TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Global Positioning System

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

GPS – Global Positioning System

A sigla GPS é a sigla para Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global). O sistema foi criado pra fins bélicos pelo Departamento de defesa dos Estados Unidos.

É um sistema que utiliza ondas de rádio formado a partir de uma constelação de satélites e suas estações na Terra. Para utilizá-lo também é necessário um receptor, Os satélites são usados como pontos de referência. A geometria cumpre um papel fundamental no cálculo da posição de alguém na Terra. Em qualquer ponto do planeta é possível ter uma precisão de até 1 metro.

Para o funcionamento perfeito do GPS precisa de 3 seguimentos:

1. Satélite

2. Estações de gerenciamento

3. Receptor de GPS

 Estações de gerenciamento

Monitoram todo o sistema e faz a reprogramação necessária para o bom funcionamento de todo sistema, as correções e sinais de controle são transferidos de volta para o satélite, cada um dos satélites emite um sinal de rádio para um aparelho GPS que funciona como um cronometro de alta precisão.

Após obter as coordenadas do receptor, que está na superfície da Terra, relativas ao sistema ortogonal, estas são convertidas em coordenadas geográficas (latitude e longitude) e altitude (elevação) e, finalmente, mostradas ao usuário em seu aparelho GPS.

Este sistema é formado atualmente por cerda de 30 satélites que giram ao redor da terra, a uma altitude de aproximadamente 20.200 km, em um período de 11 horas e 58 minutos e em seis diferentes órbitas de modo que, observando de qualquer lugar do planeta, há sempre um mínimo de quatro satélites acima da linha do horizonte.

 Como podemos usar o GPS nas aulas de Matemática

EX.: Com coordenadas cartesianas.

As posições dos quatro satélites, no exato instante em que os sinais são emitidos para o receptor, podem ser dadas em relação a um sistema ortogonal de coordenadas. Com as coordenadas dos satélites e as distâncias de cada um ao receptor, as equações gerais das superfícies esféricas imaginárias podem ser obtidas, e resolvendo o sistema formado por estas quatro equações, encontramos as coordenadas cartesianas do ponto P onde se encontra o receptor na superfície da Terra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com