TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GTDE- Geração Transmissão

Artigo: GTDE- Geração Transmissão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  3.682 Palavras (15 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 15

Custo da eletricidade gerada em conjunto motor gerador utilizando biogás da suinocultura

Samuel N. Melegari de SouzaI; William Caldart PereiraII; André Aparecido PavanIII

IProf. Adjunto FAG - Faculdade Assiz Gurgacz, Prof. Adjunto C Mestrado Eng. Agrícola, UNIOESTE-CCET-Campus de Cascavel, Rua Universitária, 2069 CEP 85814-110 Cascavel PR. e-mail:ssouza@unioeste.br

IIAluno Bolsista PIBIC/UNIOESTE-CCET

IIIAluno Bolsista PIC/FAG

________________________________________

RESUMO

Uma das maiores fontes de energia disponíveis nas áreas rurais e agroindustriais é a biomassa. A mesma aparece na forma de resíduos vegetais e animais, tais como restos de colheita, esterco animal, plantações energéticas e efluentes agroindustriais. Estes resíduos podem ser utilizados pelo produtor rural ou agroindústria para a queima direta, visando a produção de calor ou produção de biogás em biodigestores. Junto a propriedades agrícolas onde há a atividade de suinocultura, ocorre a disponibilidade destes resíduos, caracterizando-se num grande potencial energético. Neste trabalho objetivou-se determinar o custo e viabilidade de produção de eletricidade gerada a partir do biogás numa propriedade rural, utilizando-se como equipamentos de conversão de biogás em eletricidade um motor de combustão interna acoplado a um gerador elétrico.

Palavras - Chave: Biomassa, Energia Renovável, Biocombustível

________________________________________

ABSTRACT

One of the largest available sources of energy in the rural areas and agroindustriais is the biomassa. The same appears in the form of vegetable residues and you encourage, such as crop remains, animal manure, energy plantations and efluentes agroindustriais. These residues can be used by the rural producer or agroindustrie for it burns it direct, seeking the production of heat or biogás production in biodigestores. Close to some agricultural properties, where there is a pig´production, it happens the readiness of these residues, being characterized in a great energy potential. In this work it was objectified to determine the cost and viability of electricity production using biogas as fuel an engine generator.

________________________________________

Introdução

O Brasil é um país com tradição no uso de fontes renováveis de energia, onde se destaca o uso da energia hidrelétrica como sendo responsável pela maior parcela (acima de 80%) de toda geração de eletricidade. Em segundo lugar, o etanol proveniente da cana de açúcar, o qual é utilizado como mistura na gasolina ou puro, substituindo a gasolina (derivado de petróleo). Por outro lado, existem ainda estáticos, com pouco aproveitamento, um enorme potencial de fontes renováveis de energia, destacando-se entre elas a energia solar, eólica e biomassa.

As tecnologias a base de fontes renováveis são atrativas não só devido às vantagens ambientais, mas também sociais. A possibilidade de criação de fontes de suprimento descentralizadas e em pequena escala é fundamental para o desenvolvimento sustentável, tanto em paises desenvolvidos como em paises em desenvolvimento. No interesse desses últimos, sobressaem as centrais que utilizam fontes renováveis e não requerem alta tecnologia para instalação ou técnicos especializados para sua operação.

A diversidade de tecnologias em energia renovável a torna conveniente para prover potência para redes elétricas existentes e produzir energia para sistemas isolados ou em ilha. Por ser um país tropical, existe aqui um enorme potencial de biomassa, devido a grande produtividade de massa vegetal. A biomassa é definida como toda matéria orgânica de origem animal e vegetal, formada pelo processo de fotossíntese, o qual ocorre na presença da luz solar. Pode-se dizer que a biomassa é uma forma de armazenamento de uma pequena fração da energia solar, que inside na superfície da terra, na forma de ligações moleculares orgânicas. É liberada por processos biológicos e termoquímicos. Ao contrário da energia dos combustíveis fósseis, a biomassa é renovável e não contribui para o acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera terrestre, ou melhor, todo CO2 liberado durante o uso da biomassa é absorvido novamente no processo de fotossíntese para formação da mesma.

No Brasil podemos citar o exemplo do aproveitamento de resíduos da cana de açúcar onde temos usinas com possibilidade de venda de energia para o sistema elétrico, o que ainda não aconteceu de maneira mais acentuada pela falta de regulamentação no setor elétrico.

Os resíduos rurais incluem todos os tipos gerados pelas atividades produtivas nas zonas rurais, qual seja: os resíduos agrícolas, florestais e pecuários. Os resíduos da pecuária são constituídos por estercos e outros produtos resultantes da atividade biológica do gado bovino, suíno, caprino e outros, cuja relevância local justifica seu aproveitamento energético. Este tipo de resíduo é importante matéria-prima para a produção de biogás.

O biogás é um combustível gasoso com um conteúdo energético elevado semelhante ao gás natural. Este combustível pode ser utilizado para geração de energia elétrica, térmica ou mecânica em uma propriedade rural. Contribuindo desta forma para redução dos custos de produção.

No Brasil os biodigestores rurais vem sendo utilizados para fins de saneamento rural, tendo como sub produtos e biogás e biofertilizante. Conforme dados disponibilizados pelo (IBGE, 1997), o Brasil é o quarto produtor mundial de suínos, contando com cerca de 38 milhões de cabeças, apresentando-se com grande potencial de resíduos.

É necessário o estudo do aproveitamento do biogás disponível na forma de combustível gasoso, o qual pode ser utilizado num motor de combustão interna/gerador para geração de energia elétrica na propriedade rural (SIEBENMORGEN et. al, 1988)

Neste estudo objetivou-se determinar o custo de produção do biogás e geração de eletricidade numa propriedade rural típica, onde ocorrem a disponibilidade de resíduos da suinocultura. Também obteve-se o tempo de retorno do investimento pelo produtor por meio deste tipo de geração em função da tarifa de energia economizada, com a implantação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com