TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Marketing Internacional

Monografias: Gestão De Marketing Internacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão de Marketing Internacional

Curso: Tecnologia em Marketing

Professor Tutor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Escolha um produto para que este seja internacionalizado para um país à sua escolha. Você deve caracterizar brevemente este produto (atributos do produto, a que público se destina, diferenciais competitivos, etc.). Paralelo a isso você deve coletar informações relacionando o produto ao país. Colete, portanto, informações tais como, por exemplo: (10 pontos)

• Aspectos culturais e valores do país;

• Consumo per capita e hábitos de consumo do produto no país;

• Poder aquisitivo (renda per capita);

• Dados demográficos médios e sua relação com o produto;

• Barreiras entrada do produto (legislação, sanitárias, protecionismo etc.);

• Estímulos do governo brasileiro para a exportação do produto.

Observação importante: Talvez você não consiga coletar todas essas informações acima, mas por outro lado você tem autonomia para coletar outras que julgar relevantes.

Enfim, sua tarefa final é justificar, com coerência e bons argumentos, a sua escolha da internacionalização do produto para o país escolhido.

Observação importante: Sua AD deve ter no mínimo 2 páginas e no máximo 4 páginas, e você deve citar todas as fontes utilizadas. Você não deve simplesmente fazer um “recorta e cola” da Internet ou de livros e revistas, mas sim fazer pesquisas e utilizar o conteúdo aprendido nessa e em outras disciplinas afins do curso.

QUESTÃO 1:

OBS: Esta é uma historinha que inventei para desenvolver o meu trabalho de avaliação à distância.

Em atividade há mais de 50 anos, oferecendo soluções inovadoras e integradas a empresa RCM, centra-se em dois grandes tipos de produtos: as máquinas de corte de chapas ( centros de corte a laser e guilhotinas hidráulicas) e as máquinas de deformação da chapa (quinadoras hidráulicas e células robotizadas de quinagem). Optou, para se diferenciar da concorrência, por limitar a sua atividade à produção de máquinas-ferramentas para o trabalho da chapa, encetando em 1964 a produção de guilhotinas mecânicas baseadas em tecnologias importadas.

A RCM, é o maior fabricante nacional no setor das máquinas-ferramentas, tendo como cliente-alvo toda empresa que utiliza no seu processo produtivo máquinas para trabalhar a chapa metálica. Contam-se entre os seus clientes uma vasta gama de empresas que trabalham a chapa metálica desde serralherias, empresas de construção civil e obras públicas, fabricantes de mobiliário metálico e de equipamento para grande diversidade de setores ( automóvel, aeronáutico, refrigeração, eletrodomésticos, alimentar, têxtil, calçados...).

Num Mundo em constante mutação, com progressiva liberalização do comércio mundial, a expansão internacional tem sido a resposta das empresas ao aumento generalizado da concorrência e às ameaças `a sua sobrevivência. A fim de conquistar novos mercados, aproveitando a capacidade produtiva disponível e percebendo o dinamismo dos mercados externos, a internacionalização passou a ser essencial para o nosso produto (máquinas-ferramentas). Tendo ainda, como diferencial competitivo soluções inovadoras e integradas para que se possa competir com os gigantes mundiais do seu setor, apostando em fatores intangíveis como a marca, customização do produto e serviço ao cliente.

Em termos de mercados geográficos, as vendas serão canalizadas para Portugal.

Ficha:

Área: 92.142 km²

População: 10.486.140 habitantes em 1993

População ativa: 5.471.900

Densidade populacional por km²: 113,4

Designação Oficial: República Portuguesa

Capital: Lisboa

Religião: Catolicismo (97%)

Língua : Português

Moeda: Euro

PIB: 130.033 milhões EUR (2003)

PIB per capita: 12.444 EUR (2003)

A população de Portugal é de cerca de 10 milhões de pessoas, das quais perto da metade são economicamente ativas. A concentração demográfica mais elevada verifica-se em Lisboa ( a capital) e no Porto, bem com noutras cidades importantes junto ao litoral. As ricas e seculares ligações históricas e culturais de Portugal com o mundo refletem-se na língua portuguesa, falada por mais de 200 milhões de pessoas, em continentes tão díspares como a Europa, a África e a América, o que torna o português numa das dez línguas mais faladas no mundo.

A religião católica tem peso evidente em muitos atos da vida dos portugueses, nas suas festas e tradições.

Economia

Respondendo ao atual quadro de globalização, a economia Portuguesa, aberta ao exterior, apresenta sinais perceptíveis de desenvolvimento e modernização, patentes na participação de Portugal no grupo de países da zona euro. Assiste-se cada vez mais à internacionalização de empresas portuguesas, bem como à implantação de empresas estrangeiras em Portugal. Com um peso crescente no comércio mundial. Portugal é, sem dúvida, um importante parceiro no comercio europeu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com