TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guru da Qualidade Deming

Por:   •  16/11/2021  •  Seminário  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

1. RESUMO

Esse trabalho é constituído de duas fazes. Uma apresentação não convencional na forma de apresentação de um vídeo abordando todo o assunto e biografia do Guru da Qualidade Deming. A segunda fase consiste da elaboração de um documento escrito, este presente relatório, abordando mais detalhadamente o tema. Nesse relatório será abordado brevemente a definição de qualidade e o desenvolvimento histórico até chegar no momento em que Deming contribui para esse assunto. Em seguida será apresentada uma breve biografia, contanto os principais eventos e fatos marcantes na vida de Deming. Então serão introduzidas as filosofias de Deming relacionadas a qualidade, produção e gerenciamento. Na sequência será abordado as duas grandes teorias propostas por Deming: os 14 pontos de Deming e o Ciclo PDCA. Para finalizar foi descrito, brevemente, o Prêmio Deming de Qualidade e as grandes frases relacionadas a esse guru.

2. INTRODUÇÃO

A busca pela Qualidade se tornou algo almejado por todas as empresas no mundo, pois é a arma mais eficaz e potente para o sucesso. Um padrão de qualidade pode ser visto em tudo que nos rodeia, podendo se referir a um produto, um processo, um serviço, etc.

A Qualidade pode ser definida como um conjunto de características de desempenho de um produto/ serviço que atende ou supera as expectativas do cliente.

A qualidade esteve presente em grande parte da história humana. Existem fatos que remetem a preocupação com qualidade desde os tempos de Hamurabi e seu código que condenava à morte qualquer construtor que construísse uma casa que desmoronasse por não ser sólida o suficiente, matando o morador (falta de qualidade...).

Porém, a percepção da necessidade de qualidade, em termos profissionais, teve início na Idades Média com surgimento das guildas (associações de profissionais como alfaiates, sapateiros, ferreiros, artesãos, comerciantes entre outros). Todos os praticantes de uma profissão em particular vivendo numa certa área eram requisitados a ingressar na guilda correspondente, e a esta instituía punições para os membros que produziam produtos de qualidade inferior. Esse sentimento de intensificou com a Revolução industrial e se consolidou durante a Primeira Guerra Mundial, quando o processo de fabricação se tornou mais complexo. Durante a Primeira Guerra também se introduziu a produção em massa e o pagamento por peça, o qual criou problemas de qualidade visto que os trabalhadores podiam agora ganhar mais dinheiro produzindo itens extras, o que por sua vez levava a passagem de produtos defeituosos para a linha de montagem.

Devido ao desperdício de material e o grande número de produtos com defeito sendo produzidos, os primeiros inspetores de qualidade em tempo integral foram introduzidos nas fábricas modernas de produção em massa norte-americanas. Estes inspetores representam o início real da inspeção de controle de qualidade. Isto também representou o começo de grandes organizações de inspeção nos anos 1920 e 1930, as quais se estruturaram separadamente da produção e eram grandes o bastante para serem administradas por superintendentes.

Com o impacto da produção em massa exigida pela II Guerra Mundial, tornou-se necessário utilizar um método mais rigoroso de controle de qualidade, o qual pode ser identificado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com