TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Do Desempenho E Desenvolvimento De Lideranças

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Do Desempenho E Desenvolvimento De Lideranças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 13

VIII-104 – GESTÃO DO DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS-SITEL

Michele Assumpção Deboita(1)

Química Licenciada pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle. Empregada da Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN.

Selene Beatriz Castellã Pergher(1)

Engenheira Civil pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Educação Ambiental pelo Centro Universitário La Salle. Empregada da Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN.

Valdete Izabel Tiecher(1)

Economista pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Especialista em Gestão Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do RS. Empregada da Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN.

Ary Maoski(1)

Psicólogo pela Universidade Católica do Paraná e Consultor da HOperações.

Endereço(1): BR 386, Km419, Via 3, Pólo Petroquímico – Bairro Bom Jardim - Triunfo - RS - CEP: 95853000 - Brasil - Tel: (51)32155434- e-mail: michele.deboita@corsan.com.br

RESUMO

O presente trabalho é uma análise do processo de avaliação e desenvolvimento de lideranças da CORSAN-SITEL, Superintendência vinculada à Diretoria Técnica da Companhia Riograndense de Saneamento. Inicialmente traz o conceito de lideranças, particularmente, a avaliação e o desenvolvimento de lideranças na empresa e pela empresa. Para viabilizar mais efetivamente, a partir desta análise, encaminhamentos de melhoria da gestão de pessoas da empresa, particularmente no que diz respeito à percepção de seu significado por parte dos empregados e à necessidade de implantação para o desenvolvimento individual de cada líder. No trabalho foi também feito um projeto-piloto junto aos empregados da CORSAN-SITEL objetivando validar esse processo na empresa. O trabalho conclui que através do Sistema de Desenvolvimento de Lideranças evidencia-se para a empresa um ganho não somente gerencial, mas também um aumento de sua produtividade e motivação das pessoas. Por sua vez, o desenvolvimento de lideranças na empresa contribui substancialmente para uma maior qualificação da sua gestão e maior empenho pela mesma por parte de seus líderes e empregados.

PALAVRAS-CHAVE: CORSAN-SITEL. Gestão de Pessoas e Lideranças. Avaliação de Desempenho de Lideranças.

INTRODUÇÃO

Estamos num momento de exaustivas discussões e busca de soluções para os problemas relacionados à avaliação de lideranças e ao seu desenvolvimento em empresas públicas. Resultantes do desenvolvimento e das conseqüências destes problemas para o gerenciamento das empresas e, em particular, o rumo que este deve tomar considerando seu impacto nos resultados organizacionais empresariais. Riscos empresariais estão cada vez mais se tornando críticos, principalmente em empresas públicas. Estão entre estes problemas, a inconstância na continuidade da permanência das lideranças, principalmente quando possuem função de chefia, a cultura dos processos de avaliação e desenvolvimento de lideranças, a ausência de processos para a identificação de lideranças na empresa e a insegurança dos líderes em submeterem-se ao processo de avaliação. Paralelo a isto, as empresas públicas enfrentam cada vez mais a crescente exigência e adequação a compromissos com a melhoria contínua e com os modelos de qualidade dos seus processos. Este cenário envolve a aplicação de critérios de excelência de gestão ao modelo de gerenciamento das empresas, implicando uma melhoria contínua nas competências, habilidades e atitudes dos seus gestores. A sobrevivência e a sustentabilidade das empresas públicas, dependerá num futuro bem próximo, da capacidade de atualizar seus modelos de gestão, tendo em vista a adequação destes modelos ao cenário da sustentabilidade.

A CORSAN possui em seu mapa estratégico o objetivo de fomentar o permanente desenvolvimento organizacional, tecnológico e de recursos humanos fortalecendo a cultura do trabalho orientado a resultados. Analisando o Processo de Gestão de Pessoas da CORSAN, nota-se que há muito a ser estudado, discutido e colocado em prática, e que é imprescindível o envolvimento e comprometimento de seus empregados e lideranças.

Este trabalho tem por objetivo, destacar a necessidade das organizações estabelecerem Programas de Desenvolvimento das Lideranças para que os mesmos possibilitem sustentação

às operações atuais e o crescimento contínuo da organização. É importante esclarecer que quando cita-se o Processo de Desenvolvimento de Lideranças, estão incluídos nesse processo a identificação, avaliação, planejamento de desenvolvimento e o acompanhamento quanto á sua eficácia. O trabalho detalha a experiência de prática de gestão adotada pela SITEL – Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos – RS, vinculada à Diretoria Técnica da CORSAN, referente ao Programa de Gestão de Desempenho e Desenvolvimento das Lideranças como instrumento relevante para o crescimento profissional das pessoas e a conseqüente melhoria dos resultados organizacionais.

Busca-se assim, a afirmação da CORSAN como empresa pública na busca à adequação aos modelos de gestão da qualidade e da melhoria contínua nos seus processos.

Ao implementar o processo de desenvolvimento de lideranças nas empresas públicas, para envolver os indivíduos na busca de maior produtividade, melhor relacionamento e melhores resultados, estar-se-á colaborando para procedimentar a conceitualização de lideranças na empresa, a identificação de potenciais lideranças, a descriminação das funções das lideranças, as metodologias de avaliação e desenvolvimento de lideranças, ao mesmo tempo em que se desenvolverá uma aprendizagem significativa, que proporcione uma mudança de atitudes, não somente como colaborador da empresa, mas como cidadão consciente e participativo do necessário processo de mudança e de desenvolvimento pessoal e profissional para o alcance de resultados positivos dentro e fora da organização.

O processo de desenvolvimento de lideranças visa melhoria das relações interpessoais e das suas atividades diárias. Este projeto pretende despertar a atenção dos empregados e demais interessados pelos problemas e responsabilidades da empresa, seu papel como agentes modificadores do ambiente interno e a necessidade de refletir-se sobre as relações dentro e fora da empresa. O projeto pretende, ainda, estimular a discussão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com