TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de projetos: a importância do gerenciamento de custos

Por:   •  22/4/2022  •  Monografia  •  5.410 Palavras (22 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Cidade

SãAno

São Luís

2021

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

naigson silva viana

gestão de projetos:

a importância do gerenciamento de custos em projetos

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Pitágoras de São Luís, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Engenharia de Produção.

BANCA EXAMINADORA

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

Prof(a). Titulação Nome do Professor(a)

São Luís, 24 de maio de 2021

Dedico este trabalho...

A minha filha, Maria Clara, que é o motivo de toda a minha alegria e determinação, e a todos que de alguma forma me ajudaram nessa conquista.


AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente, à Deus que me concedeu o dom da vida e sabedoria para realizar mais essa etapa importante da minha jornada aqui na Terra, por ter me dado ânimo e me mostrar bons motivos para dar continuidade nesse sonho, principalmente, nos inúmeros momentos em que pensei em desistir.

Agradeço a minha família por todo apoio que a mim foi dado desde o início dessa caminhada, em especial a minha mãe, que não é de sangue, mas foi quem me transformou no homem que sou hoje em dia, a quem carinhosamente eu chamo de tia, Maria Eudamar; a minha madrinha, Núbia, que junto com a minha tia me deu os recursos que podia naquela época, mas que foram fundamentais para a minha formação; e a minha mãe, Maria Cléa, que me deu a luz e sempre fez tudo o que estava ao seu alcance por mim.

Agradeço aos meus amigos e companheiros de turma que sempre acreditaram no meu sucesso também. E em especial quero agradecer a família que formei durante o processo da graduação, a minha companheira e amiga, Clenaleude, que sempre me apoiou e deu forças para seguir nessa caminhada; e a minha linda filha, Maria Clara, que desde que nasceu tornou-se o meu combustível para alcançar todos os meus objetivos e superar os desafios da vida.


“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”

Albert Einstein


VIANA, Naigson Silva. Gestão de projetos: A importância do gerenciamento de custos em projetos. 2021. 32. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Faculdade Pitágoras, São Luís, 2021.

RESUMO

O sucesso de um projeto depende de vários processos que são planejados, determinados e controlados através da gestão de projetos. Entre as diversas áreas de conhecimento que compõem a gestão de projetos está o gerenciamento dos custos do projeto, que é a área responsável por planejar o gerenciamento dos custos, estimar os custos, determinar o orçamento e controlar os custos do projeto. O gerenciamento de custos quando bem elaborado e executado garante que as outras fases da gestão de projetos sejam concluídas com mais facilidade, fazendo com que o projeto seja finalizado e produza os resultados e benefícios esperados. Para demonstrar a relevância do gerenciamento de custos em projetos foram feitas pesquisas em livros, artigos científicos, teses e dissertações que foram selecionados através de uma busca em bibliotecas físicas e virtuais, sendo que as obras utilizadas nesse trabalho são dos últimos vinte anos. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica, classificado como uma pesquisa qualitativa e descritiva, que objetivou a revisão das literaturas disponíveis sobre gestão de projetos, a fim de conhecer a importância do gerenciamento de custos em projetos, expondo as suas contribuições. De acordo com a pesquisa bibliográfica, pode-se observar a importância do gerenciamento de custos para uma boa gestão do projeto, podendo ser aplicado em qualquer tipo de projeto e até em tarefas cotidianas das organizações.

Palavras-chave: Gestão. Projeto. Gerenciamento. Custo.


VIANA, Naigson Silva. Project management: The importance of cost management in projects. 2021. 32. Course Conclusion Paper (Graduation in Production Engineering) – Faculdade Pitágoras, São Luís, 2021.

ABSTRACT

The success of a project depends on several processes that are planned, determined and controlled through project management. Among the various areas of knowledge that make up project management is project cost management, which is the area responsible for planning cost management, estimating costs, determining the budget and controlling project costs. Cost management when well designed and executed ensures that the other phases of project management are more easily completed, making the project complete and producing the expected results and benefits. To demonstrate the relevance of cost management in projects, research was carried out on books, scientific articles, theses and dissertations that were selected through a search in physical and virtual libraries, and the works used in this work are from the last twenty years. This study is a bibliographic review, classified as a qualitative and descriptive research, which aimed to review the available literature on project management, in order to understand the importance of cost management in projects, exposing their contributions. According to the bibliographic research, it is possible to observe the importance of cost management for a good project management, being able to be applied in any type of project and even in the daily tasks of organizations.

Keywords: Management. Project. Management. Cost. 


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Contexto de iniciação do projeto        16

Figura 2 – Ciclo de vida do projeto        17

Figura 3 – Conceito gerenciamento de projetos        19

Figura 4 – Processos de gerenciamento dos custos        21

Figura 5 – Visão geral do gerenciamento dos custos do projeto        22

Figura 6 – Planejar o gerenciamento dos custos: entradas, ferramentas e técnicas, e saídas        26

Figura 7 – Estimar os custos: entradas, ferramentas e técnicas, e saídas        26

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (931 Kb)   docx (685.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com