TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao ambiental

Por:   •  22/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA

      As doenças de veiculação hídrica, sobretudo aquelas causada por protozoários intestinais,emergiram como um dos principais problemas de saúde pública nos últimos 25 anos. No Brasil, surtos causados pelos protozoários CYCLOSPORA CAYETANENSIS(N=2) e TOXOPLASMA GONDII (N=1)ocorreram em anos recentes, atingindo aproximadamente 1075 pessoas. E esses parasitas, por sua elevada persistência a cloração, constituem uma preocupação constante para o sistema de produção de água e indústria de alimentos. As águas de recreação também contribuem um risco de aquisição destes agentes parasitários.

      A água, sendo um recurso finito e vulnerável, pode representar um obstáculo ao desenvolvimento socioeconômico de um país e à qualidade de vida do indivíduo. As fontes de água doce utilizados pelo ser humano, na forma de poços, rios, riachos e lagos hoje sofrem um contínuo e crescente processo de degradação em função do despejo de esgotos, de fezes de animais, alpem dos efluentes resultados das atividades industriais. Com isso, as doenças de veiculação hídrica como as causadas pelos protozoários intestinais, emergiram como um dos principais problemas de saúde pública.

     Hoje,2,5 a 3 bilhões de pessoas no mundo não tem acesso a água de qualidade e em quantidade suficiente para viver.Dados globais da OMS, estimam que 3,4 milhões de pessoas, principalmente crianças, morrem de enfermidades relacionados a água, anualmente. As doenças diarréia associadas à falta de saneamento básico, à higiene precária e aos suprimentos inadequados de água, matam 2,2 milhões de pessoas/ano.

     Em virtude dos fatos mensionados, vemos que as doenças de veiculação hídrica acontece por vários fatores como a falta de preservação dos nosso rios, lagos, riachos. Boa parte acontece pela falta de estações de tratamento e pela falta de conhecimentos destes parasitas que contaminam a água.

REFERÊNCIAS

PROTOZOÁRIOS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA, RELEVÂNCIA A SAÚDE PÚBLICA.

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO.

IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE ÁGUA PARA A SAÚDE PÚBLICA EM DUAS REGIÕES DO ESTADO DO RIO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (49.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com