TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING INTERNACIONAL

Ensaios: MARKETING INTERNACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO.

O trabalho a seguir foi elaborado mediante pesquisas individuais sobre marketing Internacional, enfatizando o Composto de Marketing Internacional (International Marketing-mix).

Vamos abordar o foco de Composto de Marketing internacional, e a sua relação direta com os 4Ps (Produto , Praça, promoção e Preço), abordando cada um deles, e informando como cada um deve agir, no marketing internacional, bem como os estudos sobre as variáveis do marketing como ferramentas fundamentais para qualquer empresa que queira hoje, sobreviver e se solidificar no mercado, onde vamos expor suas técnicas, vantagens, e riscos.

Tal assunto será baseado em teses adotadas pelos autores Marco Antonio Sandoval de Vasconcelos, Miguel Lima, Simão Davi Silber e literaturas que abordam o tema. Inicialmente cada integrante realizou uma pesquisa individual analisando de forma subjetiva e conceitual o tema abordado.

Posteriormente, criou-se uma fusão dos conceitos obtidos sendo estes, tratados sobre vários aspectos: administrativo, empresarial, comercial e internacional. Ressaltando assim a influência exercida e o reflexo de sua prática hoje.

1. Marketing Internacional.

Segundo alguns estudiosos, o marketing surgiu na década de 1950, traduzido como Mercadologia, que está relacionada com os estudos de mercado, marketing é uma atividade que está diretamente relacionada, com as atividades comercias que dirigem o fluxo de bens e serviços de quem produz para o usuário final.

E suas ferramentas devem ser utilizadas pelas empresas de forma coerente e nos momentos adequados.

O marketing Internacional, atua no mercado em diversos segmentos de trabalhos para o mercado mundial, ele funciona como um condutor de fluxos, para um determinado mercado externo.

Trabalhar no mercado interno é de certa forma mais cômodo para algumas empresas, pois você já conhece suas culturas do que trabalhar em um novo mercado fora da sua região, pois exige uma pesquisa muito acentuada de cultura, comercialização de produto semelhante, aspecto da praça, publico alvo entre outros, por essas e outras questões que vamos abordar como foco principal o Marketing-mix - os quatro Ps - Produto, Praça, Promoção e Preço.

2. International Marketing - Mix.

O marketing- mix, trata diretamente dos quatro Ps de forma subjetiva, e vamos aborda-lo no sentido de um gerenciamento de fluxo de mercadorias, nos quesitos, produto, praça, promoção e preço em que daremos o seu foco.

Produto: Qual produto vender, e como vendê-lo?

Praça: Qual é o nosso publico alvo, em qual país será inserido, e qual o seu melhor meio de distribuição?

Promoção: Qual tipo de ação de mídia é o melhor para ser utilizado no mercado externo?

Preço: O preço do mercado externo será sempre mais elevado de que o mercado interno, devido aos impostos e ações da alfândega e sua logística?

Abordaremos, tema por tema, tentando responder e esclarecer da melhor maneira, todas as questões mais comuns feitas por todo o comércio nacional, que trabalha com as ferramentas do marketing internacional, buscando a melhor maneira, de inserir seu produto em um novo e muitas vezes desconhecido mercado, buscando uma fatia maior do mercado e almejando lucros mais desafiadores, para a organização.

2.1 Compostos de marketing

2.2 Produto

O produto pode ser dividido em diversos segmentos, como básico, genérico ou até mesmo intangível, há uma grande importância, em decidir, qual o produto do portfólio da empresa, seguirá para um novo mercado qual deles tem mais ascensão, e proposta de aceitação, para tanto requer uma pesquisa de mercado a nível internacional, para saber se há necessidade de modificações, e/ou como são comercializados os produtos semelhantes ao da organização, alguns autores acreditam na força que a padronização pode exercer sobre alguns produtos no mercado externo, devendo-se observar principalmente a preferência do publico.

Segundo a citação de Levitt1

“as pessoas preferem produtos de qualidade, com preços mais baixos, o que pode ser alcançado em uma economia de escala, na qual se sacrificam as preferências especificas do consumidor em relação ao produto.”

Característica essa, sendo cada vez mais observada, uma vez que o consumidor está disposto a pagar menos por um produto de qualidade igual ao desejado, porem com custo menor, abrindo mão apenas de algumas características particulares do produto, mas para alcançar este padrão, a empresa deve buscar meios para reduzir o custo do produto inicialmente, e deve-se compreender fielmente o desejo do consumidor, o que compete em conhecer a diversidade cultural, saber se deve padronizar o produto de acordo com o mercado alvo local, ou apenas adaptar o produto, devemos perceber a semelhança de necessidade de outros países e saber que o ponto de equilíbrio do marketing é agir com moderação.

Deve-se dar atenção a natureza do produto, exigências legais de cada país, acompanhar sua aceitação no mercado alvo, e trabalhar com a hipótese de trabalhar primeiro no mercado doméstico, pra depois expandir para um mercado global.

2.3 Preço

Para se chegar ao preço do produto, devemos levar inicialmente em consideração o custo de sua produção, mas no marketing-mix este produto será veiculado para outro tipo de mercado, que requer um novo tipo mídia, bem como um transporte mais caro, que terá custo de impostos e fiscalizações, além das exigências legais do mercado externo local, o preço de comercialização de produto semelhante no mercado alvo, para não fugir do padrão, você pode até colocar um preço diferente do concorrente como estratégia de penetração de mercado, para ganhar a sua fatia, ou promover o produto, mas deve ter conhecimento da atuação do produto semelhante.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com