TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HIGIENE DO TRABALHO – FATORES BIOLÓGICOS.

Por:   •  4/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 12

UCAM

Curso: Especialização Engenharia de Segurança do Trabalho – EST.

Disciplina: HIGIENE DO TRABALHO – FATORES BIOLÓGICOS.

Responsável: Paulo Rogério Albuquerque de Oliveira

Contatos: 61 91491050 – paulorog1966@gmail.com

Tarefa 4.1 – (5 pontos)

Vídeos

Vídeo 1: Riscos Biológicos – Professora Celina Fiorelli de Oliveira.

Este vídeo fala sobre a NR 15 – Atividades e operações Insalubres, menciona sobre os riscos biológicos segundo a NR 9 – Programa de prevenção de riscos ambientais, fala sobre os profissionais da área da saúde que estão sempre em contato com discos biológicos.

Comenta sobre os fungos, bactérias, vírus e protozoários que estão sempre presentes no ambiente de saúde, indica sobre o uso dos EPIs corretos para cada aplicação.

O vídeo também mostra alguns testes com placas com determinados resíduos que continham bactérias e foram aquecidas a 35°C por uma semana e depois foram colocadas em geladeira, demonstrando o aumento destas bactérias e fungos.

Este vídeo explica como a avaliação dos riscos biológicos são importantes, deve-se identificar os agentes e a possibilidade de os mesmos causar danos à saúde.

Comenta-se sobre a Virulência que é a taxa de fatalidade do agravo que vai ocasionar morte ou incapacidade no colaborador.

Fala-se também sobre a Estabilidade que é a capacidade que um agente tem de permanecer vivo sobre o meio ambiente ou em uma superfície, o contato com este agente pode ocasionar um risco à saúde do colaborados (pessoas).

Este vídeo também menciona sobra a NR 32 – Segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde,  estabelece como manusear os equipamentos de saúde com segurança e como realizar os descartes de resíduos de saúde, fala-se sobrea as medidas que deve-se tomar para evitar acidentes biológicos, como: mantes a Higiene pessoal, higiene local e dos equipamentos de trabalho, utilizar os EPIs corretos, operar os equipamentos com prudência, tomar as devidas vacinas, esterilizar bem os equipamentos e controlar bem a saúde ocupacional, isso tudo valido para os trabalhadores do setor de saúde.

O vídeo monstra um estudo que diz que 41% dos acidentes com material biológico ocorrem após o uso e antes dos descartes dos materiais contaminados, 39% ocorrem durante o uso e 16% ocorrem depois do descarte. Estes acidentes que ocorrem após o descarte nos levam a crer que os resíduos (materiais e equipamentos) não estão sendo descartados corretamente, portanto temos que rever o cumprimento da legislação para descartes de resíduos de saúde para que não aconteça acidentes.

Segundo o vídeo 80% dos acidentes ocorrem por causa de falhas dos profissionais da saúde que não estão cumprindo corretamente as regras.

O vídeo também comenta sobre a responsabilidade dos técnicos de segurança junto com o SESMET eles devem conhecer os setores e as atividades onde serão encontrados os riscos biológicos, devem também levantar os riscos diretos e indiretos nas quais os funcionários estão expostos e verificar se pode haver exposição acidental ou não a estes riscos e também se o nível de exposição poderá em algum momento estar acima dos limites estabelecidos pela NR 15.

Caso o técnico de segurança verifique que há possibilidade de exposição acidental ou o limite estiver sendo excedido precisa-se determinar ações de controle e prevenção dos riscos biológicos. Estas ações podem ser aplicando treinamento, determinando o uso de EPIs e EPCs, adoção de dispositivos de contenção dos riscos, e até mesmo plano de evacuação do local se o risco tomar grandes proporções. Estas ações devem ser controladas permanentemente.

Vídeo 2: Acidentes Biológicos na área da saúde.

        Este vídeo nos fala sobre algumas possíveis perguntas que podemos fazer para nós mesmos e principalmente para os profissionais da saúde que certamente todos nós temos na família, sobre o que leva um colaborador a se acidentar.

        Seria negligencia, falta de conhecimento dos riscos, imprudência ou imperícia, estresse, sobrecarga de trabalho, múltipla jornada, falta de EPIs, reencapes de agulhas, podemos dizer que todas estas perguntas e talvez muitas outras são causas de acidentes de colaboradores da saúde.

        O vídeo também nos mostra em porcentagens as possibilidades de se contaminar-se com os materiais biológicos:         - HIV: 0,3% exposição percutânea e 0,09% exposição mucosa;

                - Hepatite B: 30%

                - Hepatite C: 1,8%

        Este vídeo menciona que no Brasil existe milhões de pessoas infectadas com estas doenças e que muitas dessas pessoas são trabalhadores da área da saúde que se contaminam durante o trabalho com contato com estes materiais biológicos.

        O vídeo finaliza mostrando depoimentos tristes de profissionais da área da saúde que se contaminaram no trabalho tendo contato com estes agentes (materiais) biológicos e completa dizendo que o trabalho além de trazer satisfação, riqueza, bens materiais, também pode trazer doenças e até mesmo a morte. Este vídeo é um grande alerta importante aos profissionais da saúde, que devem se cuidar bastante.

Vídeo 3: Riscos Biológicos – Lis Salles Guerra – Enfermeira do Trabalho.

        Este vídeo trata novamente dos riscos biológicos agora comentado por uma enfermeira do trabalho. Ela relaciona estes riscos biológicos como sendo as bactérias, vírus, fungos, parasitas e bacilos, também define riscos biológicos como sendo aqueles que tem como fonte os organismos biológicos presentes em materiais orgânicos e nas precárias condições sanitárias nos locais de trabalho.

Segundo a enfermeira todos os seres vivos e todas as substancia derivadas desses seres vivos são consideradas contaminantes biológicos e estão presentes nos locais de trabalho e podem causar efeitos danosos à saúde dos trabalhadores.

A enfermeira do trabalho fala sobre alguns tópicos da NR 32, agentes biológicos, microrganismos, parasitas e toxinas.

O vídeo é bastante focado na NR 32, onde é comentado sobre a identificação dos riscos biológicos mais prováveis em função da característica do serviço de saúde e seus setores.

É tratado também sobre a avaliação do local de trabalho e do trabalhador, é comentado que se deve sempre abrir a CAT quando ocorrer um acidente de trabalho envolvendo riscos biológicos. O vídeo comenta sobre como higienizar as mãos nos ambientes de trabalho, como lidar com os quartos e enfermarias quando se tem pacientes com doenças infectocontagiosas, mostra que se deve sempre utilizar os EPIs corretos. O mesmo também cita diversas tópicos da NR 32 que demonstra como se deve trabalhar em ambientes da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com