TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADA EM ZONA URBANA NO MUNICÍPIO DE ALTO ARAGUAIA

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

Desde o surgimento do homem o seu domínio sobre a natureza se torna condição principal para a sua sobrevivência, onde séculos depois surge a revolução Industrial que foi considerada o marco inicial na intensificação dos problemas ambientais, por suas técnicas e transformações. Isto posto, faz entender que o raciocínio técnico do homem, aliado aos próprios elementos naturais provocou alterações como o crescimento acelerado e desordenado.

É sabido que a questão ambiental é um reflexo do espaço produzido pelo ser humano ao longo de sua história, pautada nas relações que se estabelecem entre eles. Diante de tal estudar as cidades é preciso estudar o espaço, sua natureza e sua organização, e os processos sociais que se estabelecem neste espaço.

Para elaborar um plano de recuperação de área degradada (PRAD) é necessário, além de compreender os processos históricos de ocupação, principalmente em áreas urbanas, o diagnóstico se realiza a partir da identificação situacional da área com localização; caracterização física (clima, geologia e vegetação); uso e ocupação. Após conhecer a situação elaboram-se as medidas mitigadoras, levantamento de custo desta recuperação, cronograma da obra. Tudo subsidiado pelos estudos já realizados e a copilados a partir da revisão bibliográfica.

Este trabalho se destina a orientar e especificar as ações que devem ser planejadas, projetadas e realizadas para recuperar áreas afetadas, ou para permitir novos usos, de áreas cujas características originais sofreram alterações.

O objetivo deste trabalho é elaborar um Plano de Recuperação de Área Degradada por crescimento acelerado e desordenado diante da falta de planejamento do município de Alto Araguaia – MT, tal como propor conceitos para o órgão responsável em busca de possíveis soluções.

2. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Recuperar a área degradada e avaliar o estabelecimento e o desenvolvimento inicial de espécies nativas do bioma Cerrado usadas em um plantio e conscientizar a comunidade diante da problemática ambiental assim como soluções possíveis e aplicáveis.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Incentivar a participação da população em programas de E.A;

• Identificar a área degradada visando a implantar um modelo de recuperação da zona urbana;

• Utilizar espécies de mudas nativas para recomposição vegetal da área degradada por crescimento desordenado e não planejado.

3. METODOLOGIA

O estudo foi realizado no bairro Vila Aeroporto do município de Alto Araguaia - MT, seus objetivos foram definidos através de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados do local da degradação, desenvolvimento de E.A para moradores circunvizinhos, através de palestras e panfletos demonstrando a importância de preservar e conservar a área degradada.

Durante a realização deste trabalho podemos adquirir conhecimentos sobre manejo de recuperação de área degradada onde acompanhamos a elaboração e execução de plano de recuperação desta área degradada.

4. RESULTADOS

4.1 Área de estudo:

O município de Alto Araguaia esta localizado no estado de Mato Grosso, com uma população total de 15.644 habitantes, dos quais 12.000 residem na cidade e 3.644 na zona rural, distanciando 420 KM de Cuiabá, e de outras capitais, como: Campo Grande 500, Goiânia, 520 e de São Paulo, 1200 km.

4.1.1 Caracterização da Área a ser recuperada

O trabalho apresentado está embasado no estudo da área de 10 ha do bairro Vila Aeroporto do município de Alto Araguaia – MT, sendo uma área de propriedade pública municipal, coord. S 17°23'55.1" - WO 53°15'25.6".

4.1.2 Caracterização Regional e Local

Aspectos físicos

O clima predominante no município é do tipo AW, clima tropical com estação seca conforme a classificação climática de Köppen. Seu relevo é acidentado e apresenta Altos planaltos, planaltos rebaixados, depressões e planícies fluviais. Os solos existentes são derivados das rochas talhadas em cristalinas e sedimentares. O município faz parte de duas importantes bacias hidrográficas: a Bacia do Prata e a Bacia do Tocantins-Araguaia.

Aspectos biológicos

O município faz parte do Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. Em Mato Grosso encontra-se as nascentes de duas, das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica e Tocantins), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira e originalmente ocupava uma área de quase dois milhões de km², sendo que hoje ocupa cerca apenas 20% do total. Em Mato Grosso a área ocupada por este bioma é de aproximadamente 300 mil km², o equivalente a 34% do território estadual. A primeira impressão é de uma paisagem agreste, com arvores curtas e retorcidas em terrenos aparentemente sem vida. No entanto, é neste bioma considerado um dos mais importantes do Brasil que brotam rios que dividem as três principais bacias hidrográficas do Brasil: Platina, Tocantins e Amazônica. Sua flora, com mais de 10 mil espécies destaca a beleza exótica e a riqueza medicinal. (Coisas de Mato Grosso, 2010).

4.2 Origem dos Danos Ambientais

Na incessante busca de tirar da natureza os meios para seu sustento e desenvolvimento, o homem, com frequência, provoca intensa degradação ambiental comprometendo a vida futura (REIS, ZAMBONIN E NAKAZONO, 1999).

A área vem servindo de disposição de resíduos sólidos os moradores por sua vez tem sua parcela de culta nesta degradação, mesmo partindo dos órgãos responsáveis os mesmos foram construindo sem ter uma devida conscientização, assim caracterizando uma voçoroca, desenvolvendo uma nascente de água cristalina com mau cheiro.

4.3 Caracterização da Área Degradada

Aspectos físicos

O processo erosivo com a formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com