TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerador de Van Der Graff

Por:   •  9/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ – CAMPUS PICOS
CURSOTÉCNICO EM ELETROTÉCTINA
DISCIPLINA: LABOR DE ELETRICIDADE
TURMA: 2015.2
PROFESSOR: FRANCISCO DE ASSIS
[pic 1]

RELATÓRIO

GERADOR DE VAN DE GRAAFF

        MAURI VELOSO MOURA
CLEOMÁRCIO JOSÉ LEAL
MARCOS ALEX BATISTA DE SOUSA
PAULO HENRIQUE GOMES RODRIGUES


PICOS-PI
2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..........................................................................................................3

 2. MATERIAL UTILIZADO NO LABORATÓRIO  ................................................3

 3. DESENVOLVIMENTO ............................................................................................3

3.1 Experimento 1 .............................................................................................................3

3.2 Experimento 2 .............................................................................................................3

4. ATIVIDADE PROPOSTA .........................................................................................4

 5. CONCLUSÃO.............................................................................................................5

6. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................5

 

  1. INTRODUÇÃO

Neste relatório será apresentando a disposição de duas esferas metálicas que serãosubmetidas a uma diferença de potencial e como se dá a descarga de gases em gases a alta pressão.Eletrizar um corpo eletricamente neutro é tornar diferente o número de cargas positivas das cargas negativas, através da movimentação de elétrons em suas camadas desse modo, acrescentando ou retirando elétrons do corpo; uma vez que os prótons se encontram no núcleo dos átomos e não sendo possível a movimentação do mesmo. Elétrons podem ser transferidos de um átomo para outro e o corpo que recebe os elétrons fica com um excesso de carga negativa e o que perde elétrons fica com excesso de carga positiva.

  1. MATERIAL UTILIZADO NO LABORATÓRIO
  • Gerador eletrostático;
  • Eletrodo com gancho e lâmina de alumínio;
  • Esfera auxiliar de descarga;
  • Conexão elétrica

  1. DESENVOLVIMENTO

Ao chegarmos no laboratório o professor Francisco Diasis nos mostrou o gerador eletrostático, no qual iriam ser feito dois experimentos. O mesmo estava gerando carga de energia (elétrons) para o cubo cilíndrico, situado em cima do gerador eletrostático.

  1. Experimento

No primeiro experimento ligou-se o gerador, esperou ele carregar e foi feito o teste no gerador para ver se o mesmo estava sendo carregado uniformemente, o teste foi feito através dos alunos com o braço, passando ele por cima do cubo cilíndrico e percebemos que os pelos do braço ficavam agitados conforme fosse aproximando o mesmo no cubo cilíndrico, logo depois foi colocado um eletrodo com gancho sobre o cubo cilíndrico com uma folha de alumínio fechada, depois de um tempo observamos que a folha começou a abrir conforme ia recebendo a carga elétrica do gerador.

  1. Experimento

No segundo experimento ligou-se o gerador esperamos que ele carregasse, depois conectamos uma esfera auxiliar de descarga, podemos observar que ao aproximar o objeto, da esfera do Gerador em funcionamento, ocorre o aparecimento de uma ddp, pois na superfície da cúpula do gerador ocorre um sobre carregamento de cargas. Quando a distância entre o gerador e o objeto for pequena o suficiente para que o campo elétrico exceda a rigidez dielétrica do ar, ocorrem as faíscas.

ATIVIDADE PROPOSTA

4.1. Ligue o aparelho e aproxime a esfera menor da cabeça do gerador.

* Observe o fenômeno e procure justificá-lo

R- Quando o Gerador de Van Der Graaff está em funcionamento e aproximamos a esfera menor da cabeça do aparelho surgem descargas elétricas e estalos. Quando ocorre a descarga através da formação de um fino canal ionizado no ar, o ar no interior desse canal atinge temperaturas muito elevadas, de milhares de graus Celsius. Ao aumentar bruscamente a temperatura de um gás, a pressão cresce. Portanto, o ar dentro do canal, devido à elevação da pressão se expande violentamente, produzindo uma expansão brusca. O estalo que ouvimos é decorrência dessa expansão brusca, uma pequena explosão que gera uma onda sonora.

  1. Justifique o fato da mistura gasosa envolvente (ar atmosférico) passar de isolante para condutora de eletricidade.

R - O ar tem uma resistência muito alta, impedindo que a corrente passe por ele. Mas para tensões muito altas (como exemplo, um raio) o ar vira um condutor. Comportamento semelhante de um material dielétrico. Um gerador de Van de Graaff produz uma tensão alta suficiente para "atravessar" o ar.

  1. No momento em que o gás deixa de ser isolante, o campo elétrico possui um certo valor entre os eletrodos.

* Como denominanos o maior valor que o campo elétrico E pode assumir sobre um material sobre um material isolante, sem que este material conduza a eletricidade?

R - A rigidez dielétrica de certo material é um valor limite de campo elétrico aplicado sobre a espessura do material (kV/m), sendo que, a partir deste valor, os átomos que compõem o material se ionizam e o material dielétrico deixa de funcionar como um isolante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com