TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Higiene do Trabalho - controle de ruido

Por:   •  23/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 2

HIGIENE DO TRABALHO

Considere a seguinte situação: Pequena estamparia de peças mecânicas tem em sua área produtiva 04 (quatro) prensas hidráulicas. Foi realizada a medição de ruído no setor com um dosímetro de ruído resultando em um valor para 8 horas de 86 dB (acima do limite de tolerância de 85dB). Os operadores das prensas utilizavam abafadores de ruído tipo plug que chegavam à amortizar 10% do ruído.

Baseado no exposto, redija uma dissertação abordando os seguintes aspectos:

a.) Possíveis medidas à serem tomadas para redução de ruído na fonte.

b.) Possíveis medidas de proteção para redução do ruído no meio.

c.) Medidas de proteção individual para redução do ruído no homem.

O controle de ruído pode ser feito de 3 diferentes formas: Na fonte, no meio e no homem.

Controlar o ruído na fonte sem dúvida é a maneira mais eficaz e recomendada, contudo, precisa ser sempre avaliada a viabilidade técnica para essas medidas.

Possíveis medidas a serem tomadas na fonte seriam, o reforço na fixação para evitar vibrações, a instalação de abafadores e revestimentos de borracha para absorção de choques e em casos mais extremos a troca do equipamento por uma versão mais silenciosa.

A aplicação de medidas de controle no meio, tem a finalidade de evitar a transmissão do som para outros ambientes e evitar sua reflexão.

Assim sendo, o controle no meio pode ser alcançado com o isolamento do som ou por meio de sua absorção antes de sua chegada até os trabalhadores.

Uma solução pratica para o caso em estudo seria enclausurar através de cabinas acústicas, os equipamentos com ruído excessivo. Outra solução seria a construção de barreiras separando a fonte do ruído como paredes de isolamento e de absorção.

As medidas de controle no homem (no trabalhador) devem ser usadas quando as medidas e controle na fonte e no meio não forem suficientes para resolver o problema e podem ser reduzindo o tempo de exposição do trabalhador àquela fonte de ruído com através do uso de EPI.

No caso em tela, já é utilizado o protetor auricular tipo plug como uma medida protetiva, assim sendo, o que poderia ser feito é ou reduzir o tempo de exposição dos trabalhadores ou alterar o tipo de protetor auricular para algum com maior poder de amortização, como é o caso do protetor auricular tipo concha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (26.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com