TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FATORES DA APRENDIZAGEM

Por:   •  26/1/2021  •  Artigo  •  4.503 Palavras (19 Páginas)  •  1.414 Visualizações

Página 1 de 19

Trabalho: fp087 Fatores de Aprendizagem

Nome e sobrenome do estudante: Denise Meire de Morais Lopes

Código: BRFPMME3517415

Curso: Mestrado em Educação com Especialização em Organização e Gestão de Centros Educativos.

Grupo: 83

Data: 31/10/2020

Introdução

O presente trabalho consiste em abordar a Aprendizagem Significativa e suas características mediante uma planificação de uma aula no 9º ano do Ensino Fundamental II em uma escola denominada E.M.E.F. Oneide Alves Pinheiro no Município de Nova Timboteua no Estado do Pará.   Foram consideradas as características: seleção e organização dos conteúdos, bem como a valorização de conhecimentos prévios dos alunos, através de mapas mentais e utilização de recursos tecnológicos.

Durante a pesquisa sobre a disciplina Fatores de Aprendizagens observamos que cada indivíduo possui estilos de aprendizagem distintas, por vezes, dependendo do conteúdo estilos parecidos. Contudo não podemos definir e nem classificar nossos alunos a partir destes modelos, mas trazer contribuições através do desdobramento do processo de avaliações quanto a melhor maneira de ajudar nossos alunos.

Pelizzari et al (2002) afirma que existe duas condições necessárias para haver aprendizagem significativa. Primeiro a disposição do aprendiz para aprender e o segundo que o conteúdo a ser aprendido seja lógico e psicológico, ou seja, ter uma experiência pessoal.

De acordo com Moreira (2011), a aprendizagem significativa acontece por meio da interação entre as novas informações apreendidas e os conhecimentos prévios do aprendiz, a partir de uma relação não-arbitrária e substantiva. E a partir dessa relação não-arbitrária e não-literal, seja por uma nova informação ou as utilizadas como base, podem se modificar na construção de novos significados e, consequentemente, adquirem maior estabilidade. Ainda Moreira (2011), afirma que tais práticas devem ser priorizadas nas escolas para propiciar atividades confrontantes e desafiadoras, para que os alunos sejam protagonistas ativos no processo de aprendizagem que os envolvem.

Ao analisarmos as aptidões quanto à predisposição durante a aprendizagem como ativar, conduzir e manter esses aspectos durante uma aula, enfatizamos qual o Tipo de aprendizagem que possui mais precisão nas dimensões cognitivas e psicoemocionais equivalentes a um ensino significativo sendo possível observar que a Aprendizagem Significativa possui essa equivalência.

Além das características da Aprendizagem significativa, é possível constatar no planejamento de aula, as considerações visíveis de competências das quais necessariamente deverão ser observadas e consideradas para que ocorra melhor ensino e aprendizagem dentro da proposta estudada.

 Ao realizar o planejamento da aula do 9º ano do Ensino Fundamental II foram trabalhadas as competências e habilidades contempladas no documento curricular do estado do Pará, também foram consideradas as seguintes Competências:

1.Conhecimento;

 2.Pensamento científico, crítico e criativo;

3. Competência;

 4.Comunicação;

 5.Cultura digital;

 6.Trabalho e projeto de vida;

 7.Argumentação;

 8.Autoconhecimento e autocuidado;

 9.Empatia e cooperação e a competência;

 10.Responsabilidade e cidadania.

Os eixos contemplados no plano de aula do documento curricular segundo a (Base Nacional Comum Curricular) foram os eixos Espaço Tempo e suas transformações com o sub eixo:

 1. Interação e reconhecimento de elementos comunicativos existentes no ambiente social manifestados por meio das linguagens e Objetivo de aprendizagem;

 1.1 Atuar na comunidade em que vive (família, escola e comunidade) sobre assunto/temas atuais, contribuindo na constituição do espaço/tempo social.

No plano de aula foi estruturada uma das características de Aprendizagem Significativa que é a valorização do conhecimento de mundo do indivíduo, que para Ausubel (1918-2008), partindo de um modelo de aprendizagem construtivista em que os indivíduos utilizam seus próprios conhecimentos a partir das experiências vividas para construção de novos saberes.

As escolhas dos métodos de ensino também foram consideradas a promoção de novos conhecimentos a partir de mapas mentais, recursos como o uso de plataformas digitais entre outros. Quanto às formas de avaliações, foi utilizada a avaliação formativa, que tem como propósito informar ao professor e aluno sobre os resultados da aprendizagem durante as atividades escolares e possibilita a reformulação no mesmo e assegurar o alcance dos objetivos consolidando a aprendizagem.

O propósito da avaliação cooperativa nessa proposta de aula é estimular o aluno a coletar evidências concretas de trabalhos e proporcionar condições para que analise, juntamente com o grupo, como os objetivos de aperfeiçoar a uma convivência com democracia na turma. Vejamos, a partir do plano de aula, os aspectos de Aprendizagem Significativa na construção de conhecimento.

Os objetivos pretendidos tem como base:

- Fazer diagnóstico com base no conhecimento do aluno;

- Proferir o processo de conhecimento para que memorize a ação da aprendizagem significativa;

- Expansão das competências emocionais para impulsioná-los a aplicar seus conhecimentos no seu cotidiano.

2. Conceito de Aprendizagem Significativa

A teoria de David Ausubel (1918-2008) propõe que a aprendizagem acontece a partir dos conhecimentos prévios sobre o que se propõem a ensinar ou as experiências vividas pelo aluno. A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado ao conhecimento do aluno e, ao mesmo, adquire significado a partir da relação com seu conhecimento prévio. Ao contrário, ela poderá se tornar mecânica ou repetitiva. Quando ocorre essa inter-relação das informações ocorre também a incorporação e atribuição de significado, e o novo conteúdo passa a ser armazenado nas estruturas cognitivas.

Ainda Ausubel (1918- 2008) afirma que quando o conteúdo escolar não é incorporado ao que o aluno já conhece previamente ocorre o que ele chama de aprendizagem mecânica, ou seja, quando não interagimos com o conhecimento de mundo do aluno, ao que existe nas estruturas cognitivas aos conceitos relevantes do conteúdo, acaba-se mecanizando o processo de aprendizagem, assim o aluno decora, mas após a avaliação esquece o que estudou.

Para obtermos uma aprendizagem significativa o aluno também precisa ter uma disposição para aprender, caso o aluno queira memorizar o conteúdo literalmente a aprendizagem será mecânica.  Na aprendizagem significativa o conteúdo escolar a ser ensinado tem que ser potencialmente e psicologicamente significativo e não-arbitrário, ou seja, a interação não é com qualquer ideia prévia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (391.5 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com