TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Manutenção

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Introdução à Manutenção Industrial.

1º Passo: Leitura do capitulo 4 do livro de Administração da produção que aborda o tema “Estudo de tempos e métodos”.

2º Passo: Propo

O grupo realizou pesquisas e leitura conforme solicitado no projeto, não somente do livro sugerido na “Atps”, mais também em outras obras referentes ao tema, onde detalharemos na bibliografia desse trabalho as referentes obras pesquisadas. Comentaremos a baixo alguns aspectos importantes na leitura sugerida. Segue a baixo o que o grupo tomou por base de entendimento realizando a leitura do tema proposto.

A constante busca pelo sucesso de empresas e o ambiente competitivo, gera cada vez mais a busca por ferramentas que abordem visões estratégicas para o crescimento, e o melhor reconhecimento do produto no mercado. A manutenção tem como principal objetivo a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo também a parte de supervisão.

A ferramenta BSC (Balanced Scorecard), é uma das principais crescentes, que se preocupa com o desempenho futuro das organizações, que ajuda a impulsiona-las através de um sistema de mensuração que é capaz de estabelecer um balanço entre os indicadores tradicionais de resultados e indicadores de tendência. Existem 4 tipos de perspectivas que podemos abordar, elas são:

  • Perspectivas dos clientes
  • Perspectivas de processos internos
  • Perspectivas de aprendizado
  • Perspectiva de crescimento

Um dos principais meios de analise dos dados, deve ser desenvolvido por meio de um fluxograma com os aspectos metodológicos, que é baseado na identificação dos indicadores tangíveis, assim como descrito abaixo:

[pic 1]

Figura 1 – Exemplo de mapa estratégico. Fonte: Kaplan e Norton (1996) apud Quintella (2004).

Os resultados dos indicadores dever ser monitorados para acompanham a evolução dos custos de manutenção

A avaliação dos resultados é um dos principais meios de desenvolver projetos que já foram iniciados, e ajuda a melhora-los constantemente. Abaixo podemos ver o desenvolvimento do fluxograma, contando as perspectivas de aprendizado, as perspectivas internas e as perspectivas financeiras.

[pic 2]

Figura 2 – Mapa estratégico proposto da função manutenção. Fonte: Peres e Lima (2008).

Portanto, podemos observar que o enfoque estratégico para a gestão da manutenção, tem explorado e busca cada vez mais estar a frente da concorrência, com melhorias continuas em seus processos produtivos e no resultado final, economizando e conseguindo abranger cada vez mais o mercado.

3º Passo: Levantamento de layout.

   

          Através de visita a empresa onde realizamos a entrevista, criamos um croqui do layout visto na empresa. Esse croqui demonstra já as alterações realizadas após os resultados do estudo citado acima. Segue as imagens do setor de fundição e usinagem, onde após a fundição do metal e molde a peça produzida e levada a usinagem para acabamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (235.9 Kb)   docx (855.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com