TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerencia De Qualidade

Artigos Científicos: Gerencia De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

24.1. Explique por que um processo de software de alta qualidade pode levar a produtos de software de alta qualidade. Discuta os possíveis problemas com esse sistema de gerenciamento de qualidade.

Porque com um processo de alta qualidade teremos, padrões e procedimentos bem estruturados e definidos assim como um gerenciamento de qualidade. O que leva a um produto de software com uma alta qualidade. A primeira vista não vejo nenhum problema com esse gerenciamento de qualidade, já que ele leva a produtos de alta qualidade. Porém pode haver alguns problemas relacionados ao fato de que um processo de alta qualidade requer uma especificação completa. O que é muito difícil de ter, pois a especificação nunca esta completa e geralmente vai evoluindo durante o processo de desenvolvimento, neste ponto a alta qualidade do processo pode atrapalhar o desenvolvimento do produto. Cabendo ao gerente sênior intervir para assegurar que o processo de qualidade apóie, e não prejudique o desenvolvimento do produto.

24.2. Quais são os estágios envolvidos na revisão de um projeto de software?

As revisões de um projeto de software podem ser feitas de varias formas diferentes, dependendo de como “trabalha” a organização. Dentre elas destacam-se três tipos de revisões: revisões de projeto e/ou código, revisões de progresso, revisões de qualidade.

Revisões de projeto e/ou código – São basicamente revisões no próprio processo de desenvolvimento, e no código do software com o objetivo de detectar erros para posteriormente arrumá-los, diminuindo assim a taxa de erros do produto de software. Isso tudo é feito pela “disciplina” de teste de software que utiliza a qualidade como um apoio.

Revisões de progresso – É algo mais interno da organização (gerência) para ter um controle de como anda o projeto, em relações a prazo, custos, planos.

Revisões de qualidade – São revisões que agem basicamente em sobre o plano de qualidade, avaliando processos, documentação com referência no plano de qualidade do projeto, para saber se a qualidade esperada esta sendo devidamente aplicada.

24.3. Discuta a avaliação de qualidade de software de acordo com os atributos de qualidade mostradas na figura 24.7 Você deve considerar um atributo por vez e explicar como ele pode ser avaliado.

Atributos de software em geral são importantes, pois “demonstram” a qualidade do produto de software final. Porem cada atributo pode ser especializado em níveis diferentes, o que vai depender do domínio da aplicação. Segue alguns atributos e minha opinião de como avaliá-lo:

Segurança – Atributo de grande importância e muitas vezes de alto risco dependendo da aplicação. Segurança pode ser avaliada de inúmeras formas dependendo do nível de risco da sua aplicação. Em geral uma forma de avaliar segurança é um controle de acesso bem definido, certificados de segurança entre outras...

Proteção – Atributo que pode depender de outro atributo, como da segurança, por exemplo, a sua avaliação deve ser feita em conjunto.

Confiabilidade – A meu ver é um atributo genérico, que envolve a qualidade de vários atributos para determinar a sua própria qualidade.

Robustez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com