TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE CANTEIRO DE OBRAS: UMA AVALIAÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO NA ZONA URBANA DE PORTO VELHO

Por:   •  29/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.542 Palavras (23 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 23

GESTÃO DE CANTEIRO DE OBRAS: UMA AVALIAÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO NA ZONA URBANA DE PORTO VELHO

BUILDING SITE MANAGEMENT: AN EVALUATION OF AN ENTERPRISE IN THE URBAN AREA OF PORTO VELHO

David Rafael Lobato Campos (david_rafael_lc@hotmail.com), Illgner Moreira Araújo (illgnerpvh@gmail.com), Jalyson Diego de Melo Barbosa (jalyson25@gmail.com), Nayron Brunno de Sousa Carvalho (nbscarvalho@gmail.com)

Departamento de Engenharia Civil, Núcleo de Tecnologia, Campus Porto Velho, Universidade Federal de Rondônia

Resumo: O setor da construção civil apresenta grandes problemas em relação à condições de trabalho. A dificuldade de manutenção da segurança nos canteiros, aliadas à falta de conscientização dos trabalhadores podem ser causas. Sendo assim, procura-se analisar o cumprimento das diretrizes da Norma Regulamentadora nº 18 – NR 18. Foi realizada uma pesquisa utilizando a lista de verificação com base na NR-18 em uma obra residencial localizada em Porto Velho. A lista de verificação provou ser um instrumento de simples utilização e de boa precisão, permitindo, assim, uma análise correta do cumprimento da norma. Os resultados demonstraram que as condições de segurança do trabalho no canteiro de obras avaliado não são satisfatórias, tendo visto que Índice de Boas Práticas de Canteiro de Obras foi bastante inferior a médias de outros trabalhos semelhantes.

Palavras-chaves: Segurança no trabalho, grau de cumprimento da NR-18, listas de verificação, canteiro de obras.

Abstract: The civil construction industry presents major problems with working conditions. The difficulty of maintaining safety in the building sites, coupled with the lack of worker awareness can be the cause. Thus, we seek to analyze compliance with the guidelines of Regulatory Norm Nº 18 - NR 18. A survey was conducted using the checklist based on NR-18, in a building construction work. The checklist has proved to be simple to use and accurate instrument, thus allowing a correct analysis of compliance with the norm. The results showed that the safety conditions of the work in the evaluated building site are not satisfactory, considering that the Good Site Practice Index was significantly lower than the average of other similar works.

Key-words: Occupational safety, Degree of compliance to NR-18, Check-list, Building site.

Introdução

O setor da construção civil é um dos que mais registram acidentes de trabalho no Brasil. A diversidade das obras, a falta de técnicos especializados dentro das empresas, o caráter temporário das instalações de produção, a rotatividade da mão de obra e o emprego de equipes terceirizadas são fatores que dificultam a criação e a manutenção da segurança nos canteiros (COSTELLA et al, 2014). Rigolon (2013) ainda destaca a falta de treinamento e conscientização e o baixo grau de instrução dos trabalhadores da construção civil como fatores que contribuem para que haja irregularidades e más práticas no ambiente do canteiro de obras.

Segundo a ANAMT (2019), o segmento da construção civil é o primeiro do país em incapacidade permanente, o segundo em mortes (perde apenas para o transporte terrestre) e o quinto em afastamentos com mais de 15 dias. Tais dados são preocupantes, e demonstram a necessidade de estudar as causas e providências a serem tomadas, para a melhoria das condições de trabalho.

Para Souza Jr. (2013), um projeto eficiente de canteiro de obras tem as seguintes vantagens, que refletem no desempenho no empreendimento:

  1. Maior aproveitamento da energia despendida pelo operário, reduzindo a ociosidade;
  2. Uso racional dos equipamentos, possibilitando o aproveitamento de todo o seu
    potencial produtivo;
  3. Diminuição dos tempos de deslocamento de pessoal, equipamento e material;
  4. Racionalização e organização das atividades e do uso dos espaços;
  5. Minimização de interferências que podem causar desperdícios.

Em 1978 foram criadas, no Brasil, vinte e oito Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho.  Relacionada ao campo da construção civil e as condições de trabalho em canteiros de obras, foi criada a norma NR-18, que estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Sendo assim, o cumprimento da norma é essencial para que haja melhor segurança, produtividade e bem-estar.

Dada a extensão e complexidade da legislação de segurança do trabalho e a falta de mão-de-obra qualificada neste assunto nas atividades de edificação, especialmente para a pequena e média empresa, é importante fornecer aos gerentes de obra uma lista de verificação dos itens de segurança e saúde, de forma rápida e fácil (FARIA et al, 2006). Sendo assim, baseada na NR-18, foi elaborada a lista de verificação (Checklist) das condições de canteiros de obras que visa verificar o cumprimento desta norma.

A norma NR-18 é um avanço na segurança do trabalho, e apresenta uma forma simples de análise do ambiente de construção. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar as condições de segurança e bem-estar de um canteiro de obras, utilizando o checklist.

Materiais e Métodos

O presente trabalho teve como objeto de estudo uma obra residencial localizada em Porto Velho, RO. Durante o período da pesquisa, a obra se encontrava na etapa de concretagem de fundações. A área do canteiro de obras é pequena, dificultando a locomoção. Além disso, está localizada em meio a duas residências.

A pesquisa teve como principal ferramenta o checklist (Anexo A). Este, tem como objetivo identificar pontos de risco e a frequência com que eles aparecem. Desta forma, é possível quantificar os riscos e identificar pontos em que há perda de produtividade (Souza Jr, 2013). A lista é organizada em tópicos e subtópicos, e deve ser respondida de forma objetiva, com as alternativas sendo “sim”, “não” ou “não se aplica”.

O método proposto avalia o canteiro de obras a partir de três itens: a) Instalações provisórias, b) Segurança na obra, c) Sistema de movimentação e armazenamento de materiais. A tabela 1 mostra uma porção do primeiro item do checklist.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (248.9 Kb)   docx (574.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com