TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Da Pastoral Urbana Na Cidade De Porto Velho

Trabalho Escolar: Desafio Da Pastoral Urbana Na Cidade De Porto Velho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  2.133 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Súley Ferreira dos Santos – Matrícula 192805

Polo Porto Velho

MODALIDADE: Artigo científico

LINHA(S) DE PESQUISA E ÁREA(S): Espiritualidade e práxis cidadã (Teologia Pastoral e Ciências Sociais e Humanas)

TÍTULO PROVISÓRIO

Religião e urbanidade – desafios da pastoral urbana na cidade de Porto Velho (RO)

DELIMITAÇÃO DO TEMA

Pelo presente estudo pretende-se pesquisar os desafios da Pastoral Urbana na Zona Sul da cidade de Porto Velho (RO).

JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO

O pastor ea pastorasão responsáveis pela expansão da fé na comunidade, portanto buscam encontrar novas alternativas de atingir os fiéis. De fato, a modernidade trouxe novas formas de comunicação, assim, a Igreja permanece com a essência do evangelho, aprendendo novas formas de transmitir a palavra.

Atualmente a Igreja desempenha o exercício da cidadania na cidade, pois a comunidade religiosa necessitaalém do apoio espiritual de um suporte terapêutico proporcionado pelas instituições religiosas.

O Estado neoliberal não é suficiente para atender as necessidades básicas do cidadão, por isso, a pastoral urbana agrega elementos de discussão e atividades práticas de cidadania. Os lideres religiosos, como opastore a pastora, junto da comunidade precisam planejar e executar ações de intervenção na realidade social que se choque com todos os outros desafios já mencionarmos. Portanto, a Igreja precisa compreender os problemas sociais urbanos, e o individuo nesse novo contexto globalizado refletir sobre novas formas de exclusão.

O apoio espiritual muitas vezes ocorre com ações práticas do cotidiano, atitudes, apoio com grupos de caridade. Portanto, os cristãos que pastoreiam na cidade estão diante de uma nova realidade, pós-modernidade, necessitam de apoio espiritual e estudo como apoio as atividades práticas da Igreja.

A Igreja busca se adequar a pastoral urbana levando em consideração a organização, as culturas e as relações de grupos sociais existentes na cidade. Essas mudanças são significativas para se alcançar através da evangelização baseada no amor e na compaixão das pessoas que vivem na cidade.

A pastoral urbana tem a obrigatoriedade de atentar para as necessidades das pessoas da cidade, utilizando-se dos métodos de educação e instrução do ministério pastoral colocando a Igreja como agente transformadora da cidade.

Atualmente necessita-se de uma pastoral que viva para as necessidades das pessoas da cidade, pois tais atitudes gerariam uma diferença no crescimento do reino. A Igreja deve ser portadora da melhor notícia que já se ouviu, e tem obrigação de ser testemunha viva e eficazmente a Cristo através das ações desenvolvidas na cidade.

Um aspecto importante para a pastoral urbana está nos acontecimentos urbanos dentro da cidade para elaborar um estudo sobre as dificuldades da Igreja na evangelização na atualidade. Com o resultado da aplicação do estudo será possível desenvolver uma estratégia eficaz no processo de evangelização efetiva e objetiva dentro da cidade. Assim definimos como uma Igreja contextualizada com o poder de comunicar-se com o povo e atende às necessidades dos fiéis da comunidade de fé. Diante de uma grande vertente do desafio pastoral, gera-se o questionamento sobre a forma de se anunciar o Evangelho após o estabelecimento uma nova cultura, com valores que se distância da cristandade. Atualmente a Igreja vem sendo desafiada a ajudar os menos favorecidos a construir sua identidade e auxiliando a reconquistar o seu espaço nessa cultura pluralista.

A Zona Sul da cidade de Porto Velho é um grande campo missionário. Cabe aos pastores prepararem os missionários para a colheita no campo fértil. A Igreja deve programar o projeto de resgate usando toda a força e estrutura da Igreja, pois dessa maneira qualquer dificuldade será dissipada, e o evangelho de Jesus vai ser pregado a todos que se proponham a confiar nas promessas do Senhor Deus. Os desafios da Pastoral urbana são gigantescos, as cidades estão no processo de crescimento populacional acelerado, mesmo crescendo os projetos de ação pastoral na cidade, a pastoral urbana não consegue dinamicamente alcançar as zonas deficitárias onde se concentra a população com maior índice de necessidades causado pelo crescimento desordenado trazido pelo aumento do êxodo rural.

A comunidade de Porto Velho está distante dos grandes centros industriais, embora a realidade de exclusão esteja presente. Os bairros que fazem parte da zona sul, muitas vezes não apresentam saneamento básico, água tratada, asfalto e o transporte público muitas vezes são bastante precários. O pastor e a pastora atuam como liderança social e espiritual e sua práxis na evangelização representa todo o papel do corpo da Igreja em Porto Velho.

Portanto, as ações desenvolvidas pela Igreja em Porto Velho necessitam respeitar o modelo cultural da cidade, entender o contexto socioeconômico, afim de ajudar na transformação espiritual.

O cristão passa a desempenhar um papel de transformador social, pois a prática cristã de amor ao próximo busca uma realidade onde todos estejam assegurados pela paz Divina. O pastor ou a pastora ao buscar a paz em sua comunidade fé de Porto Velho está contribuindo com a realidade social através de intervenções de apoio as atividades que buscam novas alternativas de autonomia no cidadão.

O estudo da pastoral urbana tornou-se fundamental devido ao crescimento das cidades. A população do campo na década de 60 passou a morar na cidade devido à mecanização do campo tirando o emprego dos trabalhadores da área rural. Assim, os trabalhadores, que antes residiam no campo, passam a enfrentar os desafios da cidade: uma nova realidade cultural que consequentemente afetou as relações religiosas. Silva (2003, p. 32) “A discussão quanto à inserção da Teologia Pública no debate social está caminhando para uma Teologia da Cidadania, uma vez que o tema da cidadania está sendo proeminente nos meios de comunicação e no debate social”.

No contexto atual, as cidades são o principal campo missionário do século XXI, portanto os pastores encontram-se desafiados que o crescimento espiritual seja proporcional ao crescimento dos centros urbanos. O grande desafio hoje é levantar os olhos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com