TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrologia do estado de sao Paulo

Por:   •  1/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 11

CBH do Tietê Jacareí

A Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacareí teve seu Comitê criado em novembro de 1995 e oficialmente instalada aproximadamente um ano depois. A Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré esta localizada no centro do Estado de São Paulo e engloba três rios principais, o Rio Tietê, o Rio Jacaré-Guaçu e o Rio Jacaré Pepira. Três reservatórios também pertencem a essa unidade, são estes Bariri, Ibitinga e UHE Carlos Botelho (Lobo).

Nos seus 34 municípios de abrangência, com aproximadamente 3,6% dos habitantes do Estado e uma área de drenagem de 11.779 km2, as principais atividades econômicas estão ligadas a indústria agrícola (açúcar, álcool, processamento de cítricos) com exceção dos maiores municípios que se utilizam das águas da Tietê-Jacaré para outros setores da indústria como papel, bebidas, calçados e metal mecânica.

  • Área de drenagem: 11.779 km²

  • População: 1.462.855 habitantes
  • Principais rios: Tietê, Jacaré-Guaçu e Jacaré-Pepira.
  • Reservatórios: Bariri, Ibitinga e Lobo.
  • Vegetação remanescente: Apresenta 1.106 km² de vegetação natural remanescente que ocupa, aproximadamente, 9% da área da UGRHI. As categorias de maior ocorrência são a Floresta Estacional Semidecidual e a Savana.
  • Municípios: Agudos, Araraquara, Arealva, Areiópolis, Bariri, Barra Bonita, Bauru, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Boracéia, Borebi, Brotas, Dois Córregos, Dourado, Gavião Peixoto, Iacanga, Ibaté, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itaju, Itapuí, Itirapina, Jaú, Lençóis Paulistas, Macatuba, Mineiros do Tietê, Nova Europa, Pederneiras, Ribeirão Bonito, São Carlos, São Manuel, Tabatinga, Torrinha, Trabiju

Está dividida em 6 Sub-Bacias, são estas as Sub-Bacias: do Rio Jacaré-Guaçu e afluentes do Rio Tietê, do Rio Jacaré-Pepira e afluentes diretos do Rio Tietê, do Rio Jaú, Ribeirão Ave Maria, Ribeirão do Sapé e afluentes diretos do Rio Tietê, do Rio Lençóis, Ribeirão dos Patos e afluentes diretos do Rio Tietê, do Rio Bauru, Ribeirão Grande, Ribeirão Pederneiras e afluentes diretos do Rio Tietê e do Rio Claro, Ribeirão Bonito, Ribeirão de Veado, Ribeirão de Água Limpa e afluentes diretos do Rio Tietê. Possui três sistemas de aquíferos, que em geral, são os mais utilizados para abastecimento público: Bauru, Guarani e Serra Geral.

Segundo o relatório de situação hídrica do CBH-TJ de dezembro de 2014, “a disponibilidade de água per capita apresenta tendência de redução ao longo dos anos, principalmente devido ao crescimento populacional”.

CBH da Baixada Santista

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista foi criado no ano de 1994, e atua em 9 municípios com uma população que varia entre aproximadamente 1.678.513 habitantes (fixa) e cerca de 3.000.00 de pessoas (sazonal). Com uma faixa de 162 km de praias, a CBH-BS está  localizada na região litorânea do Estado. Seus principais rios são os: Rio Cubatão, Rio Quilombo, Rio Mogi, Itapanhaú, Itatinga, Guaratuba, Itanhaém, Branco e Preto.

As principais atividades econômicas referentes a Bacia são o polo petroquímico,  a siderurgia, portuária, o turismo, a construção civil, o comércio e serviços.

  • Área de drenagem: 2.818 km²

  • Linha de Costa: 245,58 km (litoral) e 45,2 km (ilhas costeiras)
  • População: 1.640.524 habitantes
  • Principais rios: Cubatão, Mogi, Quilombo, Jurubatuba, Itapanhaú, Guaratuba, Mambú, Aguapeú, Preto, Guaraú, Branco.
  • Vegetação remanescente: Apresenta 2.213 km² de vegetação natural remanescente que ocupa, aproximadamente, 78,5% da área da UGRHI. As categorias de maior ocorrência são a Floresta Ombrófila Densa e a Formação Arbórea/Arbustiva-Herbácea de Terrenos Marinhos Lodosos.
  • Unidades de Conservação: APA Cananéia-Iguape-Peruíbe, APA Marinha do Litoral Centro, ARIE da Ilha do Ameixal, ARIE Ilha Queimada Pequena e Queimada Grande, EE Banhados do Iguape, EE Tupiniquins, EE de Juréia-Itatins, PE Marinho da Laje de Santos, PE da Serra do Mar, PE Xixová-Japuí, PE do Itinguçu, RDS da Barra do Una, RPPN Carbocloro, RPPN Tijucopava, RPPN Ecofuturo, RPPN Marina do Conde e RVS das Ilhas do Abrigo e Guararitama.
  • Municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Vicente

CBH do Ribeira de Iguape e Litoral Sul

        A Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos No11, localiza-se ao sul do Estado de São Paulo e é composta por vinte e oito municípios. Seus principais rios são os rios: Juquiá, Ribeira, Ribeira de Iguape, São Lourenço, Jacupiranga, Pardo, una da Aldeia e Itariri. Encontram-se na Bacia os reservatórios do Alecrim, Barra, França Porto Raso, Salto de Iporanga e Serraria.

        A CBH-RB tem uma área de drenagem de 17.078,30 km2, compreendendo não só a Bacia do Rio Ribeira de Iguape como também algumas outras que desaguam no Oceano Atlântico. A área total, incluindo a porção paranaense, é de 25.681 km2. A UGRHI 11 limita-se a sudoeste com o Estado do Paraná, a leste com o Oceano Atlântico, a Nordeste com as UGRHIs 6 e 7, do Alto Tietê e Baixada Santista, respectivamente, e a Norte com as UGRHIs 10, do Sorocaba e Médio Tietê e 14, do Alto Paranapanema.

  • Área de drenagem: 17.068 km²
  • Linha de Costa: 158,05 km (litoral) e 11,45 km (ilhas costeiras)
  • População: 364.369 habitantes
  • Principais rios: Ribeira (na sua parte inferior denominado Ribeira de Iguape) e seus afluentes Açungui, Capivari, Pardo, Turvo, Juquiá, São Lourenço, Jacupiranga, Itapirapuã, Una da Aldeia e Itariri.
  • Reservatórios: Alecrim, Barra, França, Porto Raso, Salto de Iporanga, Catas Altas e Serraria.
  • Vegetação remanescente: Apresenta 12.256 km² de vegetação natural remanescente que ocupa, aproximadamente, 72%% da área da UGRHI. As principais categorias são a Floresta Ombrófila Densa e a Formação Arbórea/Arbustiva em Região de Várzea.
  • Municípios: Apiaí, Barra do Chapéu, Barra do Turvo, Cajatí, Cananéia, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Iporanga, Itaóca, Itapirapuã Paulista, Itarirí, Jacupiranga, Juquiá, Juquitiba, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Registro, Ribeira, São Lourenço da Serra, Sete Barras, Tapiraí

Das principais atividades econômicas destacam-se o setor de serviços e a agropecuária composta por banana, chá, plantas ornamentais, bubalinos e bovinos. Seguido de mineração e industrias relacionadas a construção civil (areia, cimento, cal e brita). Para os municípios litorâneos existe ainda a pesca e o turismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (190.4 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com