TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial

Por:   •  3/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância


Disciplina:
Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial

Curso: Ciências aeronáuticas

Professor: Anderson da Silveira        

Nome do aluno: Kleiton Soares Montenegro

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Um dos efeitos da altitude no corpo humano são os disbarismos. Qual é a Lei da física explica esse fenômeno e quais seus efeitos no corpo humano? Cite 2 exemplos de quadros ocasionados pelo efeito dos disbarismos. (2,5 pontos) 

Os disbarismos são causados pela expansão ou compactação de um gás no corpo humano. Em elevadas altitudes a pressão tende a diminuir em decorrência da diminuição da “força gravitacional”, com isso, de acordo com a lei de Boyle-Mariotte, gases em temperatura constante tem volume inversamente proporcional a pressão. Pode ocasionar dores, tonteiras, diminuição da audição, entre outros. Alguns exemplos de disbarismos, temos a  barotite média que atinge o ouvido, causando dor, tonteira, vertigem e sensação de plenitude auricular e a aerodontalgia, que provoca dor intensa, costumando ser incapacitante.

 

2) Imagine a seguinte situação: um pouco antes de decolar, você é um instrutor de voo e percebe que seu aluno está com sinais de um resfriado (tosse seca, coriza). Ao comentar a situação com ele, ele diz que não há problemas porque no caminho passou na farmácia (automedicação), comprou e tomou um analgésico associado a um descongestionante.

Qual o problema dessa situação? (2,5 pontos)

Voar com resfriado tende a facilitar casos de barotite média e barossinusite, sendo aconselhado ficar no mínimo 2 dias afastado. O uso de descongestionantes é altamente contraindicado e somente deverá ser usado como último recurso, sendo necessária uma avaliação médica após o pouso, para a avaliação de danos causados.

3) Como síntese dos estudos dos tópicos 1 e 2, elabore um texto de no mínimo 40 linhas, que contenha os seguintes itens:

  1. Os impactos do ambiente aéreo sobre o organismo humano;
  2. Apresente um tipo de doença ou transtornos relacionado à atividade área;
  3. Utilize pelo menos uma ilustração (busque na internet alguma imagem) que ajude a explicar o transtorno ou doença abordado no seu texto. Lembre-se de citar a fonte da imagem. (5,0 pontos)


A avaliação desta questão será realizada com base no domínio na abordagem do conteúdo, respeito aos padrões das normas da ABNT e escrita em linguagem acadêmica, observando os critérios de precisão, clareza, objetividade.

R:

Os efeitos que o ambiente aéreo tem sobre o corpo humano são variados, e só aumentam com a elevação da altitude. O ser humano não é biologicamente adaptado para voar e com isso diversas doenças e transtornos podem ser adquiridos quando se voa. O disbarismo é uma das principais doenças que ocorrem no ambiente aéreo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (381.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com