TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DO PROJETO DA LINHA VERDE

Por:   •  14/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 8

MARCIO JOSE DA SILVA

HISTÓRICO DO PROJETO DA LINHA VERDE

Trabalho de resumo acadêmico, apresentado à disciplina de Gestão Ambiental, para obtenção de nota parcial no º período do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Opet.

            Professor: Claudio Bilyk

CURITIBA

Junho/2017

HISTÓRICO DO PROJETO DA LINHA VERDE

1Márcio José da Silva

O Relatório de Impacto Ambiental da Operação Urbana Consorciada Linha Verde foi feito com o objetivo de apresentar à população os resultados obtidos com o Estudo de Impacto Ambiental para a implantação do empreendimento.

O RIMA é um documento que deve estar disponível para toda a população  apresentando um resumo dos resultados alcançados com os estudos dos meios físico, biótico e socioeconômico, mostrando quais serão os impactos relacionados  à implantação da Linha Verde e os programas ambientais que serão executados para diminuir impactos negativos  e potencializar os impactos positivos.

O EIA é um documento grande e complexo, onde constam informações técnicas para justificar a implantação de uma obra de grandes dimensões, que vai impactar em todo o meio ambiente, e o órgão competente vai analisar a possível viabilidade da  implantação do empreendimento.

Durante o processo de licenciamento ambiental para a construção da Linha Verde são realizadas audiências públicas onde a população deve participar, juntamente com representantes do governo, do empreendedor e pela equipe responsável pela elaboração do EIA/RIMA. Nestas audiências o projeto é apresentado pra sociedade que deve debater visando a viabilidade de implantação da Operação Urbana Consorciada Linha Verde.

Curitiba foi fundada em 29 de março de 1693 com o nome de Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba e se tornou simplesmente Curitiba em 1698. Em 1842 virou cidade e em 19 de dezembro de 1853 virou capital do Paraná, quando este se separou da Quinta Comarca de são Paulo.

As primeiras influências na região foram dos índios, quando no século 17 foi colonizado pelos portugueses  e  começaram a s  influências europeias. No século 18 veio a influência dos tropeiros, condutores de gado que levavam seus animais do Rio Grande do Sul para São Paulo, quando abriram caminhos, criaram vilas, trouxeram seus hábitos e estimularam o comércio.

No século 19 vieram muitos imigrantes europeus, alemães, poloneses, italianos e ucranianos, transformando a cultura local expressa em usos e costumes, arquitetura, dança, música, gastronomia e artesanato.

Curitiba é a capital do Paraná, onde ocupa uma área de 432,17 Km², situada no Primeiro Planalto Paranaense a uma altura de 935 metros, e possui 1.751.907 habitantes, segundo o Censo 2010 do IBGE, divididos por 75 bairros. É a principal cidade da região metropolitana, formada por 26 municípios.

O objetivo da Linha Verde é transformar a antiga BR-116 em uma avenida urbana, integrando os bairros da cidade, e modernizar o sistema de transportes públicos, ampliando seu acesso, principalmente nas regiões norte, centro e sul, preservando o meio ambiente.

Os objetivos específicos para a Linha Verde são: Reduzir a carga sobre o Eixo Estrutural Norte-sul; Aumentar o alcance do sistema de transporte público; Modernizar a frota de ônibus utilizando biocombustível; Implementar estações de ônibus a cada 1 Km e três terminais; Reduzir o tempo das viagens; Aumentar a segurança para os pedestres com a instalação de iluminação pública e sinalização; Melhorar a segurança; Construir ciclovias e calçadas; Construir um boulevard ao longo do eixo, usando espécies nativas; Recuperação de três parques urbanos existentes;  Promover  equidade social  promovendo a melhoria do desempenho dos modos de transporte; Aperfeiçoar os meios de transporte mais usados pela população de menor renda, o transporte público e o não motorizado, reduzindo os  congestionamentos, a poluição ambiental e os acidentes de trânsito.

No que se refere ao sistema de transporte ele será traçado esquemático das linhas de transporte propostas e a localização das estações de embarque e desembarque. As canaletas são para o uso exclusivo do transporte público e as estações ficam 1 km uma da outra.

Quanto ao sistema trinário é composto por uma via central, com canaleta exclusiva para o transporte coletivo. Duas vias marginais, com três faixas de circulação cada, uma em cada sentido. Duas vias locais com uma faixa de circulação e área de estacionamento. Cruzamentos com semáforos e passarelas para a travessia de pedestres.

No que tange, ao zoneamento e uso do solo essa proposta de adensamento incentiva o uso misto da região e os polos de desenvolvimento.

Ainda, em relação a proposta para preservação do meio ambiente  envolve a utilização de biocombustível,  estações providas de mecanismo de coleta, armazenamento e reuso da água da chuva, uso eficiente da iluminação pública, parque linear, plantio de árvores e 22 km de ciclovias.

Salienta, que os trechos de implantação da Linha Verde foi dividida em quatro trechos. O primeiro trecho foi dividido em dois lotes e finalizado em 2009. O segundo trecho foi dividido em quatro lotes, sendo que o primeiro lote começou as obras em 2011. Os trechos 3 e 4 são um prolongamento até o Contorno Sul, sendo que o trecho 3 já está sendo executado.

Nessa sequência evidencia-se a área de Influência Indireta, que até meados do século passado, a cobertura vegetal da região de Curitiba era toda coberta por uma vegetação natural da Floresta Atlântica. Assim, a paisagem do município foi aos pouco alterada pelo crescimento da cidade e pela atividade agropecuária no entorno da cidade.

Hoje existem poucas áreas com mata virgem que podem ser encontradas nos 33 parques e bosques existentes na cidade. Nestas áreas verdes podemos encontrar uma grande diversidade de espécies florísticas naturais e exóticas, plantadas pela administração do município e pela própria população.

Ainda, retrata a área de Influência Direta que é uma área diretamente afetada, na maioria dos locais a vegetação sofre certa mudança em suas características naturais na AID e na ADA em função da expansão da cidade em sua maioria, os exemplares encontrados são nativos, restos da floresta natural da região, e exóticos, vegetação plantada para a arborização da cidade e facilmente  encontrada nestas áreas, plantadas pela prefeitura e pela própria população. Não foram encontradas áreas com vegetação que não tenham sofrido alguma modificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com