TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Produção Industrial

Por:   •  14/11/2025  •  Projeto de pesquisa  •  2.318 Palavras (10 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 10

METROLOGIA

APLICADA A PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Ewerton Adriano de Souza (5191683)

GPI – Gestão Produção Industrial

Felipe Nepomuceno Coimbra Santos

RESUMO

     O objetivo deste seminário interdisciplinar por meio de pesquisa bibliográfica e extração de dados na indústria in loco, onde será apresentado o conceito de metrologia.

     De que forma é aplicado a metrologia na empresa Mahle, que fabrica anéis para motores automotivos. A Mahle é uma empresa multinacional de origem alemã, líder de mercado no segmento de peças novas e para reposição para motores automotivos.

     O termo metrologia vem do grego “metron”, que significa medida, e logos que significa “estudo”. Temos aqui o estudo de medições e suas aplicações e para medições confiáveis é necessário um sistema de metrologia organizado, pois ela é fundamental para garantir a qualidade e a confiabilidade dos produtos fabricados, e para que haja uma produção eficiente, sem desperdício de matéria prima, produto ou dinheiro., estabelecendo assim uma concorrência justa entre empresas que estão no mercado.

Palavras-chave: Metrologia, R&R, Instrumento de medição.

1 - INTRODUÇÃO

     A medição e o controle do processo são essenciais para se obter os melhores resultados. Por isso a importância da implantação e o aprimoramento do sistema de medição dentro do processo fabril. Para um melhor resultado e controle do processo, através desse sistema de medição atribuímos qualidade e desenvolvimento aos processos melhorando assim a confiabilidade dos clientes para organização, aumentando a capacidade de competição no mercado.

     Nesse trabalho acadêmico, temos como objetivo a visita técnica a uma empresa do setor automotivo, Mahle; que é uma empresa multinacional de origem alemã, líder de mercado no segmento de peças novas e para reposição para motores automotivos que fabrica anéis de segmento para motores, onde acompanhamos a confecção de um lote de sessenta peças (anel de encosto). A empresa se divide em mini fábricas e podemos acompanhar   a confecção dos anéis de encosto dentro da mini fábrica ferramentaria, onde se fabrica o ferramental utilizado na fábrica. Os anéis de encosto são utilizados na operação de cromação dos anéis de segmentos.

     Dentre os processos que a empresa tem, foram selecionadas quatro peças do anel de encosto onde serão   coletadas as medições no processo de controle de qualidade, onde será analisado processos de medição com base na metrologia e será feito o cálculo R&R nas quatro peças de anel de encosto.

Durante esse processo verificamos os instrumentos de medição que são utilizados na usinagem das peças para garantir uma melhor qualidade nos produtos. Nesse processo foram utilizados vários instrumentos de medição, mas destacaremos cinco instrumentos que são usados no processo. Utilização de paquímetro, micrometro digital, relógio comparador, calibrador de folga e blocos padrão para verificação das medidas conforme as cotas da peça, indicados em desenho técnico.

     O objetivo desse trabalho é colocar em pratica a forma de aprendizagem, diretamente na indústria, na qual podemos acompanhar o processo de controle de produção e seguindo conceitos teóricos, foram realizadas atividades de medição na prática, abordando o conceito R&R na peça anel de encosto, seguindo uma tabela para analisar os valores obtidos.

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 – MEDIÇÃO

A ciência da medição é importante para o desenvolvimento tecnológico e o aprimoramento em vários setores, seja no ramo científico, legal e industrial. No campo científico, ela se volta ao desenvolvimento e aprimoramento dos padrões de medição garantindo a máxima precisão e exatidão. No campo legal, é usada para a regulamentação de instrumentos de medição e métodos que vão assegurar que as medições cumpram normas de precisão e confiabilidade exigidas por lei, no Brasil, o INMETRO supervisiona a metrologia legal. No campo industrial, é usada às medições aplicadas a processos produtivos, assegurando que os produtos e sistemas industriais atendam aos padrões de qualidade e eficiência.

2.2 – REPETITIVIDADE E REPRODUTIVIDADE – R&R

     É uma técnica estatística, usada para avaliar a capacidade de um sistema de medição em fornecer resultados precisos e confiáveis. É importante em processos de fabricação, onde a qualidade dos produtos depende de medições precisas. Os estudos de medição de R&R verificam se o sistema de medição é bom o suficiente para você confiar nas conclusões de seus dados.

Repetitividade (R), mede a variação quando a mesma pessoa mede a mesma peça várias vezes. É uma medida de precisão do operador.

Reprodutividade (R), mede a variação quando diferentes pessoas medem a mesma peça, onde é avaliado a consistência do sistema de medição entre operadores diferentes.

O objetivo da análise R&R visa quantificar a contribuição da variação do sistema de medição em relação a variação total, de modo a precisar se o sistema de medição é confiável para atender aos requisitos de qualidade. Como a determinação do resultado de uma medição (RM) depende de vários fatores, a determinação analítica da mesma requer procedimentos que envolvem cálculos matemáticos e estatísticos que levam em consideração tanto aspectos físicos do instrumento, bem como a existência de erros (SILVA; CIRILO, 2015, p. 4).

2.3 – INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO

 O objetivo de uma medição é determinar o valor de uma grandeza a ser medida, essa medição começa com uma especificação, método e procedimento. "A instrumentação é a base para o controle de processos na indústria" (Dunn, 2013, p. 1) Existem uma série de fatores para que possam garantir a medição, tais como pessoas, instrumentos de medição, características do produto, local de trabalho, estudo da estabilidade, repetitividade, reprodutividade, linearidade etc. mas duas características essências para garantir a qualidade dos produtos são  as variáveis que são as características que podem ser medidas  quantitativas (diâmetro, altura, comprimento) e os atributos que são avaliados por julgamento, denominada características qualitativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com