TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração de Energia

Por:   •  10/11/2015  •  Artigo  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Energia Fotovoltaica

Basicamente a energia fotovoltaica é a proveniente da luz solar, sendo que, de acordo com o artigo de Heitor Scalambrini Costa “Por que a energia solar não deslancha no Brasil”, nosso país é um dos únicos no mundo a receber uma quantidade maior que 3000 horas de brilho do sol por ano, e que na região nordeste há uma incidência média diária entre 4,5 a 6 KWh. Fazendo uma breve comparação com dados publicados na Alemanha, que estão disponíveis no site www.dwd.de/DE/Home/home_node.html, ele indica que seu país teve uma incidência de brilho solar de 1643.73 horas no ano de 2012.

Diversas pesquisas já foram feitas sobre a incidência de irradiação solar no Brasil, dentre elas podem ser citadas algumas que foram realizadas em um período de 9 anos, estão disponíveis para acesso no sitio http://www.cptec.inpe.br/. Utilizando-se desses estudos foi apresentado em 2006 O Atlas Brasileiro de Energia Solar, onde foi feito um levantamento da disponibilidade de energia solar no território brasileiro, utilizando um modelo de transferência radiativa alimentado por dados climatológicos e de 10 anos de informações extraídas de imagens de satélite geoestacionário e validado por dados coletados em estações de superfície.

DESENVOLVIMENTO

Dentre inúmeras informações que O Atlas Brasileiro de Energia Solar disponibiliza estão mapas comparativos visando mostrar a viabilidade da instalação de painéis solares para o aquecimento de água, como mostra a figura à esquerda.

(a) Energia total necessária para aquecimento. Fonte Atlas Brasileiro de Energia Solar pag54.

(b) tempo de retorno do investimento. Fonte Atlas Brasileiro de Energia Solar pag54.

Em 24 de julho de 2000 foi decretada a LEI Nº 9.991, que estabelece a realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e em eficiência energética por parte das empresas concessionárias, permissionárias e autorizadas do setor de energia elétrica. Em consequência desta diretriz a ANEEL estabelece obrigações e encargos que consistem em aplicar anualmente o montante de, no mínimo, 0,5% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica, o que consiste no Programa de Eficiência Energética das Empresas de Distribuição – PEE, tal programa encontra-se disponíveis para acesso no sitio http://www.aneel.gov.br.

Esta iniciativa já se encontra em funcionamento em quatro municípios do Rio Grande do Sul, sendo Santa Rosa, Santo Ângelo, Cruz Alta e Giruá. A instalação foi feita pela concessionária RGE e irá beneficiar um total de mil famílias de baixa renda, fazendo uma economia de cerca de 70% na geração de energia utilizada por chuveiros elétricos. Dados disponíveis para acesso no site http://www.ecodesenvolvimento.org.

Fonte: foto tirada de casa que utiliza o sistema de aquecimento no bairro Vera Cruz do munícipio de Santo Ângelo.

Com tamanha incidência solar sobre o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com