13 de janeiro de 2015, em sua coluna da Revista Veja, sobre a previsão do Banco Mundial, de redução do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) Brasileiro, e Antonio Milena pode retratar os impactos de um cenário tão ruim para a nossa economia. Pouco mais de quatro meses depois, a sociedade já sente o efeito da desaceleração do crescimento do País. A população enxuga seus gastos, e o pai de família assalariado ou não, se desdobra para garantir o sustento da casa. Nas empresas, não tem sido nada diferente. A busca por alternativas para passar pela crise são constantes. Nesse momento, o papel de Gestores e Controladores se torna fundamental, uma vez que, o cenário atual, as corporações estão revendo suas finanças e também reavaliando metas, orçamentos e boa parte do planejamento para o ano de 2015, por conta da fase difícil que o país está passando, de maneira que atrapalhe o bom andamento de suas operações.

Em uma de suas obras, KAZMIER L. J. (1975), afirma que: a habilidade em tomar decisões é a chave para o planejamento bem sucedido em todos os níveis da gestão. Isto envolve mais que uma simples seleção de planos de ação que assume pelo menos três fases: diagnóstico; descobertas de alternativas e análises.

Por isso, que cada tomada de decisão seja feita da melhor forma possível os Gestores financeiros e os Controladores devem levar em consideração, tanto os aspectos internos, quanto os aspectos externos em todos os níveis, que possam impactar no plano de ações a serem tomadas.

Segundo Peters (2004, p. 2),

O Controller é uma figura essencial na responsabilidade econômica do gestor, ao dar condições efetivas de gerenciamento e monitoramento econômico da sociedade, e nas ações internas ou externas a ela – que afetam o status econômico desta sociedade.

Falando de aspectos externos e, especificamente tratando da economia brasileira, como variável incontrolável, dentro de um planejamento estratégico, Gestores e Controladores buscam minimizar estes efeitos.

Tais efeitos se tornam aparentes quando Milena menciona, como um dos fatores que influenciaram na avaliação dos economistas do Banco Mundial, a fraca atividade econômica brasileira, impactada pela queda de confiança dos empresários por conta do ambiente de maior incerteza política, alta dos juros básicos da economia, dentre outros fatores.

Este cenário de estagnação, por conta do maior conservadorismo adotado pelas empresas, em relação aos seus investimentos, já demonstra a grande preocupação e zelo daqueles profissionais que ocupam os níveis mais altos de gestão, que já puxaram o freio de mão e esperam que o sinal fique verde novamente para seguir na direção da retomada dos investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com