TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Produção

Por:   •  1/5/2017  •  Exam  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  1.898 Visualizações

Página 1 de 7

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Gestão de Produção

Curso: Engenharia Química

Professor: Ivete de Fátima Rossato

Nome do estudante: Daniela Rufino Baldoino

Data: 14/10/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (5,0 pontos)

 é exemplo de inovação no varejo de móveis. Criada em 1978, a empresa retrata a proposta de alinhar design - Tok - e disponibilidade de estoque- Stok. A empresa conta com mais de 25 unidades no Brasil e emprega mais de dois mil funcionários, comercializando mais de um milhão de unidades de produtos por mês, fornecidos por cerca de 600 fornecedores nacionais e internacionais. A empresa possui mais de nove mil itens em suas estantes que alinham design, modernidade e praticidade. Mais de oito produtos são lançados por dia. Para que isso aconteça, a empresa faz parcerias com empresas estrangeiras de design e com designers brasileiros.

Para o conceito de "pronta retirada", é importante que o desenvolvimento de novos produtos contemple as questões de praticidade no transporte e a facilidade de montagem pelo próprio cliente. As embalagens são desenvolvidas seguindo o princípio de fácil transportabilidade o que contribui para ganhos de transporte e armazenagem por toda cadeia. Do fabricante ao cliente. Além disso, a empresa oferece o serviço de transporte e montagem do produto na residência do cliente. Para isso ela cobra um preço diferenciado, identificando nas etiquetas dos produtos o "preço casa" e "preço loja". 

Além de inovadora em produtos, a Tok&Stok inova em suas operações. As lojas são simples, amplas e possuem o conceito de auto-serviço. Um cliente pode andar sem a interferência de vendedores. Caso haja uma dúvida, o cliente se dirige á uma central de atendimento e tira sua dúvida. Os produtos ficam expostos em "ambientes montados" com a intenção de mostrar como ficariam na casa do cliente. Isso facilita a visualização e motiva a compra de outros produtos. 

Cada produto possui uma etiqueta indicando dimensões, preço, materiais, cores e características: elementos necessários para que os consumidores tomem decisões de compra com autonomia e segurança. Além disso, catálogos com ilustrações e informações técnicas do produto encontram-se à disposição nas lojas e no site. (Tok&Stock: Inovação no varejo de móveis, 2016)

A partir da leitura do texto sobre a, faça uma dissertação entre 10 a 15 linhas sobre as seguintes questões:

  1. 1)Como o projeto e gestões de operações da Tok&Stok difere das operações de empresas tradicionais de móveis?
  2. 2)Como você avalia a produtividade da empresa ao comparada com uma loja de móveis tradicional?
  3. 3)Quais os maiores desafios em administrar operações com os da Tok&Stok?

OBS: - Responda separadamente cada alternativa (A; B; e C).

RESPOSTA QUESTÃO 1 -

         1) O sucesso de uma empresa varia de acordo com a visão de investimento de si. Quanto maior o investimento em inovação, maior o crescimento da empresa. Produtos de ultima geração, design modernos, parceiros estrangeiros trazendo a inovação internacional.

         2) Ao diferenciar-se das outras empresas de móveis, a Tok&Stok possui uma alta produtividade. Mais de oito novos produtos são lançados por dia, seu foco é investir e inovar, ideias centralizadas, pensamento no futuro, tanto para empresa, quanto para seus clientes.

         3) Como a Tok&Stok é uma empresa de alto porte, ou seja investem alto em questão financeira em seus produtos, que são de ótima qualidade, design modernos, entrega e montagem rápido, seu maior desafio e administrar é em relação aos seus clientes, agradar a todos, em questão de preço, material, cor, modelo, características. Para que seus consumidores saem satisfeitos.

Questão 2 (5,0 pontos)

Leia o texto a seguir:

Post-It

Como o homem conseguia viver antes de inventarem isso? Bom, vamos aos fatos! Muitos já ouviram que o adesivo foi inventado por acidente e isso é verdade! Em 1968 um cientista da 3M chamado Spencer Silver que era formado em Química Avançada e amigo do também cientista da 3M Art Fly inventou um adesivo com uma baixa taxa de adesão e que não ficava com marcas durante sua fácil remoção. Seu invento, porém, não tinha muita utilização para sua empresa, a 3M.

Em 1974, Fry teve a idéia de usar o adesivo do amigo Spencer para colar algumas folhas de papel que tinha o costume de usar durante coros que praticava em sua igreja, ao ver o resultado da cola aplicada sobre o papel e sua aderência em superfícies Fry e Spencer bolaram os pequenos pedaços de papel que hoje chamamos de post-it.

Em 1977 a 3M incorporou o produto em sua linha, comprando a idéia de seus funcionários, no começo o produto não fez muito sucesso.

Em 1978, ao ver o possível fracasso daquele produto inovador a 3M distribuiu  amostras em diversos locais nos EUA e mostraram a aprovação do consumidor.

Já nos anos 80, a 3M divulgou seu produto para o resto do mundo o que alavancou suas vendas. Em 1990 já era notada a adesão mundial e o carinho pelo produto que já tinha 10 anos de estrada. No final de 1999 a 3M já tinha em sua linha de produtos mais de 600 (sim, seiscentas) versões do produto, em diferentes tamanhos, formas e cores o Post-It é um sucesso.

Fonte: http://bilgi.com.br. Acessado em 14/10/2011.

Como vimos no livro didático para se chegar ao estágio de estabelecer as características detalhadas do produto, a atividade de projeto deve passar por diversas etapas, representadas por um fluxo de atividades de forma sequenciada aproximada, porque, na prática, o projeto de um produto leva a um vai-e-vem constante através das etapas, que pode ser observado no caso do Post-It.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (246.1 Kb)   docx (31.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com