TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE BURITICUPU-MA

Por:   •  24/10/2018  •  Monografia  •  10.631 Palavras (43 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 43

UNIVERSIDADE CEUMA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CAMPUS IMPERATRIZ

JOSÉ DE PAIVA SANTOS NETO

GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNÍCIPIO DE BURITICUPU-MA

IMPERATRIZ

2017

JOSÉ DE PAIVA SANTOS NETO

GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNÍCIPIO DE BURITICUPU-MA

Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade Monografia apresentado ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade CEUMA, como requisito para obtenção do grau de Engenheira Civil.

Orientadora: Profa. Dra Maria Carolina Silva

IMPERATRIZ-MA

2017

FICHA CATALOGRÁFICA

Santos Neto, José de Paiva.

Gestão de Resíduos Sólidos da Construção Civil no Município de Buriticupu - MA./ José de Paiva Santos Neto. - Imperatriz: UNICEUMA, 2017.

58 p. il.

Monografia (Graduação) – Curso de Engenharia Civil. Universidade CEUMA, 2017.

1. Construção Civil. 2. Resíduos Sólidos. 3. Destinação Final. I. Silva, Maria Carolina. (Orientadora). II. Oliveira, Fausto Lucena De. (Coordenador). III. Título.

CDU: 504.06(812.1)

JOSÉ DE PAIVA SANTOS NETO

GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNÍCIPIO DE BURITICUPU-MA

PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO SUBMETIDO AO CORPO DOCENTE DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE CEUMA, CAMPUS IMPERATRIZ, COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ENGENHEIRO CIVIL.

BANCA EXAMINADORA:

______________________________________________________

Orientadora: Profa Dra. Maria Carolina Silva

______________________________________________________

Prof.o Me. André Salgado de Andrade Sandim

______________________________________________________

Prof.o Esp. Anis Salim Hosni

JULGADO EM: ____/____/____

IMPERATRIZ, MA – BRASIL

DEZEMBRO DE 2017

Dedico este trabalho a toda minha família, em especial à memória do meu pai José Nesildo de Paiva Santos, pois estou realizando um dos seus sonhos. Agradeço pelo exemplo de vida e por todos os momentos que passamos juntos.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente а Deus qυе permitiu qυе tudo isso acontecesse ао longo da minha vida, е não somente nestes anos como universitário, mas que em todos os momentos é o maior mestre qυе alguém pode conhecer.

Agradeço ao meu Pai José Nesildo de Paiva Santos, qυе apesar de todas as dificuldades mе fortaleceu е ensinou a me tornar o homem que sou hoje!

Agradeço а minha mãe Ana Maria de Oliveira Santos, heroína qυе mе dеυ apoio, incentivo nas horas mais difíceis, de desânimo е cansaço. Obrigado por ter acreditado em mim e participado desse momento.

Agradeço também а todos os professores qυе mе acompanharam durante а graduação, em especial à Prof.ª Dr.ª Maria Carolina Silva е ao Prof. André Salgado de Andrade Sandim, responsáveis pеlа realização deste trabalho, disponibilizando tempo e conhecimento.

À Universidade Ceuma, pela oportunidade de fazer о curso e pelo ambiente criativo е amigável qυе me proporcionou.

Obrigada ao meu irmão, aos primos e tios, que nos momentos de minha ausência dedicados аоs estudos, sempre me fizeram entender qυе о futuro é feito а partir da constante dedicação no presente!

RESUMO

A construção civil tem uma grande contribuição na geração de resíduos causadores de impactos ambientais, alterando paisagens e afetando o bem-estar da sociedade como um todo. Os resíduos sólidos, por sua vez, são todos os restos sólidos ou semissólidos das atividades humanas, como aqueles gerados pelas atividades envolvidas nos processos da construção civil. O objetivo deste trabalho foi avaliar a destinação de todo o resíduo gerado pela construção civil e identificar a sua correta destinação final no município de Buriticupu-MA. As visitas e posteriores entrevistas aos engenheiros e autoridades responsáveis foram um meio de abordar o atual cenário da destinação de Resíduos de Construção e Demolição no referido município. Verificou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (75.2 Kb)   pdf (228.7 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com