TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guru da Qualidade - Joseph Moses Juran

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

 

 

 

 

 

 

JOSEPH MOSES JURAN -

BIOGRAFIA E PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO DA QUALIDADE

 

 

 

 

Jéssica Carla Oliveira - 201249046

Júlia Moreira Santos Teixeira - 201449038

Mariana Silva Nassif Bilheiro - 201249054

Priscila Guedes Schlaucher - 201349012

Talita de Oliveira Stanciole -201649017

 

JUIZ DE FORA

2018

  1. Introdução

        Este trabalho é um estudo sobre a biografia e o legado que Joseph Moses Juran deixou para a gestão da qualidade, que lhe concedeu o título de “Guru da Qualidade”. Durante a pesquisa realizada percebeu-se que Juran criou técnicas e medidas de gestão para alcançar a qualidade, que hoje em dia serve de base para grandes empresas. Para maior detalhamento e compreensão do trabalho, o mesmo abordará além da biografia, as características da trilogia da qualidade proposta por ele, o princípio de Pareto e seu sistema de gestão conhecido como JMS.

  1. Biografia

Joseph Moses Juran nasceu em 24 de dezembro de 1904, na cidade de Braila, em Romênia. Em 1912, com 8 anos  de idade Joseph se mudou com sua família para os Estados Unidos se tornando destaque na escola por sua facilidade com fisica e matematica. Em 1920 entrou para a faculdade de Minnesota graduando-se em Engenharia Elétrica no ano de 1924. Em seguida, entrou para a companhia Western Eletric e iniciou o seu trabalho com a qualidade.

Ele ainda tornou-se Doutor em Direito, trabalhou como executivo industrial, professor e em 1950 começou seu trabalho como consultor na área de qualidade. Em 1951 lançou o seu primeiro livro o Quality Control Handbook, sobre controle de qualidade, que é referência até hoje. Em 1954, Juran recebeu um convite da JUSE (Union of Japanese Science and Engineers) para ir ao Japão lecionar em universidades japonesas e ministrar palestras e cursos para os diretores das maiores empresas do país. Junto com W.E. Deming, Juran é considerado o responsável pelo desenvolvimento extraordinário experimentado pelas indústrias japonesas após a II Guerra Mundial e o precursor dos sistemas de Gestão da Qualidade.

Dentre as contribuições de Juran estão a “Análise de Pareto” e o conceito dos “poucos vitais e muitos triviais”. Pelas suas contribuições Juran recebeu 40 prêmios de 12 países diferentes. Pelo seu desempenho no Japão, Juran foi condecorado com a “Ordem do Tesouro Sagrado”,  a mais alta honra concedida a um estrangeiro.

Em 1979, para facilitar a disseminação de suas ideias Juran fundou o Juran Institute, uma organização destinada a fornecer pesquisas e soluções pragmáticas para permitir que organizações de qualquer indústria aprendam as ferramentas e técnicas de gerenciamento de qualidade e, é hoje considerada uma das mais importantes consultorias de gestão da qualidade do mundo. Mesmo após a morte de seu idealizador, em 2008, o Instituto continua a auxiliar empresas na otimização da qualidade, além de manter acessíveis as contribuições de Joseph Juran.[pic 1]

[pic 2]

  1. Contribuições para a Gestão da Qualidade

        Joseph Juran trouxe um pensamento diferente de sua época para a interpretação da qualidade. A qualidade era vista de forma mais estatística, e Juran trouxe uma aplicação da qualidade na gestão estratégica empresarial. Segue abaixo as principais contribuições teóricas.

  1. Princípio de Pareto

        Joseph Moses Juran, criador deste princípio o nomeou em homenagem ao economista Vilfredo Pareto que observou que apenas 20% da população mais rica de seu país detinha 80% da sua riqueza. O Princípio de Pareto afirma que 80% dos resultados são produzidos por 20% das causas. Por exemplo: 80% da poluição tem origem em 20% das fábricas; 20% de seus produtos representam 80% das vendas; 20% dos empregados são responsáveis por 80% dos resultados; dentre outros. Essa teoria afirma que alguns elementos são vitais, e outros triviais.

O Princípio de Pareto é conhecido como uma Regra de Ouro no meio empresarial, visto que a estratégia por trás dele é crer no esforço seletivo, de forma a concentrar esforços apenas nas atividades que podem render um resultado apropriado. Consiste em um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas.

        Na Gestão da Qualidade, após levantar as principais causas raízes para um problema, através das frequências relativas e acumuladas, esse princípio é utilizado na seleção e priorização das atividades de forma a procurar uma razão ótima entre esforço e resultados.

  1. JMS

Como resultado de mais de 50 anos de estudos, Juran propôs um sistema da qualidade, chamado de Juran Management System (JMS), o qual iniciou na década de 50 na Toyota. Este sistema, que continuou a ser aperfeiçoado com o tempo, foi caracterizado como o primeiro a atribuir a qualidade à estratégia empresarial.

Juran caracterizou a qualidade de duas formas. A primeira delas está relacionada a satisfazer a expectativas dos clientes, que a princípio poderia aumentar os custos em função da alta qualidade, e a segunda visa a ausência de falhas, que implica em custos menores. Ele também classifica a qualidade quanto a: qualidade do projeto, suas especificações, mercado e produto; qualidade de conformidade, através da tecnologia, do gerenciamento e do potencial humano; e do serviço de campo, caracterizado pela pontualidade, competência e integridade.

Um dos objetivos de Joseph Juran também estava relacionado à mudança de cultura nas empresas, valorizando treinamentos e a educação da alta gerência das empresas.

Dessa forma, para se alcançar a qualidade Juran propôs ações como uma estruturada melhoria da qualidade, treinamentos voltados para a qualidade e o incremento do controle gerencial da qualidade dentro da empresa.

  1. A Trilogia de Juran

        Juran dividiu o processo de administração da qualidade em três etapas: planejamento, controle e melhoramento da qualidade. Foi através de seu estudo e perspectiva que a qualidade passou a ser conceituada pela satisfação do cliente resultante do desempenho do produto e acabou ganhando grande importância empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com