TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao E Desenvolvimento

Ensaios: Gestao E Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

RESENHA.......................................................................................................................07

EMPRESA APRESENTADA PARA CASO DE ESTUDO..........................................09

a. Características da Empresa.......................................................................................09

b. História da Alphatec.................................................................................................09

c. Missão, Visão e Valores...........................................................................................10

IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO............................................13

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..................................................................................17

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS.................................................................................18

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA ALPHATEC....................................................20

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS....................................................................21

GESTÃO POR DESEMPENHO EM 5 PASSOS...........................................................23

PROPOSTA DE MODELO DE AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS NA ETAPA............................................................................................................................26

CONCLUSÃO.................................................................................................................29

BIBLIOGRÁFIA.............................................................................................................30

RESENHA

O cenário organizacional vem sofrendo mudanças. Antes, as empresas davam ênfase ao lucro, porém nos dias atuais muitas delas já se conscientizaram que o bem mais valioso que elas possuem são as pessoas. São elas que dão vida às organizações com suas experiências. Apesar de toda a tecnologia e instrumentos disponíveis atualmente, são os colaboradores que, com seu conhecimento, habilidades e atitudes fazem esses mecanismos funcionarem.

Portanto, a Gestão de Desempenho tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano das organizações que possuem o objetivo perpetuarem no mercado com excelência.

É muito interessante o modo como a aplicação do projeto dessa gestão foi descrita nos textos. A maneira como os gestores, juntamente com o setor de Recursos Humanos, avistaram a necessidade de alinhar os perfis dos cargos e o comportamental dos colaboradores com sua missão, visão e seus valores.

Os textos nos mostram como desenvolver este projeto com o qual as organizações só têm a ganhar. Desde a sensibilização de peças-chaves que esta gestão é altamente construtiva e mais assertiva para as empresas no momento de avaliar o desempenho de seus funcionários bem como auxiliar no processo de recrutamento e seleção de futuros funcionários.

Um dos pontos positivos dos textos é a maneira detalhadamente descrita do que é a Gestão de Desempenho, seu objetivo para com a organização e seus colaboradores e seu modo de aplicação.

O modelo da empresa Executive ainda discorre claramente sobre as competências organizacionais, recursos, mapeamento da gestão por competências e a avaliação da performance que, juntamente com as outras etapas (sensibilização, definição de perfis, avaliação de potencial, formação de banco de talentos, capacitação e gestão de desempenho), é o ponto vital de todo o processo da implantação desta gestão organizacional. De nada adianta fazer toda esta mobilização se os gestores não avaliarem o resultado de todo o processo.

Porém, apesar do ponto positivo, há ainda o lado negativo. Os textos, que foram muito bem elaborados, não discorrem sobre a dificuldade inicial da aceitação do projeto a ser implantado. A despeito de ser extremamente interessante e necessário para as organizações que desejam perpetuar com qualidade no mercado volátil e ágil em que vivemos, muitos gestores não vêem a necessidade da Gestão de Desempenho ser incorporada na empresa e muitos ainda afirmam que é só “mais uma idéia do setor de RH”. Não é fácil convencer, ou melhor, sensibilizar e venda e o patrocínio deste projeto para as pessoas-chaves das organizações.

Muitas das vezes é um processo longo e árduo a ser percorrido até que todos, gestores e colaboradores, percebam que todos só tendem a ganhar com esta gestão. Objetivos e metas bem traçados da empresa e também alinhar com os perfis dos colaboradores, suas competências técnicas e de suporte somente melhoram o resultado final de todas as organizações: serviço e lucro. Além da motivação de todos.

Todos os textos foram muito bem elaborados e contribuíram muito para com o andamento deste projeto.

EMPRESA APRESENTADA PARA CASO DE ESTUDO

Razão Social: Alphatec Engenharia/ Inspeção S/A

Localização: Avenida Araxá nº 156, Balneário Lagomar – Macaé – RJ

Segmento de Atuação: Inspeção, Reparo e Soldagem de Risers de Perfuração, Módulos Flutuadores e Tubulações de Grande Diâmetro.

Serviços: Manutenção e Reparos: Risers de Perfuração, Equipamentos para Unidades Marítimas e Flutuadores para Risers de Perfuração. Construção e Montagem: Tubulação e Caldeiraria, Estrutura Metálica, Oleodutos, Gasodutos e Adutoras. Serviços Especiais: Revestimentos Inoxidáveis, Anti-Corrosivos, Soldas Especiais, Jateamento Abrasivo, Pinturas Especiais.

Principais Clientes: Aker Solutions do Brasil Ltda., Transocean, Pride do Brasil, Queiroz Galvão, Consórcio Odebei, Construtora OAS, Odebrecht, Petrobrás, PPB do Brasil Ltda., OSX e Schlumberger.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com