TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Internacional

Artigo: Marketing Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  7.560 Palavras (31 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 31

Conceitos

Uma Visão Geral

Escopo e de os desafios do Marketing Internacional

Desafios do Marketing Internacional

A consciência Global das empresas

Orientação Estratégica

2.1O Dinâmico Ambiente do Comércio Internacional

Barreiras Comerciais

Efeitos do Protecionismo

Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial

3.1O Ambiente Cultural dos Mercados Globais

Os Fundamentos da Cultura

Ambiente Político

Ambiente Legal Internacional

4.1As oportunidades Globais

Pesquisa de Marketing como ferramenta de percepção de oportunidades

Mercados Emergentes

Regiões e Grupos de Mercado

5.1 Desenvolvimento de Estratégias Globais de Marketing

Planejamento de Marketing Global

Produtos e Serviços para empresas e consumidores

Canais Internacionais de Distribuições

Comunicação Integrada de marketing

Administração de Vendas

Formação de Preços

6.1 Implementação de Estratégias Globais

Negociações com Clientes, Parceiros e Reguladores Internacionais

Introdução

No mundo globalizado de hoje em dia falar de marketing internacional é fundamental para a maioria das organizações, países e sociedade. Desde muito tempo, a atividade comercial entre civilizações ocorreu principalmente no último milênio. Foram os chineses os primeiros comerciantes internacionais. O comércio mais intenso entre os países surgiu 500 anos mais tarde e se proliferou principalmente por toda Europa.

Mas foi no início do século 20 que o comércio entre as nações se intensificou, criando inúmeras oportunidades de negócios para diversos países. Pode-se afirmar que as Revoluções Industriais foram as principais molas propulsoras desse processo que ganhou proporções gigantescas nos dias atuais.

Numa economia global e sem fronteiras, é questão de sobrevivência para as instituições buscarem novos mercados de atuação. Nessa busca, a correta administração e o conhecimento de todos os processos e questões que envolvem atuar em outro país é que farão a diferença entre o sucesso e o fracasso.

É nesse ponto da história recente que surgem as definições, conceitos, estratégias e táticas, específicas para o marketing internacional. Hoje inúmeras atividades são globais em algum aspecto, tais como: tecnologia, pesquisa, investimentos, produção, marketing, distribuição entre outros.

O marketing internacional terá papel fundamentais no fornecimento de soluções adequadas às necessidades de entendimento dos diversos cenários, e como atuar em cada um deles.

O tema cresce de importância à medida que ocorre o crescimento das nações, e aborda conceitos relevantes a todos os profissionais envolvidos em comércio internacional.

A seguir serão relatados os principais conceitos, definições, estratégias e práticas modernas para atuação em mercados internacionais. Serão expostos casos e exemplos de organizações que decidiram adentrar em novos desafios, e que, enfrentaram dificuldades e inovaram na sua forma de administrar seus negócios, de forma que geraram receitas maiores e conquistaram inúmeros mercados.

1.1 Definições e Desafios do Marketing Internacional

Pode-se definir o marketing internacional como o desempenho de atividades empresariais designadas para planejar, definir preços, promover e dirigir o fluxo de produtos e serviços de uma companhia para clientes em mais de um país visando o lucro. A principal diferença entre o marketing doméstico e o internacional, é que o último atua em mais de país.

A principal diferença em atuar em mais de um país é a complexidade e a diversidade nas operações de cada país. Os conceitos, processos e princípios de marketing doméstico são os mesmos do marketing internacional. Vale destacar que no marketing internacional a compreensão do ambiente externo é se suma importância para o sucesso da organização. É nesse ambiente que se encontram a cultura dos povos, tecnologia, restrições legais, aspectos políticos, sociais, clima do país e uma série de outros itens que não podemos controlar e que em muitas vezes difere de país para país.

A missão do profissional de marketing internacional é mais complexa, pois ele se depara com mais níveis de incerteza gerada pelas variáveis incontroláveis. Desse modo, uma decisão política, por exemplo, pode ter efeito direito no sucesso ou fracasso do plano de marketing de uma empresa. Tanto os aspectos do ambiente de mercado interno, como os do ambiente externo de cada país provocam inúmeras conseqüências as empresas e precisam ser entendidas, monitoradas e utilizadas em pró dos objetivos mercadológicos.

Por esses pontos levantados a necessidade de adaptação ambiental é enorme para os profissionais de marketing, que precisam interpretar todas as variáveis e os impactos de cada uma delas.

Um dos aspectos mais complicados e que demandam inúmeros estudos é a dimensão cultural de um país. Por exemplo, uma pessoa nascida no Ocidente deve aprender que a cor branca é símbolo de luto em alguns países da Ásia. É necessário entender essas diferenças para que se evitem equívocos na propaganda de determinada empresa.

Um dos grandes obstáculos que o profissional de marketing enfrenta é o critério da auto-referência. Esse critério é uma referência inconsciente que fazemos aos valores culturais, às experiências e ao conhecimento próprio como base de decisão. Ligado a esse aspecto está o etnocentrismo, característica que é acentuada em países ricos e que muitas vezes impendem à capacidade de avaliar um mercado externo em seu verdadeiro contexto, pois muitas vezes o profissional deixa-se levar pela suas convicções e certezas existentes.

Esses dois aspectos, etnocentrismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.5 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com