TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Garrafas de Vidro Reutilização

Por:   •  4/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE

SANTA CATARINA

CAMPUS FLORIANÓPOLIS

CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM SANEAMENTO – DACC

TURMA 412

FERNANDO SANTOS

GUSTAVO MONZÓN

GUSTAVO SCHMITZ

LUIZ FERNANDES NETO

PEDRO ROMEIRO

GARRAFAS DE VIDRO PARA CONSTRUÇÃO ECOLÓGICA

FLORIANÓPOLIS, 2016

INTRODUÇÃO 

        Usando a criatividade se pode chegar num lugar próximo do infinito, descartar algo é, em termos criativos, a contramão da criação. É ao observarmos as possibilidades podemos concluir que sempre há uma reutilização. O trabalho em questão foca então na reutilização de garrafas de vidro a fim de uma construção de menor impacto na natureza

         O vidro possui características marcantes. É transparente, brilhante, pode ter várias cores, facilmente pode ser empregado para decorar o lar, considerado facilmente bonito, também. O vidro possui como características, a dureza, impermeável, ótimo isolante elétrico, durabilidade, muita matéria prima para sua produção, o vidro também é 100% reciclável, podendo ser reciclado infinitas vezes sem perder sua qualidade e sem modificar seus componentes. Será mostrado alguns usos interessantes das garrafas de vidro, uma outra utilização em relação a utilização original.

DESENVOLVIMENTO

        Evoluindo nossa tecnologia, agora, cada vez mais em favor da preservação do meio ambiente, cientistas, engenheiros, construtores, etc, buscam materiais alternativos na construção civil para amenizar o impacto na natureza. Materiais estes, que são recicláveis, como por exemplo: vidro, garrafas PET, pneus, isopor. Estas alternativas barateiam bastante o custo da construção. No caso específico das garrafas de vidro, existem muitos modos de reutilizá-las e de também reciclá-las.

   Uma ideia extremamente boa na reutilização das garrafas de vidro foi posta em prática no nordeste da Tailândia, lá ergueu-se um templo com base em garrafas de vidro, garrafas de cerveja da Heineken, que é verde, e da Chang, garrafas marrons foram de maiorias utilizadas. O templo é budista e é chamado de Wat Pa Maha Chedi Kaew, situado na vila Khun Han, localizado nas proximidades das fronteiras entre a Tailândia e o Camboja.

      Milhões de garrafas foram utilizadas para se construir o templo. Este modo de construção deu ar extremamente exótico ao templo, o qual foi aberto para visitação de turistas que estejam visitando a região. Além deste templo busdista na Tailândia, as garrafas de vidro também constituem como material muitas outras construções e constituem muitas decorações também.

   A construção civil por meio de garrafas de vidro se mostrou uma boa solução ao problema, virando uma alternativa à construção convencional que muitas vezes não é acessível a todos e possui um grau maior no impacto ambiental.

     A construção se dá basicamente por algum tipo de argamassa podendo ser cal com barro e areia ou simplesmente cimento e as garrafas, que preenchem a função dos tijolos.

     É feita uma base da argamassa e logo após as garrafas são posicionadas paralelamente umas às outras com o gargalo virado para fora, põe-se então outra camada de argamassa por cima e vai se repetindo o processo até a altura desejada (vide anexo A).

  Muitas vantagens são observadas nestas obras tais como:

-Economia na energia elétrica. Mesmo embora o dia esteja nublado as garrafas proporcionam uma boa iluminação natural.

-Menor custo da obra em si, proporcionando acessibilidade à todos, pois também não exige ampla noção e formação na área para a finalidade. É grande o número de pessoas que fizeram seus próprios lares.

-Ambiente mais agradável.

Outra questão muito forte em relação à construção ecológica com garrafas de vidro é a da decoração. Muitos muitos objetos corriqueiros do nosso dia a dia podem ser facilmente substituídos por garrafas, tais como lâmpadas, vasos, suportes de vela e etc (vide anexo B). Sendo esta dica para todos e não apenas para aqueles que necessitam de um novo lar, utilizando a reutilização ao nosso favor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com