TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao ambiental

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.240 Palavras (9 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 9

O CONTEXTO EM QUE AS EMPRESA OPERAM

As empresas vivem alterações no seu ambiente com abundância de variáveis que provocam constantes mudanças e turbulências. Diante desse ambiente, o funcionamento dessas empresas tem um caráter relativista e circunstancial dependendo das variáveis e forças externas que predominam nesse contexto. O ambiente e bem dinâmico e varia constantemente oferecendo oportunidades, facilidades e vantagens que a empresa precisa aproveitar, mais também impõe dificuldades, ameaças e coações que a empresa deve evitar. Os dois desafios principais da administração é lidar com o ambiente e lidar com a tecnologia e as competências. A estratégia empresarial é o conjunto de opções que a empresa se serve para atingir seus objetivos.

O ambiente das empresas

Ao analisar o ambiente onde a empresa está instalada podemos compreender tudo aquilo que está situado fora dela. O ambiente é constituído de outras empresas e organizações, clientes, fornecedores, concorrentes, etc. As empresas não estão isoladas nem são completamente autossuficientes; elas vivem em um contexto do qual dependem para sobreviver e crescer. As empresas foram inventadas pelo homem para se adaptarem continuamente as mudanças a fim de alcançar objetivos. Ao conseguirem se adaptar e alcançar seus objetivos essa empresa se torna eficaz e poderá crescer e se desenvolver. Uma empresa bem sucedida tem como característica sua lucratividade, ambiente sem conflitos duradouros, são inovadoras e têm elevada flexibilidade, tem identidade própria e são admiradas.

MAPEAMENTO AMBIENTAL - É a forma como a empresa irá analisar o ambiente onde está inserida, esse ambiente é extremamente vasto e as empresas não conseguem interpreta-lo em sua totalidade e complexidade. O ambiente externo tem condições variáveis difíceis de serem abordadas com clareza e objetividade, é preciso explorar o ambiente ao seu redor para reduzir a incerteza ao seu respeito.

Seleção ambiental - as empresas não são capazes de compreender todas as condições variáveis do ambiente de uma só vez, principalmente pelo fato de algumas delas estarem sujeitas a várias influências que não se podem prever nem controlar, elas selecionam uma pequena porção para participar realmente do conhecimento, da compreensão e da experiência da empresa.

Percepção ambiental - o ponto de vista e a percepção de uma empresa pode ser completamente diferente uma da outra. Essa percepção é como um conjunto de informações sobre necessidades e intenções da empresa em uma dada situação. A percepção depende muito daquilo que cada empresa considera importante em seu ambiente.

Consonância e dissonância - Existe consonância quando as previsões da empresa sobre seu ambiente são confirmadas na prática e cotidiano. Com isso, a empresa mantém a coerência em seu comportamento. O processo de dissonância é a tentativa de restabelecer a consonância entre o que temos em nossas cabeças e o que existe na realidade externa.

Limites ou fronteiras - são as linhas imaginárias que definem o que é a empresa e o que é o ambiente. Delimitam a empresa do contexto ambiental; os limites podem ser definidos em termos de espaço, de tempo, valores e atitudes de seus empregados, em termos legais e ainda em termos fiscais, além de uma infinidade de abordagens diferentes.

AMBIENTE GERAL - o ambiente é multivariado e complexo: as empresas vivem em um mundo humano, social, político e econômico em constante mudança. O ambiente geral é constituído por um conjunto amplo de condições e fatores externos que envolve e influencia a todas as empresas. Não é uma entidade concreta com a qual a empresa possa interagir diretamente.

Variáveis do ambiente geral - o ambiente é constituído por um conjunto complexo de variáveis que atuam de maneira dinâmica e interativa formando um campo de forças. Esse conjunto é formado por: variáveis tecnológicas, variáveis políticas, variáveis econômicas, variáveis legais, variáveis sociais, variáveis demográficas e variáveis ecológicas.

AMBIENTE DE TAREFA - é específico e único em cada empresa, é o meio ambiente próprio da empresa e corresponde ao seguimento de ambiente geral mais próximo da empresa. É constituído de empresas, instituições, grupos e indivíduos com as quais a empresa mantém interface e entra em interação direta para operar.

Setores do ambiente de tarefa - o ambiente de tarefa da empresa é constituído de quatro setores principais: consumidores ou usuários dos produtos da empresa, fornecedores de recursos, concorrentes: tanto para mercados como para recursos e grupos reguladores: ou agências reguladoras, incluindo governo, sindicatos, associações entre empresas, etc.

Domínio - é no ambiente de tarefa que a empresa estabelece seu domínio. O domínio identifica os pontos em que ela depende de pontos de entradas do ambiente e pontos de saída para o ambiente, seja direta ou indiretamente ligados entre si. A estratégia empresarial busca maximizar o poder e minimizar a dependência em relação ao seu ambiente de tarefa. Ao escolher seu domínio, a empresa define seu ambiente de tarefa no qual ela vai operar para executar o tipo de atividade escolhido.

DINÂMICA AMBIENTAL - cada empresa está sujeita a influências do ambiente onde estão, independentes das influências provocadas pela sua tarefa e ramo de atividade.

Homogeneidade versus heterogeneidade - O ambiente de tarefa apresenta homogeneidade quando os clientes, concorrentes, fornecedores apresentam as mesmas características; o ambiente e simples e pouco diferenciado. Quando apresenta heterogeneidade seus clientes, fornecedores, etc, são altamente diferenciados entre si. Quanto maior a heterogeneidade do ambiente de tarefa, maior será a sua complexidade e diferenciação.

Estabilidade versus instabilidade - o grau de estabilidade dos componentes do ambiente pode variar dentro de dois extremos de um modo continuo: de um lado estabilidade e do outro mutabilidade. Quando apresenta estabilidade não há mudanças relevantes no comportamento dos clientes, etc. O ambiente mutável apresenta instabilidade de comportamento. O ambiente de tarefa mutável é instável, dinamico.

TIPOLOGIAS DE AMBIENTE - a união de homogeneidade x heterogeneidade e estabilidade x mutabilidade fornece um quadro que permite a melhor compreensão do fenômeno ambiental, influenciam as empresas e condicionam suas características e comportamento: ambiente de tarefa estável e estático permite reações padronizadas; ambiente de tarefa mutável e dinâmico impõe reações diferentes, novas e criativas; ambiente de tarefa homogêneo permite a empresa diferenciação pequena de atividades; ambiente heterogêneo impõe a necessidade de atividades diferenciadas. A empresa precisa se adaptar às circunstâncias ambientais para uma sobrevivência e crescer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com