TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEstão Ambiental

Monografias: GEstão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA METALÚRGICA MOLA PIRACICABA LTDA.

TUTOR PRESENCIAL: CINTYA FACCIOLI

DISCIPLINA: PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II (PROINTER)

POLO PRESENCIAL: AMERICANA SP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA METALÚRGICA MOLA PIRACICABA LTDA.

TUTOR PRESENCIAL: CINTYA FACCIOLI

DISCIPLINA: PROJETO INTERDICIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II (PROINTER)

POLO PRESENCIAL: AMERICANA SP

Resumo

Muitas organizações já perceberam que o compromisso com o meio ambiente passa a ser significado de confiança para os empreendimentos, levando as mesmas a implantarem Sistema de Gestão Ambiental. O objetivo deste trabalho é descrever uma sistemática de gestão ambiental voltada às empresas, através de uma abordagem apresentando os principais itens que compõe o modelo de gestão de acordo com a NBR ISO 14001/1996.

O presente estudo desenvolveu-se em uma empresa do ramo metalúrgico no Município de Piracicaba. Aqui apresentado através de uma pesquisa de campo exploratória. A norma de Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001/1996 é internacionalmente reconhecida e é genérica. É aplicável a qualquer tipo de organização ou setor industrial. Criada pela “International Organization for Standardization” (ISO), baseia-se em dois conceitos: de melhoramento contínuo e o cumprimento da regulamentação legal. Os resultados, demonstraram que a empresa pesquisada pode observar mudanças de origem comportamental, de preocupação com o meio ambiente e aberturas de mercado, além da consolidação dos atuais parceiros (clientes).

Palavras Chave: Sistema, NBR ISO 14001/1996, Gestão Ambiental.

Sumário

INTRODUÇÃO 5

1. NOME DO NEGÓCIO 6

1.1 Histórico da empresa 6

2. PRODUTOS 7

2.1.Principais Produtos 7

3. ESTUDO DE CASO 9

3.1.Caracterização da Empresa 9

4. ESTUDO DO DESEMPENHO AMBIENTAL 10

5. ANÁLISES SETORIAIS MACROAMBIENTE 11

6. OFERTA E DEMANDA – PESQUISAS QUALIFICATICAS E QUANTITATIVAS – ANÁLISES EXTERNAS e MACRO-AMBIENTAL 12

6.1.Análise da Demanda 12

6.2. O Microambiente 12

6.3. Os Fornecedores 14

6.4. Os Concorrentes 14

6.5. Os Públicos 14

6.6. O MACRO AMBIENTE 14

6.7. AMBIENTE DEMOGRÁFICO 14

6.8. Ambiente Econômico 14

7. OPORTUNIDADES E AMEAÇAS – ANÁLISE EXTERNA: MICRO E MACROAMBIENTAL 15

8. POLÍTICA AMBIENTAL 16

8.1 Planejamento 16

8.2. Resíduos 17

8.3.Efluentes 17

9. IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO 19

10. PROPOSTA DE MELHORIAS 20

CONCLUSÃO 22

REFERENCIAS BIBLIOGRAFIAS 23

INTRODUÇÃO

Ao ser levantada uma idéia de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental segundo a norma NBR ISO 14001/1996, surge um questionamento: por que a empresa decide tal implantação? As pessoas normalmente possuem relutância a fatos que possam envolver mudanças, para tanto procuram de algum modo expor opiniões de modo a tentar inibir a implantação.

Contudo a sociedade e organizações voltadas à proteção da natureza apressaram de modo consolidado um processo em torno de questões relacionadas com a qualidade do meio ambiente nas últimas décadas de forma bastante evidenciada. Através do controle de órgãos ambientais, a sociedade tenta impor às empresas um comportamento voltado à preocupação correta com o meio ambiente através de leis e normas, que as fazem cumprir as regras de certificação. (LORA, 2000).

Foi ainda no início da década de 1990 que surgiu o conceito de sistema de gerenciamento ambiental formalizado pela British Standard Institution (BSI) na norma BS7750, a qual foi o embrião da série ISO 14000.

A regulamentação é o diferencial na adoção de um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a NBR ISO 14001, transformando as empresas que implantam ou se utilizam deste modelo de gestão. O mercado cada vez mais exigente faz com que haja uma pressão crescente por inovações, porém uma melhora da qualidade ambiental pode representar aumento nos custos iniciais ao processo de implantação. Com a continuidade do processo estas melhorias na produtividade levando em consideração à proteção ambiental, poderão assegurar que uma empresa torne-se competitiva em mercados globalizados e voltados à preocupação de investimentos de natureza ambiental.

O objetivo deste artigo é apresentar alguns dos princípios fundamentais do Sistema de Gestão Ambiental segundo a norma NBR ISO 14001, e um exemplo prático da aplicação destes conceitos de gestão em uma empresa do município de Piracicaba –São Paulo o qual possui esta certificação ambiental.

1. NOME DO NEGÓCIO

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com