TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geração de energia eólica

Por:   •  26/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.106 Palavras (9 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Geração de energia eólica

Medidor de Freqüência

Campinas, 2015

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Geração de energia eólica

Medidor de Freqüência

Atividades praticas supervisionadas, professor orientador, Marcos. Apresentada para a banca organizadora da Universidade Paulista

Campinas, 2015

Sumario

Resumo

O projeto q será apresentado consistira de um mini gerador eólico, este composto de um motor de indução.

Terá também um circuito digital que fara a medição da frequência criada pelo gerador. Esse circuito digital será composto por um Arduino UNO. Este que terá a programação responsável por analisar e mostrar para o público. Esta programação será feita através da linguagem “C”.

O circuito digital será alimentado pela própria criada pelo nosso gerador. Para isso será necessário fazer a retificação da onda.

Essa retificação e tratamento serão feitas a partir de um terceiro circuito também projetado pelo grupo: uma fonte retificadora.

1. Capítulo 1: Introdução

A geração de energia elétrica é um dos principais tópicos dos cursos voltados para a área da eletricidade. Essa geração pode ser feita através de diversas matrizes, tais como usinas hidroelétricas, energia solar, e geradores eólicos.

Buscando demonstrar uma auto sustentabilidade de produção de energia limpa, projetaremos um pequeno e didático, mas eficiente, gerador eólico. Para isso utilizaremos de materiais de refugo, como o motor utilizado de uma impressora.

Devemos lembrar que estamos na era dos microprocessadores, então para aumentar a inteligência e eficiência de nosso gerador decidimos incrementar no projeto um circuito digital que será capaz de se comporta como um Frequencímetro, medindo assim em tempo real a frequência da tensão gerada em nossa torre eólica.

Como dito antes buscaremos incrementar um inteligência ao nosso projeto, faremos isso através da otimização de um micro controlador. Para isso será necessário o desenvolvimento de uma programação especifica para gerar os comandos necessários.

Para o projeto ser totalmente auto-suficiente utilizaremos a própria energia vinda do gerador para alimentar todo o restante do circuito, será necessário então utilizar os conhecimentos adquiridos durante o semestre e projetar uma fonte retificadora que deverá ser capaz de alimentar o conjunto do Arduíno mais o display LCD.

Faremos também o tratamento da frequência gerada na torre, através de um circuito “RLC”

Energia Eólica

Energia eólica é aquela gerada pelo vento. A energia cinética do vento também é uma fonte de energia e pode ser transformada em energia mecânica e elétrica. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente). Apesar de todo o seu potencial sua exploração comercial só teve início há mais ou menos na década de 70 quando ocorreu a crise do petróleo e os países europeus começaram a investir em outras formas de energia.

Após essa crise a energia eólica se apresentou como uma interessante alternativa de complementaridade no sistema elétrico

Embora se insira dentro do contexto mundial de incentivo por tecnologias de geração elétrica menos agressivas ao meio ambiente, como qualquer outra tecnologia de geração de energia

Funcionamento

Grandes turbinas (aero geradores), em formato de cata-vento, são colocadas em locais abertos e com boa quantidade de vento. Através de um gerador, o movimento destas turbinas gera energia elétrica. A turbina tem um sistema de abrandamento para o caso do vento se tornar muito forte, impedindo assim a rotação demasiado rápida da ventoinha.

Dificuldades

Um dos problemas deste sistema de produção elétrica é que o vento não sopra com intensidade todo o ano, ele é mais intenso no verão quando o ar se movimenta do interior quente para o litoral mais fresco. Outro entrave é o fato do vento ter que atingir uma velocidade superior a 20 km/hora para girar a turbina suficientemente rápido. A utilização dos ventos para a produção de energia elétrica também acarreta em alguns impactos negativos como interferências eletromagnéticas, impacto visual, danos à fauna, ou ruídos, por exemplo, Esta última é menos impactante, e depende mais do ponto de vista particular de cada um. Mas a poluição sonora gerada pelas turbinas, de acordo com a especificação do equipamento, pode inviabilizar a construção destes sistemas muito próximos de regiões habitadas por causar desconforto aos moradores

Curiosidades

- Cada turbina produz entre 50 a 300 kilowatts de energia eléctrica. Com 1000 watts podemos acender 10 lâmpadas de 100 watts; assim, 300 kilowatts acendem 3000 lâmpadas de 100 watts cada.

- No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial do Vento.

- Regiões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com