TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS E SUA RELEVÂNCIA NO ADVENTO DA SOCIEDADE CONTEMPORANEA

Por:   •  24/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.566 Palavras (15 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 15

GESTÃO DE PESSOAS E SUA RELEVÂNCIA NO ADVENTO DA SOCIEDADE CONTEMPORANEA

GABRIEL DONATO RAMOS COUTO

RESUMO: Esta pesquisa tem como principal intuito, evidenciar de uma forma clara o processo de gestão de pessoas e sua relevância na sociedade contemporânea, em como os reflexos positivos no processo de gerenciamento de pessoas dentro do universo que compreende a empresa. As múltiplas e facetadas formas de liderar e reconhecer a contribuição das pessoas, e considerando-os como pilar primordial e basilar no sucesso do desenvolvimento econômico da empresa são percussores desta pesquisa. De um lado temos a comunicação o organizacional que esta expressamente atrelada ao relacionamento interpessoal como um resultado promissor no ambiente laboral, e de outro a valorização da importância do ser humano para o meio social uma vez sendo comprovada por meio de pesquisas, será mostrado às várias capacitações direcionadas as relações humanísticas, elementos estes que fazem total diferença na gestão de pessoas.

Palavras-chave: Gestão de Pessoas, Comunicação Organizacional, Relacionamento Interpessoal.

ABSTRACT: The main purpose of this research is to highlight clearly the process of people management and their relevance in contemporary society, as well as the positive effects of the process of managing people within the universe that the company understands. The multiple and facetted ways of leading and recognizing the contribution of people, and considering them as a fundamental and basic pillar in the success of the company's economic development, are percussion of this research. On the one hand we have the organizational communication that is expressly linked to the interpersonal relationship as a promising result in the work environment, and on the other, the appreciation of the importance of the human being to the social environment once it is proven through research, will be shown the various capacities directed at humanistic relations, elements that make a total difference in people management.

Keywords: People Management, Organizational Communication, Interpersonal Relationships.

  1. INTRODUÇÃO

No termino do século XIX e precisamente nas duas primeiras décadas do XX apontou-se um considerável desenvolvimento econômico e social nas nações que eram industrializadas sobretudo as localizadas no Hemisfério Norte, este processo, acompanhado com uma tecnologia produtiva, na qual se deu o inicio da máquina a vapor juntamente com várias espécies de siderurgia à tecelagem e manufatura, fator este que fez surgir à sofisticação do trabalho trazendo exigências no que tange as habilidades dos trabalhadores. Nas fabricas existiam, enormes filas para que o capataz pudesse selecionar os trabalhadores,. A escolha destas pessoas ocorria de forma improvisada e personalista. (TONELLI, et al., 2002).

O trabalho, considerado algo estritamente mecanizado, a seleção golpista, despreparada, oportunista e subjetiva. A sofisticação industrial passou então a elevar o custo da rotatividade pessoal e o recrutamento passou a ser mais seletivo. Começou a preocupação em reter os trabalhadores que cuidadosamente se selecionava e treinava. Tratar bem o colaborador passou a ser um fator de necessidade e eficiência. (TONELLI, et al 2002).

Na década de 1920, o foco da gestão de recursos humanos nas empresas era tipicamente realizar a prática burocrática da contratação. Nesse ponto a gestão era centrada no DP – “Departamento de Pessoal” sem nenhuma estruturação. Frederick Taylor, conhecido como “pai” da administração prescrevia a pessoa certa no lugar certo, com esforços repetitivos para obtenção de produtividade. Porém, com os experimentos de Hawthorne liderados pelo psicólogo Elton Mayo na cidade de Chicago no inicio dos anos 30, o modelo de recursos humanos se ampliou e passou a tratar de questões mais complexas que envolviam as chamadas “relações humanas” como: desenvolvimento de grupos, liderança, motivação, atitude, comunicação, entre outros aspectos que passaram a ser consideradas na análise da produtividade e da satisfação das pessoas no trabalho. (SCHUTZ E SCHUTZ, 1994 in TONELLI, et al 2002).

O que era controlado, conservado e restrito passou a ser proposto, garantido e dignificado, definindo uma nova linha de pensamento da função dos Recursos Humanos. (RIBEIRO, 2005).

Atualmente a então Gestão de Pessoas tem por objetivo governar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, no intuito de inserir ou manter uma mão de obra qualificada no mercado. Devido aos avanços tecnológicos e as mudanças rápidas na sociedade, a utilização dessa ferramenta passou a ser indispensável na busca de talentos para as organizações. (MIRANDA; MIRANDA 2009).

As pessoas passaram de simples empregados a colaboradores de voz ativa e se tornaram os grandes responsáveis pelo sucesso da empresa. Junto a essa transformação vieram à valorização, os incentivos e treinamentos para reterem talentos que progredissem em conjunto ao objetivo da empresa. (CHIAVENATO, 2011).

A comunicação organizacional foi priorizada para conquistar ou manter o sucesso da empresa, bem como sustentar um ambiente prospero que contribua a implementar novas ações e desafios. Não é fácil manter uma comunicação eficiente e eficaz devido às divergências de cada sujeito que possui como seu modo de ser, pensar e agir. Neste sentido, o gestor deve estar atento às mudanças da sociedade. (LIMA, 2003).

Em paralelo a essa ferramenta existe as relações humanas, através do relacionamento interpessoal, que conquistam as metas e os objetivos desejados, que permite as organizações criar ações audaciosas em busca do sucesso. (MAGALHÃES FILHO; PEREIRA, 2013).

Os relacionamentos entre as pessoas galgam desejos e anseios pessoais e profissionais com o intuito de crescimento e desenvolvimento capaz de demonstrar o potencial humano como uma maquina pensante de geração de renda, isso desde que estejam comprometidas as qualificações necessárias. Para tanto, pretende-se neste artigo, expor a importância da Gestão de Pessoas na sociedade, apresentando suas contribuições para as praticas laborais. Ao final apresentará uma pesquisa que comprovam a importância dessa ferramenta. (MAGALHÃES FILHO; PEREIRA, 2013).

  1. GESTÃO DE PESSOAS

Em caráter global, pode-se dizer que existe uma profunda rotatividade de transformações, e inevitavelmente, de forma direta, estas influencias recaem principalmente na área de Recursos Humanos, sendo conceitualmente chamados de: Gestão de Talento Humano, Gestão com Pessoas, Administração do Capital Intelectual, Gestão de Competência, dentre outros que representam este espaço. (CHIAVENATO, 2011).

Segundo Ribeiro (2005, p. 16), o papel antigo dos Recursos humanos consistia em:

  1. Manter as escalas salariais em segredo, de tal forma que nem os
  2. Controlar rigidamente a carreira dos funcionários;
  3. Manter a avaliação de potencial como uma tarefa exclusiva da função de Recursos Humanos;
  4. Manter tudo o que diga respeito a Recursos Humanos em um clima cheio de mistérios e segredos;
  5. Entender que a manutenção de um clima organizacional adequado é tarefa exclusiva de Recursos Humanos;
  6. Conservar a imagem de Recursos Humanos com um departamento fechado e à parte da organização;
  7. Pressupor que as atividades operacionais e de linha de frente não tem a menor chance de funcionar sem a presença de Recursos Humanos;
  8. Oferecer treinamento para todos, de maneira indiscriminada;
  9. Fazer com que os custos de pessoal não digam respeito à área de Recursos Humanos, e sim a cada setor, respectivamente.
  10. Valorizar excessivamente a área, em detrimento dos objetivos estratégicos da empresa.

Com estas transformações, a procura do mercado de trabalho também cresceu de modo acelerado, e com esta, as exigências para contratação de potencialidades também. A Gestão de Pessoas assumiu o papel de agente modificador dentro da sociedade, tendo a qualificação indispensável para atender os variados seguimentos presentes no mercado. Seguindo a ideia defendida por de Claro e Nickel (2002 p. 17), é perceptível um novo formato para os Recursos Humanos, haja visto que estas mudanças foram contextualizadas gradativamente “Já faz algum tempo que a área de RH, passou de um simples departamento de pessoal para um agente de transformação na organização complexo, causando mudanças e ofertando a sustentação na implantação das mesmas”. Segundo ainda, Ribeiro (2005, p. 17) os recursos humanos versam :

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com