TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA: APRENDENDO SOBRE ZONA URBANA E ZONA RURAL E SUAS RELAÇÕES

Por:   •  9/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.105 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS UNIDADE CARANGOLA DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS

DANIELI GOMES CORDEIRO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: APRENDENDO SOBRE ZONA URBANA E ZONA RURAL E SUAS RELAÇÕES

CARANGOLA

2021

DANIELI GOMES CORDEIRO

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: APRENDENDO SOBRE ZONA URBANA E ZONA RURAL E SUAS RELAÇÕES

Trabalho apresentado a Universidade Estadual de Minas Gerais do departamento de ciências humanas para cumprimento de parte do processo avaliativo da disciplina de PFD em Prática de Ensino em geografia I.

Prof. Responsável: Murilo Vogt Rossi

CARANGOLA

2021

Introdução

Segundo o PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) o objetivo do ensino fundamental é de que os alunos sejam capazes de compreender a cidadania como participação social e política,

posicionar-se de forma crítica, responsável e construtiva nos diferentes meios sociais, conhecer

as características importantes do Brasil (dimensão social, material e cultural), conhecer e valorizar o patrimônio sociocultural brasileiro, notar-se participante, dependente e agente transformador do ambiente, contribuir para melhorias do mesmo, saber usar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para construção do conhecimento e se questionar sobre a realidade formulando problemas e resolvendo-os (PCN,1998).

Por meio da Geografia, podemos compreender como diferentes sociedades interagem com a natureza na construção de seu espaço, as singularidades do lugar onde vivemos, o que o diferencia e o aproxima de outros lugares. Também podemos conhecer as múltiplas relações de

um lugar com outros lugares, distantes no tempo e no espaço, e perceber as marcas do passado no presente.

A Geografia como disciplina, estabelece um trabalho pedagógico que visa à ampliação das capacidades dos alunos, do ensino fundamental e médio, de observar, conhecer, explicar, comparar e representar as características do lugar onde vivem e de diferentes espaços geográficos pertencentes.

Além de ser importante inserir um conteúdo usando exemplos que estejam dentro da realidade do aluno, e também que ele conheça ou faça parte do seu cotidiano, partindo dos arredores da escola e do caminho que o aluno faz para ir da casa até a escola. A paisagem local deve ser um objeto de estudo nos primeiros ciclos. Podem ser usados fotos, músicas e vídeos/filmes como fontes de informações. Observando uma foto antiga de alguma paisagem podemos verificar a quantidade de detalhes que existiam e hoje não existem ou podemos inserir detalhes nessas paisagens. A imagem tanto pode ser lida como textos, quanto podem completar o sentido do texto verbal e também pode ilustrá-lo, estimulando o estudante a ativar seus conhecimentos prévios.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Faixa etária: 6° ano do Ensino Fundamental II

Tema:  A relação entre o Urbano e o Rural

Tempo de realização: 3 aulas

Disciplina: Geografia

Trimestre: 1 trimestre

 

Objetivos

  • Representar o lugar onde vivem;
  • Reconhecer as diferenças nas paisagens do bairro mais pobre, do bairro mais nobre e da área rural;
  • Observar as diferentes manifestações da natureza e transformações dela pela ação do uso coletivo do grupo social;
  • Observar e descrever a paisagem rural a paisagem da cidade;
  • Observação das diferentes classes sociais existentes;
  • Distinção dos trabalhos rurais e urbanos.

Conteúdos propostos

  • Conceituar sobre zonas urbanas e zonas rurais, paisagem local e preservação da natureza;
  • Conceituar a questão do espaço geográfico e a temporalidade;
  • Reconhecer semelhanças e diferenças de diferentes grupos sociais
  • Compreender as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação dos grupos sociais

METODOLOGIA UTILIZADA

Primeira aula

Inicialmente, devemos fazer um levantamento prévio sobre o que os alunos conhecem a partir do termo lugar, visto que a metodologia será construtiva gradualmente, fazendo com que os alunos percebam as diferenças existentes com questionamentos, para que construam suas próprias respostas.

No início da aula, o professor poderá a partir da discussão em sala de aula, realizar um passeio com os alunos ao redor da escola sendo visado o ambiente social em que a escola está e suas paisagens, após isso entregaremos uma folha para que o aluno escreva o que observou aos arredores da escola, e o que já haviam observaram ao arredor de sua casa ou do seu bairro.

Após isso, voltaremos para a sala de aula onde o professor irá explicar a diferença entre uma zona rural e uma zona urbana, ressaltando todos os pontos como: Principais atividades desenvolvidas, a paisagem que se tem em cada uma delas, as habitações (tipos de moradias), a densidade demográfica etc.  Fica a critério do professor realizar uma discussão sobre o meio urbano e o rural, em uma perspectiva social, relacionando a pobreza existente dentro da zona urbana com a sua infraestrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (156.1 Kb)   docx (67 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com