TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Estratégico Para Vantagem Competitiva Atividade I

Ensaios: Gerenciamento Estratégico Para Vantagem Competitiva Atividade I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

1) Suponha que você seja um gerente e seja forçado a utilizar tecnologia da informação para ganhar uma vantagem competitiva em um mercado importante para sua empresa. Que objeções você poderia ter em relação a fazer isso? Por quê?

R: O avanço via TI, gera um aumento nos investimentos, mudança de cultura interna e uma resiliência operacional e gerencial. Com isso, poder-se-ia enfrentar alguns desconfortos para sua implementação.

2) Como uma empresa poderia utilizar tecnologia da informação para aumentar os custos de troca e reter seus clientes e fornecedores? Forneça exemplos concretos de empresas em apoio às suas respostas.

R: Através de plataformas de apoio, dispositivos e softwares específicos e personalizados, os quais poderão ser disponibilizados aos clientes. Fazendo com que eles criem a cultura de se usar e a fidelização. Exemplos de empresas, Microsoft, TIM, Apple, DELL. Elas trabalham com fidelização de clientes, por tempo contratual ou por exclusividade de uso.

3)Como uma empresa pode aproveitar seu investimento em tecnologia da informação para constituir uma plataforma estratégica de TI que funcione como uma barreira ao ingresso de novos concorrentes em seus mercados?

R: Com o aumento da eficiência operacional, gerando uma maior qualidade e agilidade, através de altos investimentos de TI. Desestimulando, assim, a entrada de novas empresas.

4) Que tipos de funcionários são mais prováveis de serem substituídos pela tecnologia da informação? Como você mediria a extensão do desemprego criado pela implantação da TI?

R: Os funcionários que fabricam (Setor industrial) – que realizam trabalhos repetitivos, tendo em vista a automatização desses processos ocasionados pela TI. Os funcionários podem e devem ser realocados, gerando um mínimo de desemprego possível.

5) Como você reconheceria uma empresa que estivesse usando a TI com sucesso?

R: Pode ser visto no alinhamento dos serviços de rotina, com clientes externo e internos. Se possui comunicação e comércios eletrônicos. Se a TI está resultando em vantagens e gerando informações relevantes para tomada de decisão.

6) Por que os investimentos em tecnologia da informação poderiam não aparecer nas estatísticas de produtividade?

R: Tendo em vista a dificuldade de isolar a TI de alguns aspectos que, também, influenciam na produtividade e, ainda, o problema de estabelecer parâmetros para se medir a TI, referente ao desempenho organizacional.

7) Por que alguns administradores parecem perceber a TI como um gasto, ao passo que outros a consideram como um investimento?

R: Principalmente o fator humano, o tipo de cultura da empresa, qual o perfil do gestor entre alguns outros fatores.

8) O que é coordenação e por que é importante? Quais mecanismos existem para auxiliar a TI a coordenar suas atividades com o restante da firma?

R: Por que mantém a TI alinhada com o negócio. O PETI (Plano Estratégico de Tecnologia da Informação), pensando em um mecanismo de nível mais elevado. E frameworks, metodologias de gerenciamento de projetos, melhores práticas, quando se pensa em níveis gerencias e operacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com