TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Fundamentos do Gerenciamento de Projeto - Projeto Oxigênio

Por:   •  14/11/2019  •  Resenha  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

Rodrigo Vaez

Trabalho da disciplina

Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

                                         Tutor: Prof. Antônio Luís Draque Penso

BRASÍLIA - DF

2019

 

Estudo de Caso: Projeto Oxygen do Google: Os gerentes são importantes?

Referência:  GARVIN, David A.; WAGONFELD, Alison Berkley; KIND, Liz. Projeto Oxygen do Google: Os gerentes São Importantes?. USA. Harvard Business School, 313-110. 2013

O Google foi fundado por dois estudantes de doutorado de ciências da computação em 1998, eles desenvolveram um algorítimo que classificava as buscas na internet, já em 1999, conseguiram um bom investimento e levaram a sede da organização para Califórnia, onde estabeleceu uma cultura informal de trabalho que é mantida até os dias atuais, tal cultura foi criada para que haja o coleguismo e assim sejam quebradas barreiras que poderiam existir e impedir um rápido desenvolvimento e criação de ideias.

O Projeto Oxygen surgiu quando os executivos se perguntavam se gerentes são importantes para o bom funcionamento das equipes na organização. O programa criado tinha como função ajudar os funcionários a serem gerentes melhores, um estudo de anos. A organização iniciou com um numero mínimo de funcionários passando para a casa dos 35.000 em pouco mais de dez anos, divididos na sede em Califórnia-EUA e demais cidades do mundo. Notou-se que a maioria e os principais cargos eram ocupados por engenheiros, que não estavam preparados para tais funções de gerenciamento e para realizar os trabalhos burocráticos como fazer relatórios, dirigir e gerenciar grupos de pessoas.

Um fundamento do Google em relação ao gerenciamento de pessoas é a cultura informal onde as tomadas de decisões são feitas com base no consenso, com a criação de um ambiente colaborativo voltado ao consenso. O processo de seleção é bastante rigoroso e voltado para dados, com inúmeros processos para a seleção como a realização de pesquisas de currículos com indicadores fundamentais para o sucesso do funcionário na organização, avaliação de atributos como flexibilidade e iniciativa, em contra partida os pacotes de remuneração têm regalias como refeições gratuitas, salas de ginástica, vídeos games e esportes disponíveis a todo tempo, cursos gratuitos, uma cultura de campus de faculdade e transporte com ônibus confortáveis com wifi, entre outros.

O Projeto Oxygen teve esse nome escolhido porque o gerente Patel tinha o costume de nomear os trabalhos de “Projeto” e o um segundo nome tirado da tabela periódica, porém inicialmente este projeto teria o nome de “Projeto Gerente”, mas foi substituído por “Projeto Oxigênio” porque para Patel e sua equipe ter um bom gerente é essencial como respirar. O inicio da pesquisa foi um levantamento de dados de ex-funcionários onde foi verificado se entre os motivos da saída existia problemas relacionados com o gerenciamento e assim, descobriram que por mais que os dados fossem poucos – existe uma baixa taxa de rotatividade – existia uma relação entre ambos, mas não poderiam usar tais dados para toda a organização. Sendo assim, foi examinadas informações de avaliações em uma combinação Googlegeist e resultados de avaliações de desempenho.  Essa analise teve como resultado que as equipes que possuíam gerentes com notas altas tinham melhores desempenhos, assim chegou à conclusão que os gerentes que se importam e fazem um bom trabalho com as equipes aumentando o desempenho de toda a equipe. Com base nisso chegou-se a outro questionamento: “O que os melhores gerentes fazem?” e assim foi para mais uma parte da pesquisa onde foi realizado questionários, análises de dados dos  indicados para o Prêmio Grande Gerente,  análise de comentários e de revisões de desempenho. Após esse processo chegou-se a identificação de oito comportamentos comuns nos mais bem avaliados gerentes, entre eles estão: ser um bom instrutor, expressar interesse pelo sucesso e bem estar dos membros da equipe, ajudar os membros da equipe com o desenvolvimento da carreira e ser um bom comunicador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com