TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA BEM SUCEDIDA NA APLICAÇÃO DO DIGITAL TWIN NA PERFURAÇÃO DE POÇOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Por:   •  13/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRIA BEM SUCEDIDA NA APLICAÇÃO DO DIGITAL TWIN NA PERFURAÇÃO DE POÇOS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

MAYANI, M .1; SVENDSEN, M .2; OEDEGAARD, I. 3.

Noruega (2018)

Higor Leonardo Mota Cerdeira - 21553765

        O objetivo do artigo é apresentar a utilização do Digital Twin em operações de perfuração, nas etapas de planejamento, engenharia, treinamento e suporte operacional. Essa técnica consiste em uma réplica digital que contém informações dos equipamentos, incluindo descrição física, instrumentação, dados e históricos, correlacionando o mundo digital ao mundo físico.

        Criado a partir de modelos matemáticos, o Digital Twin fornece informações em tempo real, podendo usar um modelo de simulação de componentes de um sistema submarino, incluindo BOP, tiebacks, risers, manifolds, entre outros, simulando desde um poço e seus equipamentos até um campo petrolífero inteiro.

        Esse modelo auxilia as empresas a entender e determinar o desempenho, o comportamento e os problemas de diferentes produtos e processos, designando as melhores ferramentas, usando a representação digital dinâmica. Também ajuda a prevenir o tempo de inatividade e alertar com antecedência, auxiliando no planejamento de operação, reduzindo os custos consequentemente.

Figura 1 – Plataforma de Perfuração e seu Digital Twin

[pic 4]

Fonte: Mayani et al. (2018)

Aplicado à Engenharia de Poços, o uso do Digital Twin é denominado como eDrilling e é utilizado em operações em tempo real para detectar eventos ou problemas na operação automaticamente, para poder lidar com possíveis riscos com antecedência. Com isso, as empresas operam primeiramente em poços digitais e depois aplicam em operações reais.

As principais empresas referência no eDrilling:

  1. Sekal: Empresa norueguesa, possuem dois softwares principais (DrillTronics e DrillScence), que monitora e avalia as operações de perfuração;
  2. Halliburton: Usa essa técnica para construir a representação da condição atual do poço de perfuração, pode prever o que está acontecendo na sonda, chamado de DecisionSpace®.

Figura 2 – Aplicação do eDrilling

[pic 5]

Fonte: Mayani et al. (2018)

Os primeiros poços usando o eDrilling foram perfurados no campo Ekofisk, na Noruega, em 2008, desempenhando um papel importante na interação da plataforma física, com seus equivalente virtual em tempo real, permitindo que operadores monitorem a funcionalidade e o desempenho dos equipamentos e descubram os problemas, além de prever as condições futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (271.4 Kb)   docx (278.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com