TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO GERAL CANTEIRO DE OBRAS DO EMPREENDIMENTO

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO GERAL

CANTEIRO DE OBRAS DO EMPREENDIMENTO

 PROJETO INTEGRADO 2°SEMESTRE 2015

O CANTEIRO DE OBRAS

Canteiro de Obras é área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência. As áreas operacionais são as áreas destinadas à execução dos serviços ligados a construção. Áreas de vivência são áreas destinadas a suprir as necessidades básicas humanas de alimentação, higiene, descanso, lazer, convivência e ambulatória, devendo ficar fisicamente separadas umas das outras.

O planejamento de um canteiro de obras pode ser definido como o planejamento do layout e da logística das movimentações e armazenamento de materiais. O planejamento desta distribuição envolve a definição do arranjo físico geral da obra, de trabalhadores, materiais, equipamentos, áreas de trabalho e de estocagem e o posicionamento relativo entre essas áreas.

Como cada empreendimento da indústria da construção é único, o canteiro de obras também assume esta singularidade. O planejamento de canteiro de obras assume um papel importante dentro da construção civil, uma vez que passou a ser fundamental a racionalização dos recursos, sejam materiais, humanos ou tempo, envolvidos no empreendimento.

Elementos do canteiro de obras e Instalações Necessárias

  • Fechamento e acessos à obra: tapumes, alambrados, identificação da obra, portão para pessoas, portão para veículos leves e pesados, bem como, estacionamento;
  • Instalações provisórias: ligações de energia elétrica, água, esgoto e comunicação;
  • Local descoberto para armazenamento de material solto tipo areia e brita, tijolos, aço, etc.
  • Local coberto 1 (almoxarifado de ferramentas e equipamentos). Local de Sacarias.
  • Local coberto 2 (almoxarifado de materiais elétricos e hidráulicos, aparelhos, portas etc.)
  • Áreas de produção de argamassa, concreto, fôrmas, pré-moldados e armadura.
  • Área de armazenamento de resíduos; baías ou caçambas.
  • Áreas de apoio e vivência: guarita, escritório, laboratório, ambulatório, refeitório, vestiário e instalações sanitárias.

O estudo de Canteiro deve-se levar em consideração as informações sobre o terreno e o entorno da obra: devem estar disponíveis informações tais como a localização de árvores na calçada e dentro do terreno, pré-existência de rede de esgoto, passagem de rede alta tensão em frente ao prédio, desníveis do terreno, rua de trânsito menos intenso caso o terreno seja de esquina, etc. Mesmo que estas informações estejam representadas nas plantas dos vários projetos, é recomendável a conferência in loco;

Definições técnicas da obra: de acordo com as tecnologias adotadas na construção, deve-se definir e dimensionar os espaços mínimos necessários para a circulação, estocagem de materiais e áreas de produção. São exemplos de definições desta natureza o tipo de estrutura (concreto usinado ou batido na obra, pré-moldados, estrutura de aço, etc.), tipo de argamassa (ensacada, pré-misturada ou feita na obra), tipo de bloco de alvenaria ou tipo de revestimento de fachadas;

O nome “Canteiro de obra” é a denominação genérica dada ao local onde serão desenvolvidas as diversas atividades necessárias à realização de uma obra de engenharia. Alguns empreendedores consideram-no como sendo o “Cartão de visita da obra!”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com