TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE RESÍDUOS E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO DE RESÍDUOS E SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL:

Logística reversa, análise documental, entrevista, pesquisa qualitativa, Política Nacional de Resíduos Sólidos, sustentabilidade empresarial, tratamento de dados.

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 ARMAZENAMENTO E MOVIMENTAÇÇAO DE MATERIAIS 5

3.2 ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO 6

3.3 PLANEJAMENTO, PROGR E CONTROLE DE PRODUÇÃO 6

4 CONCLUSÃO 8

5 REFERENCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

A ineficiência sistêmica da cadeia de suprimentos penaliza o produto e sua qualidade diante do consumidor final. Isto chama a atenção para as perdas relacionadas a retrabalhos e refugos na produção. Mas olhando para a cadeia como um todo, percebe-se que não basta buscar apenas a excelência operacional. Todas as interfaces departamentais e todos os estágios da cadeia devem buscar a mesma eficiência. Existe uma corrida em andamento para a integração da cadeia logística. Fica evidente a importância de estender as fronteiras para incluir fornecedores e clientes. Para obter sucesso na prática do Supply Chain, as áreas de suprimento, pesquisa e desenvolvimento devem trabalhar na integração do elo com os fornecedores. Assim, os produtos fluem em direção ao consumidor final e as informações correm em direção oposta, saem do consumidor e vão até as fontes supridoras.

Daí a necessidade de sincronização através de um processo de cooperação e troca de informação, através dos recursos da informática combinados com a revolução nas telecomunicações, que cria condições ideais para se implementar processos eficientes.

O Supply Chain Management pode então ser entendido como uma metodologia desenvolvida para alinhar de forma sincronizada todas as atividades da produção, visando a redução de custos, minimização de ciclos e maximização do valor percebido pelo cliente através do rompimento de barreiras entre departamentos e áreas. Esta metodologia envolve parcerias com fornecedores, sincronização da produção, rede de estoques em toda a cadeia, revisão do sistema de distribuição, melhoria no sistema de informação, melhoria da previsão de vendas, cooperação entre membros, redução dos riscos individuais, etc. Todas estas características melhoram a eficiência do processo logístico e elimina perdas e esforços desnecessários. Fica evidente que sua implementação exige mudanças significativas nos procedimentos internos e externos. Além de gerenciar a cadeia de forma eficaz, o Supply Chain, também focaliza a satisfação do cliente, por isso, formula e implementa estratégias baseadas na retenção de clientes atuais e obtenção de novos.

2 OBJETIVO

Ver a empresa como um todo e entender como funcionam e se integram seus processos de obtenção, transformação e entrega de seus serviços, produtos e informações, ao mercado e, particularmente, aos seus clientes. Entender como se integram os processos internos e como eles se relacionam com o ambiente externo, como circulam as informações veiculadas através destes processos internos, desde seus pontos de origem, nos quais são geradas, até seus destinos, nos quais são utilizadas é o objetivo deste estudo.

Para falar sobre a logística do Grupo Pão de Açúcar, o diretor da Cadeia de Suprimentos, Marcelo Lopes, formado em Administração de Empresas pela Universidade Capital, com curso de especialização em Supply Chain pela Coppead e MBA em Gestão de Negócios pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, deixa transparente toda a gestão da cadeia logística do grupo:

Como ¬funciona a logística da empresa, o processo de distribuição dos produtos, como a empresa lida com a necessidade de maior agilidade nas entregas, qual a importância de realizar investimentos em logística, quais os projetos da empresa para alcançar melhorias nas ¬operações, etc

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 ARMAZENAMENTO E MOVIMENTAÇÇAO DE MATERIAIS

No todo são 18 Centrais de Distribuição estrategicamente localizadas. Em São Paulo, devido à escala das ope¬ra¬ções, o Grupo Pão de Açúcar possui CDs espe¬cia¬-lizados – mer¬cearia, produtos frigorifi¬ca¬dos, FLV (frutas, legumes e verduras), não-alimentos (eletro, têxtil e bazar), peixe fresco e flores.

Nas demais regiões, o Grupo optou por Centrais Multicate¬go¬rias, nas quais todas as cate¬go¬rias de produtos são armazenadas e distribuídas através de uma única Central de Distribuição. Estas centrais estão situadas em São João do Meriti, RJ, Brasília, DF, Fortaleza, CE, Recife, PE, e Curitiba, PR, que normalmente atendem às lojas localizadas em cada estado.

A logística de abaste¬cimento das lojas é controlada por um sistema desenvolvido pela própria empresa. O desafio é gerenciar o abastecimento de mais de 100.000 itens, vindos de mais de 10.000 fornecedores ativos, em mais de 600 lojas, garantindo permanentemente a disponibilidade dos produtos nas gôndolas das lojas ao menor custo possível. Esta equação é resolvida todos os dias pelos mais de 4.000 profissionais que trabalham na área.

O início do processo de abastecimento se dá através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com