TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da manutenção

Por:   •  23/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

1- Com base no Documento Nacional 2013 da ABRAMAN “A Situação da Manutenção no Brasil”, responda com suas próprias palavras:

a) Até o ano 2011, qual foi à tendência da forma de atuação da manutenção no Brasil? Em 2013 houve uma alteração na tendência das formas de atuação da manutenção. Em sua opinião, o que pode ter motivado tal alteração?

Até o ano de 2011, percebe-se que houve oscilações na forma de manutenção, a descentralizada teve menor média, enquanto a centralizada a maior, já a mista observou-se seu crescimento ao longo dos anos.

Em 2013, nota-se que há uma queda da manutenção mista, comparado com 2011 e que a tendência é aumento da centralizada. O que pode ter motivado tal alteração é a mudança de nível hierárquico, visto que pode influenciar diretamente na forma de atuação.

b) Atualmente qual é o nível hierárquico predileto para a alocação da manutenção pela maioria das empresas pesquisadas? Em sua opinião, qual o motivo do nível hierárquico da manutenção classificado como Diretoria e Superintendência estar em declínio?

O nível hierárquico predileto tem sido o gerencial, segundo a pesquisa. Os níveis Diretoria e Superintendência estão em declínio, pois o nível gerencial tem tido maior autonomia para tomada de decisões, sendo que muitas delas já não precisam passar pela diretoria.

c) Em sua opinião, o nível de qualificação atual do pessoal da manutenção é adequado? Explique sua resposta.

Em minha opinião o nível de atual é adequado, pois passa de 60% o pessoal que possui qualificação.

d) No Brasil existem iniciativas para melhoria da qualificação do pessoal da manutenção? Cite no mínimo três exemplos.

Sim, no Brasil existem iniciativas para melhoria da qualificação, exemplos: SENAI, SENAC, CEFET, Escolas Técnicas, bem como outras instituições profissionalizantes.

e) Com base na aplicação dos recursos de efetivo de manutenção, medido em homem-hora (Hh), das empresas brasileiras nos diferentes tipos de manutenção comente a seguinte afirmação: “A manutenção preditiva permite uma significativa mudança na manutenção, pela antecipação dos problemas nas máquinas, resultando numa relação de ganho significativa. A tendência mundial é adotar, cada vez mais, a manutenção baseada na condição dos equipamentos”.

A manutenção preditiva baseia-se em fazer um histórico dos equipamentos de forma a monitorar suas condições, evitando perdas significativas de peças, ou até mesmo do equipamento. O ganho é por meio da sua maior durabilidade e menor chance de manutenções não planejadas, a preditiva garante que o equipamento permaneça em condições de trabalho por mais tempo. Evitando a parada/ociosidade do equipamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com