TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de recursos hídricos

Artigo: Gestão de recursos hídricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 4

Título: Gestão de comuns

INTRODUÇÃO

A ausência de água poderia ser modificada em determinadas regiões, por intermédio de uma gestão integrada dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Para um ativo gerenciamento dos recursos hídricos, principalmente quando e emergencial como no caso das secas, deve-se ter atenção à utilização das fontes de abastecimento de água subterrânea, por isso esse recurso torna-se significativo no suprimento hídrico da população e dos rebanhos. As secas são causadas por uma extrema irregularidade das chuvas, no tempo e no espaço. No período de seca, a ausência da água causa um travamento ao desenvolvimento socioeconômico e a existência da população. As circunstâncias das secas e seus efeitos catastróficos são muitos conhecidos e voltam aos primórdios da história do Brasil.

METODOLOGIA

A comunidade Lagoa de Fora, localizada no município de São Pedro, sofre constantemente com a falta de água na região. Não existe água encanada e sim tubulações prontas para receber a água e distribuir para as casas, mas segundo a CAERN, falta apenas a COSERN efetivar a ligação da energia para as bombas começarem seus trabalhos. Hoje a população recebe água através de um projeto realizado pela prefeitura, onde há distribuição de água frequentemente. Nesse projeto, cada família tem direito a pegar em dias alternados, uma certa quantidade de água. Há uma variação de fonte de abastecimento de água de cada família: algumas são abastecidas pela prefeitura e outras pelo chafariz, onde pagam uma taxa simbólica. A água recebida é utilizada por todos em casa e utilizada para todos os fins, como cozinhar, tomar banho, lavar roupa e até mesmo para beber. A água fornecida não atende suficientemente as necessidades das famílias da região, é preciso economizar água e quando falta, comprar de caminhão pipa ou tentar conseguir em casa de parentes.

RESULTADOS

Na investigação do processo de fornecimento da água nas residências, serão investigadas as variáveis: se a água é suficiente para atender a família, se a cisterna recebe água de carro pipa, fonte da água do carro pipa, existência de problemas decorrido da falta de água na região, os principais problemas enfrentados por causa da falta de água, o uso mais frequente da água, onde o individuo pega a água que bebe, lava e cozinha, qual a distancia percorrida para pegar água antes da cisterna, qual o tempo gasto para pegar a água, de que forma ocorre o abastecimento da água, se pagam pela água que recebe, se existe outro lugar para pegar água, quanto tempo é gasto até o local onde se pega a água, se e constante a falta de água o dia todo em casa, quantas vezes por semana chega água em casa e quantas vezes por mês se compra água. Na segunda etapa, que busca analisar o armazenamento da água nas residências, será investigado se a residência possui caixa- d’água, se existe algum tipo de armazenamento de água para animais ou plantas em casa, como se conserva a água dentro de casa e pra que tanto se usa a água recebida. Na terceira etapa será investigados os fatores que possam influenciar na qualidade da água como: qual o sabor da água fornecida se existe algum tipo de tratamento domiciliar de água, se faz limpeza periódica da caixa-d’água, de que forma a água e tratada, como a água para beber e utilizada, qual a cor da água fornecida, se os moradores acham que a comunidade poderia fazer algo para conseguir água de melhor qualidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com