TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA DO TRABALHO: FATORES GERADORES DE ACIDENTES NO TRABALHO

Por:   •  15/5/2018  •  Artigo  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 11

SEGURANÇA DO TRABALHO: FATORES GERADORES DE ACIDENTES NO TRABALHO

HEVELLIN BARDELLA MARTINS,

JULIETI FERREIRA BIAZATTI

Pós-graduação em Segurança do Trabalho.

Engenheira Florestal, Secretaria do Estado de Agricultura - SEAGRI, hevellin_89@hotmail.com

Arquiteta e Urbanista, Secretaria Municipal Planejamento - SEMPLAN, ju_biazatti@hotmail.com

RESUMO - O artigo pretende apresentar o trabalho e a integração da gestão da segurança e da saúde no trabalho, apontando os fatores geradores de acidentes no trabalho. O tema foi desenvolvido a partir do numero de acidentes no trabalho apresentado pelas pesquisas realizadas pela mídia. O trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica a respeito do assunto, passando por uma abordagem sobre os meios de realizar de forma segura cada uma das funções designadas, e acima de tudo o comprometimento do trabalhador, que junto com a política da organização, é diretamente responsável por se conseguir bons resultados na segurança no trabalho.

PALAVRAS – CHAVE: acidente, prevenção, segurança, conscientização.

INTRODUÇÃO

        O artigo tem como objetivo descrever os fatores geradores de acidentes no trabalho, pois as crescentes e rápidas transformações, os impulsos tecnológicos e a globalização nos trazem desafios constantes, como, a necessidade de ser competitivos, os inúmeros desequilíbrios relacionados direta e indiretamente com as atuais condições de trabalho e de vida. Sendo assim, estamos abordando os fatores que causam estes acidentes de trabalho, temos um índice muito preocupante no Brasil onde só as causas naturais matam mais que os acidentes de trabalho, faltando então à prevenção e treinamento para que tais acidentes não ocorram.

        A escolha pelo tema é a preocupação justamente com o grande índice de acidentes fatais de trabalho. Averiguar as razões para explicar o elevado número de ocorrências dos acidentes, as quais são as mais diversas, envolvendo falhas nos projetos dos sistemas de trabalho, dos equipamentos, das ferramentas, deficiência nos processos de manutenção dos diversos elementos componentes do trabalho. Temos como objetivo, levar prevenção e alarmar sobre esses índices altíssimos, como também fixar o quanto é de suma importância a prevenção. Afinal, não é algo que se coloca em discussão hoje, há muito tempo estudiosos e teóricos como Freud (1948) e Adler (1941) já discutiam as características de “personalidade” envolvidas na produção das fatalidades. O ser humano é falho e por isso a prevenção é muito mais importante do que tomar providencias com o depois.

        O presente trabalho teve como objetivo descrever os fatores geradores de acidentes no trabalho, pois o acidente de trabalho é um fato indesejado que traz prejuízos aos trabalhadores, aos empresários, às suas famílias. Entre as entidades organizadas que atuam diretamente na produção tem por responsabilidade promover a prevenção, as empresas e os sindicatos, podem e devem interferir na diminuição das ocorrências de acidentes de trabalho. Então, através deste estudo, buscamos enfatizar que um ambiente livre de acidentes se dá a partir de uma mudança de comportamento da empresa e de seus trabalhadores.

DESENVOLVIMENTO

A primeira providencia a ser tomada pela empresa deve se investir na segurança do trabalho, aumentando o grau de conscientização dos colaboradores. Realizar os treinamentos de segurança é de suma importância para melhorar a convivência entre eles. Sabemos que há vários fatores que geram os acidentes de trabalho dentro de um ambiente de trabalho, porém, o fato de nunca ter ocorrido um acidente não significa que nunca vai acontecer.

Dessa maneira, é de suma importância o treinamento no qual os funcionários e a diretoria. E se essa diretoria não estiver envolvida e engajada com a segurança do trabalho, a empresa ficará sem coordenação, perdendo todo o progresso já obtido, caindo essa segurança em poucos meses, pois, sabemos que o aprendizado deve ser constante. É muito importante manter a mente aberta, dialogar com os funcionários, com o pessoal da área de segurança, participar do processo de aprendizagem.

Assim, ao longo da evolução dos anos, cada vez mais, a preocupação com o bem estar e com a integridade física dos colaboradores passou a ser um elemento de destaque na gestão de um negócio. Desenvolveu-se um entendimento de que as pessoas envolvidas no trabalho são o bem mais valioso para uma atividade bem feita que proporciona tornar uma organização competitiva e bem sucedida comercial e socialmente. (DINIZ, 2005, p. 88).

        Dessa forma, as empresas devem colocar a saúde e a segurança de seus colaboradores como prioridade, várias táticas e procedimentos têm sido praticados com resultados positivos na redução dos acidentes de trabalho, um ambiente onde todos estejam motivados para se obter o êxito em segurança, precisa ser desenvolvido nos colaboradores um conceito no qual permanece a preocupação não só com as atitudes tomadas pelos colaboradores, mas também com as consequências que possa surgir com essas atitudes. Mas, em contra partida temos os fatores que às vezes passam despercebidos, causando os acidentes de trabalho.

  1. A ORIGEM DAS OCORRÊNCIAS E O QUE ESTÁ POR VIR

        Para pegar o foco do assunto segurança do trabalho, é necessário que voltemos há um tempo para entender brevemente alguns pontos do processo histórico da prevenção em nosso país. Podemos colocar que a prevenção de acidentes no Brasil é ainda uma adolescente, nascida de uma união forçada e crescida a gosto dos momentos, e seguiu viva pelos seus próprios instintos e de certa maneira protegida por algumas leis. Não nasceu do amor, do interesse das partes, mas mesmo assim trilhou um caminho com resultados muito interessantes (PALASIO, 2003, p. 94).

        Incluso no processo histórico, 20, 30 ou 40 anos não significam relativamente nada. Para que se entenda a verdade, deixamos uma pergunta: se não existisse a determinação legal do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e das Normas Regulamentadoras (NR) como estariam à segurança e a saúde no Brasil nos dias atuais? Assim, é dessa maneira que as coisas vêm sendo dirigidas. O ponto da prevenção de acidentes não recebe a devida atenção que deveria. Vivemos em uma sociedade na qual os direitos são sinônimos de conquistas e deveres são só deveres a serem cumpridos mesmo, tudo é um tanto quanto continuo, pois, o burlar tornou-se uma espécie de lei, e as formas cheias de glamour tornou esse passar por cima das leis em licito, o que é claramente e completamente ilícito. Assim, a sociedade vive um caos em varias áreas, como na saúde, na segurança publica, na habitação, na educação - e ao mesmo tempo emerge uma sensação institucionalizada de que isso é a normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com