TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Business Case Reciclagem Lixo Linha Verde

Por:   •  1/10/2023  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projeto – 0223 - 7

Professor: Alexandre Caramelo Pinto

Nome da rubrica: #ATIVIDADE INDIVIDUAL - PGO e MBA - 2022_V3

Elaborado por: Carlos Magno Rodrigues Vasques

Tarefa 1a: Apresentação de um Business Case simplificado de um projeto

Prazo de entrega: 19/03/23 às 23h59

Revisado por:

Controle de versão:

Data:

Carlos Magno R Vasques

00

17/03/23

Carlos Magno R Vasques

01

19/03/23

BUSINESS CASE

PROJETO: Implementação de uma unidade de gestão para logística reversa de eletrônicos na cidade de Volta Redonda e região – Projeto ELETRÔNICO VERDE VR

 

  1. Motivadores do projeto

Em pesquisa recente realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), destaca que apenas 3% do lixo eletrônico é descartado de forma correta na América Latina e os outros 97% não são monitorados. Ainda de acordo com a pesquisa, somente o Brasil descartou mais de 2 milhões de toneladas e é o quinto maior produtor mundial de lixo eletrônico. (1)

Mesmo diante dessa realidade o descarte de lixo eletrônico é definido por lei no Brasil desde 1998 pela lei nº 9.605/98 – lei de crimes ambientais. No ano de 2010, a Lei nº 12.305/2010 regulamentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos alterando a lei nº 9.605/98 dando outras providências, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos com as responsabilidades dos geradores e do poder público.

Além de outras providências a lei implementou alterações no descarte do lixo eletrônico e dividiu o descarte desse material em quatro linhas:

  • A linha marrom, que envolve televisores e monitores;
  • a linha verde, abrangendo os equipamentos de informática (computadores e celulares);
  • a linha branca para os eletrodomésticos grandes, que pode ser entendido como geladeiras e refrigeradores, e;
  • a linha azul, que direciona para os eletrodomésticos de pequeno porte como batedeiras e liquidificadores.

Entretanto, “o acordo setorial existe apenas para a linha verde, que é encabeçado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Aninee) e que tem dado bons resultados no País”, como bem analisa a professora Tereza C. Carvalho em uma matéria do jornal da USP. (2)

  1. Cidade de Volta Redonda e região

A cidade de Volta Redonda é localizada no sul do estado do Rio de Janeiro e, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a cidade tem uma população de 274.925 sendo a maior cidade do sul do estado. (3) A região do sul do estado do Rio de Janeiro se destaca pelas indústrias nos segmentos de siderurgia, montadoras de carros e caminhões bem como todo cinturão automobilístico, produtos químicos, montadoras de computadores além do segmento de bebidas e alimentos. Todos atraídos pela proximidade de acesso ao triângulo Rio-Minas-São Paulo.

A prefeitura da cidade de Volta Redonda em parceria com o Rotary possui um projeto denominado “Descarte Solidário de Resíduos Elétricos e Eletrônicos” que acontece sempre em um intervalo de seis meses e se destina a descarte de todo resíduo eletrônico, sem distinção. (4)

  1. O projeto

Entretanto, para auxiliar as empresas e as prefeituras da região no atendimento à lei 12.305/2010, a proposta do projeto ELETRÔNICO VERDE VR é criar um sistema coletivo para garantir a logística reversa do lixo eletroeletrônico da linha verde da cidade de Volta Redonda e região de forma mais eficiente e econômica atendendo a uma gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (196.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com